7 práticas que atrapalham sua automação de e-mails
Com uma rotina tão atribulada e cheia de compromissos nas agências e setores de marketing, a automação de e-mails deixou de ser um luxo, para se tornar uma necessidade. Porém, você conhece as práticas que podem atrapalhar sua automação de e-mails?
Pensando nisso, selecionamos 7 práticas que podem atrapalhar sua automação de e-mails.
E mais, podem ainda fazer seu conteúdo tão estudado e feito com carinho cair na caixa de spam e nem ser visto pelo lead.
Vale lembrar também que algumas dessas práticas além de não recomendadas, ainda podem infringir leis e causar problemas mais sérios para o setor jurídico das empresas.
Então, se você ainda não está totalmente inserido nesse universo da automação de e-mails, confira essas práticas que podem estar prejudicando sua entrega.
Você vai ler neste post
O que é automação de e-mails?
Antes de falarmos sobre as práticas que podem atrapalhar a automação de e-mails, vale relembrar o que é esse processo.
Basicamente a automação de e-mails é quando você cria um processo automatizado de disparo de e-mails, que é acionado conforme determinada ação.
Como por exemplo:
Quando você realiza uma compra em um site e logo em seguida, recebe um e-mail confirmando essa compra. Essa mensagem, com certeza, foi disparada através de uma automação pré-programada.
Isso é apenas um exemplo de programação que pode ser feita através da automação de e-mails. Mas como você pode perceber existe uma infinidade de opções que podem ser programadas. Desde um e-mail de boas vindas até uma mensagem pré-programada para datas e ações promocionais.
Práticas que podem atrapalhar sua automação de e-mails
Agora que você já relembrou ou se familiarizou com o termo. Vamos para as práticas que podem atrapalhar sua automação de e-mails.
Lembramos que essas práticas podem te ajudar na criação de um e-mail marketing, mesmo não sendo parte de uma automação.
1 – Nunca compre listas
Sempre crie a sua própria lista de leads. Você não sabe se os e-mails são verdadeiros e as pessoas que estão ali não te conhecem.
Disparar e-mails para listas compradas, além de ser uma péssima prática, só prejudica a entregabilidade dos e-mails e sua reputação.
Vale ressaltar que agora com a Lei Geral da Proteção de Dados, – a famosa LGPD -, a pessoa não se dará bem caso use listas compradas. Podendo ser punido com multas que chegam a 2% do faturamento anual, ao teto de R$50 milhões.
Ou seja, não vale a pena. Você não tem uma conexão genuína com o lead e ainda por cima, pode doer muito no bolso.
2 – Não utilize e-mails de domínio público
O que recomendamos é sempre fazer seu e-mail marketing utilizando e-mails de domínio próprio. E não públicos, como Hotmail e Gmail.
Mais do que aumentar sua credibilidade como empresa, afinal, seu e-mail vai contar com um domínio próprio e isso transmite mais profissionalismo, quando você tem um domínio próprio, isso aumenta as chances de cair na caixa de entrada do e-mail do lead.
Para isso acontecer você precisa configurar as informações do DNS na plataforma de disparo do e-mail.
3 – Não ter comunicação segmentada
Sempre saiba com quem quer conversar, defina público-alvo e persona antes de começar a planejar e escrever qualquer coisa.
Humor é bem-vindo, não precisa ter uma comunicação super formal, a não ser que seja o objetivo.
Aliás, se você ainda não sabe quem é seu público-alvo e a persona ideal, volte já para esse passo. Todo seu conteúdo, tanto de e-mail, quanto de redes sociais, blog, anúncios, devem ser planejados e estruturados pensando em quem você quer de fato impactar.
Enfim, qualquer material que você criar na estratégia de marketing e comunicação, será direcionado pelos gostos e interesses do seu público.
4 – Não desenhar a estratégia antes de começar a criar a automação
Nós sabemos que a vontade de colocar a mão na massa ou a necessidade de fazer o e-mail rodar algumas vezes é maior do que o tempo para se planejar.
Porém esse é um erro de muitos, não desenhar como será a jornada do lead pelas páginas, e-mails, toda a estratégia…
E isso pode gerar muitos problemas no caminho, como você pode conferir a seguir:
– Mensagens e ativações que não estão interligadas corretamente, etapas para criar ou configurar do que você imaginava no início.
