Atitudes para melhorar o desempenho no trabalho

Certamente, gostar de trabalhar é uma coisa, gostar do trabalho que faz é outra. Por isso, vamos devagar para entender como suas emoções e atitudes para melhorar o desempenho no trabalho. Há dois pontos fundamentais:

Primeiramente, vamos ver o que significa desempenho no trabalho.

O que é desempenho no trabalho?

O desempenho no trabalho é o resultado da capacidade de um profissional executar uma atividade, para ele poder fazer isso, faz-se necessário determinado esforço. Geralmente, um bom profissional é aquele que domina competências técnicas e comportamentais para atender às expectativas da empresa em que trabalha.

1. Gostar de trabalhar

Antes de qualquer coisa, trabalhar precisa ser uma atividade que te faça sentir bem. Você precisa gostar de trabalhar, de fazer algo, de ocupar-se, sentir-se útil para poder melhorar seu desempenho no trabalho. No mundo atual, ninguém vive bem sem absolutamente nada para fazer. Ou seja, sem trabalhar em uma empresa, em alguma atividade social, em casa, por conta própria, de forma remunerada ou não. Fique dias, semanas ou meses sem absolutamente nada para fazer. Não tem jeito, em pouco tempo você vai arrumar algo. Nascemos para estar em movimento, ativos, em ação e ninguém está falando que isso seja necessário acontecer o tempo todo.

2. Gostar do trabalho que faz

O mundo ideal seria um lugar onde todos gostassem de fazer o que fazem, mas nem sempre é assim. E também não será assim o tempo todo. Certamente você pode até gostar do que faz, mas precisa executar atividades que pouco lhe apetecem. Normal! Além disso, o que não podemos deixar de fazer é cultivar atitudes que conduzam a um caminho melhor.

ATITUDES PARA MELHORAR O DESEMPENHO NO TRABALHO

Conversamos com os nossos colaboradores sobre este assunto para entender que sentimentos e atitudes são cultivados por eles e que contribuem para melhorar o desempenho no trabalho.

  • Energia

Depende também do ambiente, mas não dá pra terceirizar responsabilidades o tempo todo. Claro que a energia pode ser potencializada, considerando sua presença em um ambiente propício, ao redor de pessoas energizadas, mas ela precisa estar dentro de você. Contudo, você precisa ser dono da sua própria energia. Portanto, pratique atividades físicas ao ar livre, faça elogios sinceros, nunca deixe de perceber os detalhes que te fazem feliz.

  • Sentimento de pertencimento

Sentir-se parte de algo o torna automaticamente membro de um grupo. Ou seja, ser atuante é importante para que essa relação seja duradoura e recíproca. Compartilhe ideias e conhecimento, interaja, ensine e aprenda. Além disso, é muito prazeroso quando nos identificamos com algo que faz sentido para a nossa vida. Ou seja, esse sentimento de pertencimento é um elo de ligação importante com aquilo faz sentido para nossas vidas.

  • Gosto em servir

Colaborar é um verbo que pode ser praticado do CEO ao estagiário sem restrições. Alías, em algum momento será necessário e importante estar preparado para servir e aí, as vaidades do ego precisam estar bem treinadas para encarar isso com maturidade. Em organizações, lares e grupos mais evoluídos, a rigidez hierárquica restritiva, que limita a atuação de cada um, é substituída por momentos colaborativos com demonstrações de cooperação e apoio.

Confira os depoimentos dos colaboradores da Operand

Amanda Hass, Customer Success

Em um feedback individual, ela: “Não tenho mais aquela sensação de que acordar cedo todos os dias é um peso”
“Sou uma pessoa que realmente gosta de dormir, mas continuam sendo as pessoas, o ambiente de trabalho e o objetivo comum que todos temos, em fazer tudo melhorar, que me fazem acordar cedo e motivada. Vir trabalhar, saber que vou encontrar pessoas prontas pra ajudar seja lá com o que for, é um grande motivo pra querer vir o quanto antes. Não foi difícil entender tudo o que senti quando comecei a trabalhar aqui. No primeiro dia, fui recebida na porta com um beijo no rosto. Foi surpreendente. Lembrar de todos estes detalhes me enchem de energia.”

Evelyn Cristina, Comercial

Ao ser comunicada sobre a programação de suas férias, ela: “Mas o que eu vou fazer tanto tempo longe daqui?”

“Além do excelente ambiente, sei da confiança que as pessoas ao meu redor têm no meu trabalho, e isso me motiva muito. Todos se respeitam e cooperam um com o outro, isso é algo muito importante para mim, preciso me sentir confortável para que eu possa dar o meu melhor. Sempre vou para casa no fim do dia realizada, com a sensação de ter cumprido mais uma missão. Meu trabalho sempre se renova, diariamente eu adquiro muito conhecimento. Tenho muito orgulho de fazer parte de um time que está em sinergia.”

Otavio Augusto, Desenvolvimento

“Respeito as opiniões dos meus parceiros. Entendo que aqui somos realmente um time. Participar ativamente nos assuntos que envolvem a empresa é gratificante. Tenho a possibilidade de contribuir com ideias para o desenvolvimento do produto, por exemplo. Tudo isso me proporciona aprendizado, liberdade e confiança em desenvolver meu trabalho da melhor forma possível. Conhecimento, amizade, parceria e confiança. O entusiasmo que esse mix de elementos me dá é o melhor combustível para trabalhar aqui e ter prazer no que faço.”

O que contribui para esse sentimento?

Cultive sua energia, fortaleça seus sentimentos de pertencimento e tenha gosto em servir. Essa é a dica da equipe Operand. Atitudes e sentimentos que contribuem muito com seus indicadores de desempenho. Analisar a questão comportamental pode fazer a diferença nas relações de trabalho.

Enfim, aproveite e leia o ebook A busca pelo equilíbrio: Crescimento pessoal e sucesso profissional | 6 características que prejudicam o desempenho dos profissionais de hoje e saiba como melhorar o desempenho no trabalho.

banner_cta_equilibrio_ebook_a_busca_pelo_equilibrio

Sabia que o Operand pode te ajudar a melhorar a gestão de tarefas, projetos e a ter uma visão completa da produtividade do time? Coloque em prática seu planejamento e potencialize seus resultados contratando um sistema integrado de gestão. Clique abaixo e experimente!

Quero receber o contato de um especialista