Principais insights da pesquisa Censo Agências 2022

Tendências, metodologias, novidades, métricas e práticas de sucesso do mercado publicitário: tudo isso e mais um pouco você pode conferir na pesquisa Censo Agências 2022. 

Realizada anualmente desde 2014, a pesquisa apresenta questões sobre gestão interna, gestão de pessoas, relacionamento com o cliente e perspectivas para o futuro. 

Por meio deste estudo construímos um panorama do cenário atual do setor com os principais desafios, práticas e cases das agências participantes, que respondem de forma voluntária a um questionário online.

Neste artigo, apresentamos alguns dos principais insights do Censo Agências com dados referentes ao ano de 2021 e projeções para 2022.

Continue a leitura e aproveite o material! Para saber mais e consolidar o seu planejamento para 2022, faça o download da pesquisa Censo Agências.

Estrutura, organização e atuação das agências

O estudo é dividido em cinco pilares principais: 

  • Perfil das agências;
  • Gestão interna;
  • Gestão de pessoas e salários;
  • Gestão de relacionamento com o cliente;
  • Perspectivas e mercado.

Para compor os resultados, buscamos conhecer a estrutura e o porte das agências, os desafios e as boas práticas da gestão interna e, claro, entender como tem sido a dinâmica de gestão de pessoas e salários nas agências.

Além disso, o relacionamento com o cliente é outro aspecto chave do Censo Agências 2022, já que revela como as empresas vêm atendendo às demandas do mercado e confirma se elas têm obtido sucesso nas suas estratégias. 

#1 Perfil das agências 

Qual a estrutura das agências? Onde elas estão situadas? Qual o perfil dos colaboradores? Existe diversidade nas equipes? Qual o tempo e a área de atuação? As questões são muitas e a pesquisa Censo Agências 2022 responde essas e muitas outras. 

O estudo apontou, por exemplo, que a maioria das empresas criativas está situada em capitais. 

Além disso, também descobrimos que as agências são jovens: 34,41% têm entre 1 e 5 anos no mercado e 22,13% entre 6 e 10. 

#2 Gestão interna

A energia e o tempo canalizados para a gestão da agência são decisivos para fortalecer a estratégia de crescimento. Porém, a pesquisa Censo Agências 2022 confirma o que já vimos em edições anteriores: nem sempre consegue conduzir o gerenciamento com inteligência de negócio aplicada.

De acordo com os resultados do estudo, apenas 26,76% dos gestores dedicam muito tempo à gestão. Dentre os demais, 24,5% afirmam reservar pouco tempo para os processos administrativos e 5,84% fazem quando dá tempo.

Esse pilar do Censo Agências 2022 apresenta outros dados relevantes, como:

  • Principais dificuldades de gerenciamento;
  • Fluxo de trabalho na empresa;
  • Referência de precificação;
  • Índice de retrabalho;
  • Porcentagem de lucro;
  • Serviços com melhor rentabilidade financeira;
  • E muitos outros insights. 

#3 Gestão de pessoas e salários

É fato: a pandemia revolucionou o modo como muitas empresas organizam sua estrutura e funcionamento. Com as agências não foi diferente. O home office como regime de trabalho já é realidade para a ampla maioria delas. Sendo que para 49,81% a modalidade de entrega remota era inviável antes da pandemia. Entre as demais, o trabalho híbrido se destaca.

Para uma nova modalidade de trabalho, novos desafios. A pesquisa Censo Agências 2022 revela as principais dificuldades na gestão de equipes em regime Home Office. Para 51,21% dos gestores manter viva a cultura da empresa é a principal delas. 

Além desses indicadores, esse pilar apresenta outras métricas valiosas relacionadas à diversidade na equipe, ao número de novas contratações e à frequência de cursos e treinamentos para os colaboradores. Buscamos entender ainda como os gestores vêm abordando questões ligadas à saúde e ao bem-estar dos profissionais. 

#4 Gestão de relacionamento com o cliente

Esse é um dos pilares essenciais para o sucesso da agência. Saber conduzir as interações com os clientes permite a conquista e a retenção de novos parceiros, além de trazer recomendações para potenciais clientes.

Porém, quando imersos na rotina exaustiva da agência, nem sempre os gestores conseguem dar a devida atenção para os parceiros de negócios. As iniciativas de retenção de clientes, por exemplo, estão longe de ser uma prioridade para a maioria dos gestores. A pesquisa Censo Agências 2022 revela que 11,57% não fazem nenhuma ação pensando em reter os parceiros. Essa é uma mentalidade que precisa mudar pela sobrevivência do negócio.

Além disso, a dificuldade de prospecção é outro destaque da pesquisa: a cada 5 prospects somente 2,1 deles se tornam clientes ativos.

#5 Perspectivas e mercado

Você já pensou em atuar de maneira mais estratégica, focando em um nicho de mercado? Se ainda não, você faz parte de uma ampla maioria. Segundo o Censo Agências 2022, 63,48% das agências não atuam em um segmento específico. E esse número indica uma oportunidade.

A atuação focada / nichada permite um ganho de escala de conhecimento, de processos, de canais de vendas e uma atuação especializada, porém não é realidade para praticamente 2/3 do mercado.

O fato é que escolher um nicho é uma ótima maneira de se tornar um especialista e, assim, entregar um serviço único, exclusivo e diferenciado. É uma abordagem que as agências devem considerar como uma possibilidade de negócio.

Esse pilar da pesquisa Censo Agências 2022 apresenta outros indicadores estratégicos relevantes, como:

  • Expectativa em relação ao mercado pós-pandemia;
  • Aumento de serviços durante a pandemia;
  • Avaliação dos resultados com a equipe em home office;
  • Aprendizados da pandemia;
  • Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

#6 Bônus para respondentes: métricas exclusivas

Os mais de 1.000 gestores que participaram do Censo Agências 2022 como respondentes têm acesso à versão completa do estudo, que apresenta 17 indicadores estratégicos sobre o mercado. Com esses dados, é possível construir um planejamento ainda mais consistente e eficaz, orientado por métricas precisas, claras e objetivas. 

Se você deseja fazer parte do Censo Agências 2023 para ter acesso à versão exclusiva para respondentes, clique aqui e deixe seu melhor e-mail com a gente.

Pesquisa Censo Agências 2022 orienta o planejamento estratégico rumo ao crescimento

Desde 2020, temos acompanhado um movimento de disrupção também no mercado de agências de publicidade e marketing digital. Com a pandemia e o avanço da tecnologia, novos desafios passaram a exigir a atenção dos gestores. 

Neste contexto, a melhor maneira de construir uma abordagem estratégica é compreender as tendências, novidades e práticas de sucesso do mercado.  Por isso, o Censo Agências 2022 é uma ferramenta tão importante. 

O estudo apresenta os principais indicadores do setor, revelando forças, oportunidades e pontos de melhoria. Ou seja, é o material perfeito para que o gestor possa:

  • Comparar os resultados da sua agência e a média nacional;
  • Analisar novas tendências e oportunidades de negócio;
  • Avaliar o direcionamento do modelo de negócio;
  • Ter acesso às projeções e perspectivas de mercado;
  • Conhecer a opinião de especialistas na área sobre gestão e comunicação.

Pronto para começar a construir uma nova estratégia para o seu negócio? A pesquisa Censo Agências 2022 já está disponível. Faça o download do material! Saiba como se planejar para aproveitar as tendências, possibilidades e oportunidades e fazer sua agência crescer.