– Não utilizar tão bem a estratégia de segmentação, sem aproveitar do poder dos gatilhos de e-mail, que movem os leads de acordo com suas ações. E links inteligentes, que vão ajudar a colocar na comunicação certa, o lead certo, tendo muito mais chances de venda.
5 – Usar muitas imagens
O design importa, mas não precisa de imagens por todo e-mail, ele pode ser personalizado de outras maneiras também.
O importante é manter um padrão na identidade visual da comunicação. De preferência com cores da marca, para que ao abrirem o e-mail, já saibam que é seu. Ou vai dizer que se você vê o roxinho da Nubank, já não sabe que é deles?
Mas com imagens é preciso ter cuidado. Elas precisam ser adaptadas para o e-mail, sendo um arquivo o mais leve possível.
Os filtros de spam dos emails não gostam nada quando tem muitas imagens. Se forem arquivos pesados então, há muito mais chances do e-mail ir direito para a caixa de spam.
Vale lembrar que é possível configurar o email com um texto explicativo, caso as imagens não abram.
É importante pensar nessa possibilidade. Tanto para o caso do provedor de e-mail não abrir as imagens automaticamente. Quanto para o caso da acessibilidade do lead.
6 – Frequência de e-mails enviados
Além de sempre estar analisando a sequência de e-mails e melhorando de acordo com as métricas que for tendo, tenha cuidado com a frequência dos envios.
Ninguém gosta de receber muitos e-mails, não é mesmo? Por isso, sempre pense bem na hora de montar a estratégia. Busque que sua comunicação seja interessante, persuasiva e transformadora, porém com cautela.
Se você enviar muitos e-mails os provedores podem te considerar um spammer. Além do risco dos próprios usuários denunciarem seu conteúdo.
Mais um ponto importante e obrigatório: sempre inclua a opção de descadastro no e-mail marketing.
Essa é uma das obrigatoriedades da Lei Geral da Proteção de Dados, a LGPD. Além de dar a liberdade para o usuário continuar recebendo suas mensagens ou não.
7 – Testar os e-mails antes de enviá-los
Um erro muito comum e que pode atrapalhar toda sua automação é não testar sua sequência e comunicação antes de começar a enviá-la.
Por isso teste tudo, cadastre-se como lead e siga todo fluxo, confira mais de uma vez os textos, links dos e-mails, aplicação de tags, movimentação de gatilhos após determinada ação em um e-mail, enfim, teste tudo.
Quanto mais testes, menos surpresas desagradáveis e problemáticas você terá.
Vantagens da automação de e-mails
Agora que você já conferiu quais são as práticas não recomendadas na automação de e-mails, vale destacar as vantagens em implementar essa funcionalidade no seu dia a dia.
Produtividade
Imagine a seguinte situação, depois de muito trabalho, você conseguiu uma base de leads completa, com milhares de contatos em potencial.
Mas, você precisa enviar manualmente, um por um, a mensagem de boas-vindas a seu negócio ou agência. Já imaginou o tempo que vai utilizar para realizar essa ação?
Com uma ferramenta de automação de e-mails em poucos minutos você entra em contato com essa base.
Só por esse exemplo, você já pode comprovar que uma ferramenta de automação de e-mails aumenta a produtividade da sua equipe.
Integração de equipes
Quantas vezes você não perdeu um lead em potencial simplesmente por ele se perder entre os departamentos de marketing e vendas?
Com a automação de e-mails é possível criar otimizações que identificam os leads no final do funil de vendas e já encaminhar para o departamento responsável pelo contato final.
Análise de métricas
As ferramentas de automação de e-mails geram relatórios precisos com as principais métricas do e-mail, como taxa de entrega, de abertura, de cliques.
Assim, você consegue identificar quais são os conteúdos que geram mais retorno para você. Quais e-mails podem ser aprimorados, quais títulos geram mais engajamento.
Mais do que apenas disparar e-mails é importante realizar essa análise pós-envio para entender o que seu público busca e prefere.
Relacionamento com o cliente
O e-mail marketing é uma importante ferramenta de fidelização e relacionamento com o cliente.
