Aprenda a analisar dados em 6 passos
Desenvolver a estratégia de analisar dados pode levar sua empresa para outro patamar. Isso porque organizações orientadas por dados têm 23 vezes mais probabilidade de adquirir clientes, 6 vezes mais chance de reter clientes e 19 vezes mais probabilidade de serem lucrativas.
Além disso, o ROI médio para empresas que usam análise de dados para gerar inteligência de negócios é de 1.300%.
A questão é: como aprender a analisar os dados e usá-los com maestria, para extrair insights relevantes e aprimorar a estratégia do negócio?
Neste artigo, fornecemos um guia prático em 6 passos para analisar dados de forma eficiente e eficaz. Continue a leitura e descubra como tomar decisões mais assertivas e impulsionar seus resultados com a análise de dados.
O que é análise de dados?
Em essência, é o processo de examinar, limpar, transformar e interpretar dados para trabalhar com informações úteis, inferir conclusões e dar suporte à tomada de decisões.
O processo é como montar um quebra-cabeça de dados do seu negócio. O segredo é peneirar as informações, organizá-las e então dar sentido ao que elas realmente dizem sobre o negócio.
Afinal, por que analisar dados é tão importante?
É o processo que permite ao gestor deixar o achismo e o jogo de adivinhação no passado. Agora, você e sua equipe tomam decisões apoiadas por dados reais.
A seguir, listamos algumas razões concretas que justificam a importância da análise de dados para o sucesso empresarial.
Melhora a experiência do cliente
Ao entender o comportamento e as necessidades dos clientes por meio de dados, as empresas podem oferecer um suporte melhor e mais personalizado.
Por exemplo, se os dados de um varejista on-line mostram que um cliente compra frequentemente equipamentos esportivos, a loja pode personalizar seus e-mails para destacar novos produtos relacionados a esportes, vendas naquela categoria de produto ou até mesmo incluir mais conteúdo relacionado a esportes.
Aprimora o processo de tomada de decisão
Quando o gestor e sua equipe focam em aprender a analisar dados, eles obtêm uma visão geral abrangente do negócio, aprimorando a tomada de decisões com insights sobre o que está funcionando, riscos potenciais e áreas para melhoria.
A agência pode, por exemplo, analisar taxas de engajamento em mídias sociais de um cliente, para identificar seus produtos ou serviços mais populares. Tais informações irão atualizar e direcionar a estratégia de marketing. O cliente pode, inclusive, criar promoções para aqueles itens específicos de alta demanda.
Fornece insights sobre o comportamento do cliente
Analisar dados ajuda a prever o comportamento do cliente, permitindo que as empresas respondam ou se adaptem rapidamente às suas necessidades.
Por meio da análise de dados é possível identificar quais produtos são frequentemente comprados juntos. Ao mapear esse e outros padrões nas preferências do cliente e hábitos de compra, as marcas podem criar campanhas de marketing direcionadas, agrupar esses produtos para promoções ou até mesmo ajustar sua estratégia de desenvolvimento de produtos.
Os 6 passos para analisar dados
Agora que você entende melhor o que é análise de dados e por que ela é importante, vamos ver como analisar seus dados.
Passo 1: Defina um problema
Primeiro, você deve saber o que quer realizar ou qual problema quer resolver. Com isso em mente, é possível definir quais dados rastrear e como precisa analisá-los.
Nesta fase, não tem problema ser genérico, mas seu problema deve ter um KPI anexado a ele. Pode ser leads, reconhecimento de marca, vendas, taxas de conversão ou ROI.
Suponhamos que a agência tem o desafio de analisar os dados do site de um cliente, que está com desempenho abaixo do esperado. O objetivo é gerar mais leads a partir dele.
Passo 2: Defina metas baseadas em dados
Com seu problema e objetivo definidos, uma meta mensurável ajudará você a determinar se está se movendo na direção certa. Tenha em mente que para analisar dados no marketing é importante considerar as metas e benchmarks.
Para ajustar suas metas adequadamente, determine o nível de desempenho que o time deve alcançar. Sabendo que o objetivo é aumentar o número de leads do site do cliente e a landing page gera 15 mil visitantes mensais e 150 leads, com uma taxa de conversão de leads de 1%, você decide que melhorar as conversões de leads faz mais sentido do que melhorar o tráfego.
Anteriormente, você dobrou as taxas de conversão em páginas semelhantes simplesmente otimizando a velocidade de carregamento da página, no entanto, nenhuma landing page tem uma taxa de conversão maior que 5%. A partir disso, você determina quantos leads precisará para atingir uma meta desafiadora.
Passo 3: Colete os dados
O próximo passo é coletar seus dados de todas as fontes relevantes, como sistemas internos, CRM e software de gestão, e fontes externas, como pesquisa de mercado ou análise de mídia social. Para analisar dados de maneira assertiva, o ideal é coletar dados quantitativos e qualitativos.
Dados quantitativos: são numéricos e podem ser medidos, fornecem métricas objetivas, como números de vendas ou estatísticas de tráfego do site.
