Como aumentar a produtividade do time de desenvolvimento da agência

Os times de construção de sites, criação de softwares e produtos web de uma agência digital são pressionados o tempo todo para gerar mais resultado em menos tempo e com alta qualidade. Por isso, aumentar a produtividade no desenvolvimento web é um dos principais desafios de um gestor de projetos.

Ora, porque o serviço é complexo e exige um alto nível de conhecimento e entrega profissional. Ora, porque nem sempre o ROI de um time web é tão positivo quanto se almeja no início de um projeto.

A necessidade de aumentar essa produtividade e de garantir a sustentabilidade do time é que leva gestores a adotarem soluções que tornem a equipe mais ágil, impulsionando não só a qualidade do que é produzido, como entregando produtos e serviços em tempo hábil para alcançar os resultados que se espera.

Essa também é uma dor sua? Então, este artigo foi produzido para você. Aqui, iremos indicar algumas ferramentas que podem contribuir para acelerar os processos em times de desenvolvimento web. Confira!

Por que focar na produtividade da equipe de desenvolvimento

O ponto central de um time de desenvolvedores é criar produtos com inteligência e sob medida para o negócio de um cliente. Para que isso seja viável, cada vez mais é necessário apostar em infraestrutura que permita desempenho e experiência. 

Por isso que, quanto mais complicados forem os processos do time de desenvolvimento web na agência, menos entregas personalizadas e inteligentes ele irá realizar. E a experiência tende a ser frustrante tanto para o profissional e para o cliente. 

Uma saída para aumentar a produtividade no desenvolvimento web da agência é o uso de ferramentas colaborativas cada vez mais automatizadas. Entenda quais vantagens elas podem agregar para o seu time e seu negócio:

Redução de custo 

Uma vez que você automatiza a maioria dos processos, o tempo de entrega é reduzido e, por consequência, o ROI pode ser proporcional ou mais positivo do que se previa. 

É sempre importante pensar sob esse viés, pois, a redução de custos diz bastante sobre a sustentabilidade financeira de um projeto e ainda de um time de profissionais.

Agilidade na entrega dos projetos

A produtividade está diretamente ligada ao tempo de entrega de um produto. Por isso, a redução no tempo de entrega eleva o nível de satisfação do cliente e também sinaliza o compromisso do time com o crescimento da agência.

Escalabilidade de receita

Já que estamos falando sobre redução no tempo na entrega de sites, softwares e aplicações, é importante lembrar o quanto isso impacta no volume de projetos executados. Finalmente, a produtividade no desenvolvimento web pode implicar em receita escalável e até em expansão de serviços e de time.

Autogestão profissional

O sonho de um gestor de projetos em agências é que seu time de desenvolvimento seja cada vez mais focado na produção e que não haja a necessidade de microgestão. Ou seja, que o time consiga gerenciar sozinho as suas tarefas e em um só lugar, o que facilita a comunicação entre o próprio time, o controle sobre o andamento do projeto e ainda a colaboração multidisciplinar. 

Produtos com maior qualidade 

Quando os projetos são compartilhados e executados com uma equipe multidisciplinar que contribui e dá feedbacks durante a construção do trabalho, permite-se entregar produtos mais eficazes com menos possibilidade de falha e necessidade de manutenção.

Ferramentas ágeis podem aumentar a produtividade no desenvolvimento web

Estabelecer uma comunicação transparente e eficaz entre um time, permitir acesso remoto e descomplicado e aumentar o nível de padronização de entregas ajuda a dinamizar e otimizar a produção das equipes.

No time de desenvolvimento web não é diferente. Oferecer estruturas cada vez mais integradas e colaborativas permite a desburocratização das steps de um projeto e a execução mais simples de um projeto.

Algumas dessas estruturas podem ser compostas por ferramentas ágeis que flexibilizam os processos e têm como principal característica a rapidez e a eficiência na entrega dos serviços e produtos; foco maior no profissional e em suas interações; e colaboração ativa do cliente no desenvolvimento do produto. 

6 ferramentas para aumentar a produtividade no time de desenvolvimento da agência

Duda – plataforma web builder

A plataforma Duda é uma solução white label para agências que têm como serviço a construção de sites profissionais. A agilidade no processo Duda dá-se também pela construção compartilhada com os vários colaboradores envolvidos no processo, designers e desenvolvedores. 

Além de oferecer em seu pacote, recursos que aceleram o processo de entrega dos sites, como templates prontos, banco de dados com widgets que podem ser customizados e adaptados à realidade e necessidade do cliente. Para a agência, esses recursos economizam tempo e equipe que podem se dedicar a atividades mais criativas, focando em soluções inovadoras para os clientes.

Bitbucket

Para profissionais que desenvolvem softwares, o Bitbucket é uma aposta. A solução foi pensada para o gerenciamento do código Git. Nele, os times podem planejar projetos, colaborar no código, testar e implantar. 

A plataforma leva a sério o conceito de cloud computing e de infraestrutura on premises, por isso, quem utiliza consegue rastrear o histórico de alterações e até validar versões de códigos.

Operand – software de gestão

Para empresas que conseguem desenvolver seus produtos e serviços de forma digital, como agência de comunicação, marketing e publicidade, um software de gestão pode ser a melhor alternativa para gerenciar os processos e monitorar as demandas, com a facilidade de ser operado de forma remota.

Essa solução acelera a digitalização do negócio, a partir do estabelecimento de novas dinâmicas no fluxo de trabalho com uma operação que organiza desde a etapa de prospecção do cliente ao desenvolvimento e entrega do produto, com integração da equipe, diálogo entre as partes e acompanhamento do gestor e do cliente o tempo todo.

Sonarqube

E, se estamos falando sobre produtividade no desenvolvimento web, também estamos falando sobre qualidade. Por isso, contar com ferramentas com analisem o código de um projeto.

Para isso, a dica é o Sonarqube, uma plataforma de código aberto que analisa a qualidade de código em mais de 40 linguagens.

Scrum – metodologia ágil

O Scrum não é uma tecnologia, mas é uma ferramenta ágil bem popular entre os negócios que buscam inovar e acelerar seus processos de gestão. Enquanto metodologia, o Scrum é dividido em três partes denominadas: cerimônia, artefatos e papéis. Na primeira, são definidos os eventos e reuniões acerca do projeto. A segunda, reúne a listagem das tarefas para seu posterior monitoramento. Por fim, a terceira elenca as pessoas responsáveis por cada tarefa e atividade prevista no projeto.

Desse modo, o Scrum permite a compartimentação dos processos na agência e a também a flexibilidade deste a longo prazo, uma vez que com o acompanhamento passo a passo, é possível avaliar o desempenho e já realizar mudanças antes do projeto ser finalizado.

Timesheet – controle do tempo

Se um dos princípios das tecnologias ágeis é gerir melhor o tempo investido no desenvolvimento de um produto ou serviço, então, o Timesheet é a solução requisitada para que essa administração do tempo seja feita com rigor. O timesheet também é uma das funcionalidades do Operand!

A ferramenta auxilia na contagem do tempo de execução de cada tarefa e isso dá tanto ao colaborador quanto ao gestor, uma visão sobre quanto cada projeto demanda de sua equipe. Com esse diagnóstico, é possível replanejar, redistribuir e reorganizar a divisão de trabalho para que se cumpra as atividades no tempo estimado.

E, então? Curtiu este artigo? Ele foi originalmente escrito por Duda. Conheça a plataforma white label para desenvolvimento de sites profissionais em agências.