Uma pesquisa realizada pela Marketing Sherpa 72% dos usuários escolhem o e-mail, como o melhor canal para receber comunicações de empresas.
Eles estão mais receptivos no e-mail, escolhem qual é o melhor momento para ler esse conteúdo, além de você conseguir total atenção do leitor, sem precisar disputar a leitura com outros conteúdos.
Além disso, com a automação de e-mails você cria um caminho específico para o gosto, interesse e etapa de funil de cada lead.
Então as chances dele receber um e-mail que realmente o interesse são enormes. Lead interessado, igual a conversões mais altas. No final, todos ficam felizes nessa equação.
Qualidade e otimização do trabalho da equipe
Sabemos que normalmente você não conta com uma equipe enorme de pessoas no marketing, isso quando não é você quem faz todos os processos, se dividindo entre outras tarefas.
Então, por que perder tempo enviando e-mails, separando leads e fazendo relatórios manualmente, quando você pode utilizar uma ferramenta que automatiza esses processos?
Com certeza você vai poder direcionar seu tempo para outras tarefas que realmente precisam da sua atenção.
Como fazer a automação de e-mails
Esperamos que depois dessas explicações você tenha compreendido o quanto uma ferramenta de automação de disparos de e-mail pode deixar sua rotina mais eficiente e produtiva.
Mas com certeza você deve estar pensando agora: ok, eu quero fazer esse processo no meu dia a dia, mas como vou aplicá-lo?
Para realizar a automação de e-mails é necessário contratar uma ferramenta específica para isso. Só assim, você vai conseguir fazer toda a automação do processo, criar disparos automáticos, deixar salvos modelos de e-mails, analisar métricas através de relatórios além de outras vantagens e benefícios.
Vantagens em contratar uma ferramenta de automação de e-mails
Já falamos brevemente sobre as vantagens em contar com uma ferramenta de automação de e-mails. Porém, vale destacar esses fatores, principalmente para você analisar se a ferramenta que você está pesquisando atende esses requisitos:
- Contar com o atendimento e suporte da equipe para configuração do e-mail e demais dúvidas que surgirem pelo caminho.
- Contar com um domínio aceito pelos provedores de e-mail e não correr o risco do e-mail cair no spam por esse motivo.
- Criar estruturas completas de disparos de e-mail, conforme os comandos previamente programados.
- Ter acesso a relatórios de desempenho e métricas dos e-mails disparados.
- Criar listas de contatos segmentadas conforme o público que deseja atingir.
- Criar listas de leads conforme a etapa do funil de vendas.
- Algumas ferramentas contam com funções além da criação de e-mails, como também criação de landing pages e páginas de captura de leads.
Qual ferramenta contratar?
Existem várias opções de ferramentas no mercado, desde opções mais básicas, gratuitas, até ferramentas completas e com pacotes pagos.
Alguns pontos que precisam ser analisados antes de contratar uma ferramenta de disparo de e-mails são:
- Custo x benefício, existem opções gratuitas no mercado, porém, são básicas e podem não atender todas as necessidades do seu dia a dia, ou as necessidades do cliente.
- Não possuem suporte em português, esse é um ponto crucial se você pretende utilizar uma ferramenta de automação. Ela precisa oferecer um suporte para você, de preferência em português, afinal, imagina precisar entender termos técnicos em outra língua.
- Oferecer funcionalidades além do e-mail, o processo de criação de campanhas de disparo de e-mails vai muito além do envio da mensagem. Por isso, existem ferramentas que centralizam diversos serviços na plataforma. Com criação de e-mails, landing pages, disparos de SMS e até serviços de CRM.
Nossa indicação é pesquisar todas as opções disponíveis e encontrar a ferramenta que melhor se encaixa às suas necessidades de curto e longo prazo.
Para concluir, esperamos que esse artigo auxilie seu dia a dia, que você consiga identificar quais pontos precisam de melhorias nas suas campanhas.
Quais realmente não são boas práticas, que podem prejudicar não só as métricas do e-mail, mas também prejudicar a reputação da sua empresa.
E claro, esperamos que a próxima campanha de e-mail marketing seja mais eficiente e com altas taxas de conversão!
Esse conteúdo foi escrito pela empresa Lead Lovers.
- Por Autor Convidado em 14/10/2021
- Categoria: Gestão