Como aperfeiçoar o marketing da sua agência com data-driven

Você sabe o que é ser data-driven? Como essa estratégia pode transformar a sua agência?

Certamente, o futuro das empresas são os dados. Não é mais viável definir estratégias no “chutômetro”: é preciso analisar detalhadamente os resultados de suas ações. Com a análise de dados, o objetivo é ter bons fundamentos para delimitar e aperfeiçoar os seus métodos.

Com o papel central que o marketing digital vem tomando, surgem várias tecnologias que  ajudam as agências a extrair e visualizar dados sobre seu desempenho em mídias online e offline. Isso se aplica também às estratégias de vendas, relacionamento com o cliente e até mesmo o atendimento telefônico. Portanto, quer saber como o universo data-driven vai transformar a sua agência? Continue na leitura!

#1 O que é data-driven marketing

Data – driven marketing é, como o nome diz, o marketing orientado por dados. É uma prática que está se tornando cada vez mais conhecida e utilizada amplamente no mundo das empresas em geral e também das agências. 

O objetivo de ser data-driven é tomar decisões bem fundamentadas, e, consequentemente, mais certeiras. Aliás, as estratégias de marketing definidas pelo gestor de marketing podem ser muito mais eficientes quando definidas de acordo com os dados visualizados.

Qual estratégia funciona melhor? Quais campanhas estão trazendo mais clientes? Os clientes estão satisfeitos com o serviço prestado? O que pode ser melhorado nos anúncios?

Essas são algumas perguntas que, com o marketing data-driven, você pode responder. A extração de dados tem como consequência a visualização, quantitativa e qualitativa, da eficiência das suas ações. Com isso, podem ser revistas as estratégias para que essas ações sejam cada vez mais certeiras. Ou seja, essa é a grande vantagem de ser data-driven.

Mas afinal, por que ter um marketing data-driven na sua agência?

#2 Marketing data-driven para agências

São muitas as métricas que podem ser observadas para encontrar a melhor forma de agir. Dentro de uma agência, uma das informações mais importantes a ser obtida é o perfil e a qualidade dos leads que estão chegando, por formulário ou por telefone. Ou seja, isso pode ser visualizado, por exemplo, através de um CRM. É uma das tecnologias que ajuda a visualizar os dados sobre seus clientes e direcionar ações corretamente para os leads e prospects.

Por outro lado, os dados quantitativos também são importantes para um marketing eficiente. Entender o engajamento do público-alvo com as mídias online é um bom exemplo para isso. Para a divulgação em Google Ads, por exemplo, é fundamental visualizar os relatórios sobre os anúncios, as palavras-chave que mais geram cliques. Portanto, todos esses dados precisam ser pensados de forma inteligente.

Por exemplo, se um anúncio têm muitas impressões, mas traz leads desqualificados, talvez seja hora de repensar a abordagem. Ou seja, é esse o caminho do pensamento data-driven: integrar dados para compreender as melhores táticas de venda. 

A obtenção e a análise dos dados é um caminho fundamental e já conhecido para o sucesso de marketing das agências. Porém, nem todos os dados são facilmente visualizáveis, assim como existem muitos dados que passam em branco. Muitas agências não possuem ferramentas de extração, armazenamento e, principalmente, análise de dados, o que causa uma grande perda de informações.

#3 Como a sua agência pode se tornar data-driven

Afinal, que medidas o marketing da sua agência pode tomar para se tornar data-driven?

Como comentamos, um passo fundamental é extrair os dados das ferramentas que já proporcionam um entendimento sobre o retorno das suas ações, como o Google Ads e o Google Analytics. Porém, as tecnologias disponíveis no mercado permitem que esses dados sejam ainda mais completos, integrando-os com outras informações.

Para te ajudar a entender a estratégia data-driven, aqui vão 3 dicas para ter um marketing orientado por dados na sua agência:

1 – Estude e implante ferramentas de extração e análise de dados

Há muitas ferramentas disponíveis que ajudam na extração e análise de dados, com objetivo de tornar as empresas data-driven.

Para as agências, há diversas possibilidades para dar início a essa estratégia. Há consultorias, treinamentos, e, principalmente, tecnologias que ajudam a visualizar e extrair o máximo possível de dados das suas ações. 

Uma boa dica é buscar soluções que integrem os dados e possibilitem visualizá-los em conjunto, tendo uma orientação mais consistente para as ações.

2 –  Mensure as ligações que a sua agência recebe

As estratégias de divulgação em mídias online e offline geram ligações para a sua agência. Você também mensura essas ligações?

As chamadas telefônicas representam uma grande fonte de dados para a sua agência. São através delas que chegam muitos leads quentes. Porém, por não ser um contato online, como formulários, pode haver uma dificuldade em mensurar as ligações que as campanhas geram.

Para isso, uma ferramenta de Call Tracking será de grande ajuda. A tecnologia funciona através da atribuição de números máscara às diferentes campanhas de divulgação da sua agência. Com isso, o sistema processa as ligações recebidas e informa qual campanha está gerando mais ligações, e, você pode direcionar o investimento eficientemente de acordo com as informações obtidas.

3 –  Viva o mindset data-driven no dia a dia

Uma vez que a sua agência tenha compreendido a eficiência dessa estratégia e decida adotá-la, é muito importante ter a mentalidade data- driven bem estabelecida. Todos os gestores, vendedores, analistas e profissionais de marketing precisam ter em mente que: ações podem ser melhor planejadas com uso dos dados.

E mais ainda: conforme a agência evolua nas suas ações, os profissionais poderão perceber os resultados até que as estratégias fiquem cada vez mais consistentes. Ou seja, o objetivo é diminuir a margem de erro das ações, até que se aperfeiçoem cada vez mais os processos de definição destas.

Enfim, mensurando e analisando resultados com ajuda das tecnologias disponíveis, uma agência se torna expert nas estratégias de marketing. E a sua agência, está pronta para dar esse passo? Então não aja mais no “chutômetro”: extraia dados, mensure resultados, analise métricas e faça da sua agência um destaque no mercado.

Este post foi escrito pela PhoneTrack, empresa de serviços de call tracking e inteligência artificial aplicada à voz.