Dados qualitativos: são descritivos e subjetivos, oferecendo insights mais profundos em áreas como sentimento do cliente, preferências e motivações. Geralmente, são obtidos por meio de pesquisas, entrevistas ou análises de mídia social.
A combinação desses dois tipos de dados fornece uma visão mais holística do cenário do seu negócio e permite uma análise mais rica, ajudando a entender não apenas o “o quê”, mas também o “porquê” dos seus dados.
Passo 4: Limpe os dados
Depois de reunir seus dados, você precisa dedicar tempo para limpá-los para garantir que está baseando suas decisões nas informações corretas.
Para tanto, considere incluir o seguinte:
Corrija erros: procure imprecisões ou inconsistências nos dados e corrija-as. Isso pode envolver a correção de erros de digitação ou a padronização de formatos de dados, como data, hora, moeda ou porcentagens.
Remova dados duplicados: eles podem distorcer os resultados, portanto, tenha muito cuidado ao copiar e colar seus dados em uma planilha manualmente.
Filtre dados irrelevantes: considere excluir linhas ou colunas desnecessárias que não agregam valor ou são irrelevantes para seus objetivos.
Lide com valores ausentes: identifique e resolva quaisquer informações ausentes, seja preenchendo lacunas ou removendo registros incompletos.
Passo 5 – Use diferentes metodologias para analisar os dados
Após definir suas metas e preparar seus dados, é hora de analisar os indicadores obtidos, usando diferentes métodos para descobrir insights ocultos. A seguir, listamos alguns dos métodos mais comuns para analisar os dados:
Análise de texto
Também conhecida como mineração de texto, é o processo de extrair informações e insights valiosos de dados textuais. Envolve analisar o texto para entender o significado, sentimento ou padrões. Essa técnica pode ser usada para extrair informações significativas, como entender o feedback do cliente, comentários de mídia social ou avaliações de produtos.
A análise de texto permite, por exemplo, classificar milhares de avaliações de clientes para avaliar o sentimento geral sobre seu produto ou serviço.
Análise estatística
Consiste em usar técnicas matemáticas e estatísticas para interpretar dados e identificar tendências, padrões e relacionamentos. É essencial para tomar decisões informadas com base em evidências empíricas, usadas para tarefas como pesquisa de mercado, controle de qualidade e previsão de tendências futuras.
A análise estatística permite avaliar dados de vendas para identificar os produtos mais populares. De outro modo, ajuda a entender como diferentes fatores, como gastos com marketing, influenciam as vendas. Essa análise ajuda a tomar decisões baseadas em dados, reduzindo a incerteza e otimizando estratégias de negócios.
Análise diagnóstica
Este tipo de análise se refere ao processo de examinar dados para entender as causas e razões por trás de tendências, padrões ou anomalias específicas. Se uma empresa notar uma queda repentina no tráfego do site ou nas vendas, a análise diagnóstica pode ser usada para investigar as razões subjacentes.
A partir daí, o gestor pode conduzir mudanças nas estratégias de marketing, examinar condições externas de mercado ou explorar mudanças no comportamento do cliente. O objetivo é identificar os fatores que contribuem para um resultado específico, consolidando estratégias e soluções mais eficazes.
Análise preditiva
A abordagem usa dados históricos, algoritmos estatísticos e técnicas de aprendizado de máquina para prever resultados futuros. O objetivo é analisar dados, tendências e padrões passados para prever eventos futuros, ajudando as empresas a antecipar mudanças de mercado, comportamentos de clientes ou riscos potenciais.
Análise prescritiva
Essa é uma maneira de analisar os dados que vai além da previsão de tendências futuras, recomendando ações específicas. Ela combina insights de várias formas de análise (descritiva, diagnóstica, preditiva), aplicando-os à tomada de decisões.
Na prática, a análise prescritiva pode analisar dados de clientes, tendências de mercado e processos internos para prever resultados e sugerir o melhor caminho.
Ao analisar os dados com essa abordagem, o gestor acessa recomendações acionáveis, que orientam tomadas de decisões mais informadas e baseadas em dados.
Passo 6: Tomada de decisões
Analisar os dados internos e de mercado pode impulsionar o crescimento do seu negócio. Mas os dados por si só são insuficientes.
É essencial que você, gestor, e sua equipe saibam transformar esses insights em ações por meio de sua estratégia de marketing mais ampla.
Após analisar os dados, revisite e melhore sua estratégia de marketing, considerando algumas melhorias importantes:
- Elaboração de mensagens de marca e tom de voz
- Seleção dos canais e táticas de marketing corretos para atingir seu público-alvo
- Definição de um orçamento e distribuição pelos canais e táticas escolhidos com base na prioridade
- Acompanhamento do progresso e otimização contínua da estratégia
O segredo está em aprender a analisar os dados e utilizar os insights para tomar decisões mais assertivas.Quer aprender ainda mais sobre como transformar dados em resultados? Inscreva-se na Opcon e participe de palestras exclusivas com especialistas do mercado de agências!
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03 DE DEZEMBRO
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 22/11/2024
- Categoria: Gestão