E se você não investir em um software de gestão?

Se você já pensou em adotar um sistema de gestão, mas teve seu pensamento invadido por um conjunto de perguntas e um sentimento de receio, acredite: certamente é natural. Afinal, o novo sempre assusta. Entretanto, o que você não pode – jamais – é desistir da ideia de investir em um software de gestão, sem antes buscar as respostas certas para todas as perguntas que embaralham sua mente.

Aqui, nós já falamos sobre os impactos positivos da implantação de um software. Além disso, sobre a importância do sistema para manter a equipe integrada. E também a viabilidade financeira e o retorno do investimento e até apresentamos cases de quem está mais do que satisfeito com o software. Portanto, este material já esclarece muitos pontos. Mas, se ainda assim, você ficar receoso para tomar a decisão de investir em um software de gestão, que tal fazer o raciocínio contrário?

Em vez de pensar nas vantagens, visualize os riscos. Riscos estes aos quais sua empresa pode estar exposta se não investir em um software de gestão. A seguir, elencamos alguns.

Riscos de não investir em um software de gestão

1. Gasto demasiado de tempo

Sua equipe tende a encarar, constantemente, maratonas contra relógio e, muitas vezes, dependendo do cenário, pode se dar por vencida. Para cada tarefa ou atividade, comumente, pode se gastar mais tempo que o previsto resultando em demora nas entregas. Ou seja, reuniões improdutivas também levam a equipe a perder o valioso tempo.

2. Baixo desempenho da equipe

Você pode correr o risco de descobrir da pior forma que a performance da sua equipe está muito aquém do ideal. Ou seja, ainda, comprometendo a sua imagem com os clientes. Se ruídos na comunicação são comuns, as informações estão dispersas e há falta de colaboração e integração entre os profissionais, fique alerta. Quando a equipe não está afinada e deixa de responder no prazo previsto, com o padrão de qualidade desejado, a empresa passa a ter mais uma fragilidade.

3. Quanto vale o seu tempo?

Muito possivelmente, se você não tem um sistema de gestão também não terá a resposta para essa pergunta. Sem dados sistematizados e indicadores precisos é impossível mensurar os custos do tempo gasto e avaliar o quanto o negócio é viável financeiramente e o também o quanto o trabalho de cada profissional é compensador. Ou seja, o resultado e o seu custo pagam a entrega do colaborador e os demais recursos? Além disso, não ter condições de buscar essa resposta é arriscado demais.

4. Visão gerencial ampla da organização

Quando a empresa não dispõe de um sistema de gestão, quem está à frente da equipe e da administração tateia para identificar a melhor forma de gerenciar o negócio. Sem embasamento, avaliando o trabalho a partir das informações dispersas de execução e de gestão, o administrador conduz o time e os processos com insegurança. Sem saber ao certo se o caminho escolhido é, de fato, o melhor para chegar aonde quer. A falta de uma visão ampla da organização e, por isso, de uma gestão estratégica pode colocar todo o trabalho desenvolvido em xeque. Ou seja, investir pouco ou, pior, deixar de investir na gestão é um grande risco.

5. Falta de avaliação dos resultados

Sem o registro de tempo dispensado, de performance da equipe, de custo da mão de obra e dos demais recursos e da sistematização de dados de todas as áreas e processos – desde o disparo de orçamentos até a emissão de relatórios – você corre o risco de ficar sem parâmetros para avaliar os resultados conquistados. Estamos bem? Melhoramos nosso desempenho? Temos uma curva de crescimento? O prognóstico mostra que o financeiro está sob controle? Sem um software de gestão torna-se impossível responder estas questões com precisão. Certamente, sem a mensuração de resultados você corre o risco de levar sua empresa a uma situação delicada. E ainda, só mais tarde se dar conta. Ou seja, você pode apontar para o caminho errado ou, ainda, ficar sem norte.

Os riscos que você deve assumir por não investir em um software de gestão na sua empresa são vários. Contudo, se não está disposto a expor você, sua equipe e sua empresa desta forma, é hora de mudança. Busque agora mesmo conhecer melhor a estrutura do Operand e os seus recursos e benefícios. Logo, você vai entender porque a implantação do software é transformadora. Além disso, você não só blinda sua empresa protegendo-a de todos os riscos que elencamos, mas, principalmente, potencializa a sua performance impulsionando seu crescimento.

Aliás, o Operand organiza os processos e atividades, melhora a comunicação e a interação da equipe e registra todos os dados para que você melhore seus resultados. Experimente o Operand gratuitamente. Enfim, com o novo sistema, nascerá também uma nova empresa.