Cannes Lions 2023: um resumo da 70ª edição da maior premiação mundial da publicidade
Um dos eventos mais relevantes da publicidade, o Cannes Lions 2023, movimentou o Sul da França entre os dias 19 e 23 de junho, com quase 400 palestrantes. Na programação, eixos temáticos como sustentabilidade, responsabilidade social e equidade foram uma das principais novidades do evento.
Em sua 70ª edição, essa abordagem mobilizou jurados, profissionais e participantes. Até 2022, uma das principais críticas ao Cannes Lions era, justamente, a falta de diversidade e o destaque para marcas que contribuem com a mudança climática.
Neste artigo apresentamos as novidades do Cannes Lions 2023, os principais debates, as agências vencedoras e os profissionais brasileiros que se destacaram no evento global. Ótima leitura!
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Cannes Lions 2023: temas em destaque na programação
Afinal, quais temas foram abordados durante o maior evento de publicidade do globo? Listamos os principais, a seguir:
Acessibilidade: O painel “O futuro da inovação passa pela acessibilidade” destacou a importância de olhar para uma população de um bilhão de pessoas, que vive com algum tipo de deficiência. O tema trouxe uma provocação: como a criatividade e o design acessível podem ser ferramentas inclusivas?
Saúde mental: conectado com criatividade e neurociência, o assunto colocou no centro do debate um aspecto importante: como nutrir e abrir espaços para profissionais TDAH e dislexia? A pauta é relevante especialmente porque muitas das ideias mais inovadoras são assinadas por essas mentes.
Sustentabilidade: com a participação da Kantar, de um ativista climático e uma executiva de sustentabilidade, o painel refletiu sobre a responsabilidade dos líderes de marketing para o impulsionamento das ações que geram impacto no meio ambiente.
Flexibilidade: na cultura dos cancelamentos, os profissionais precisam estar prontos para lidar com eventuais erros, e mesmo assim saber manter o posicionamento da marca. Abordar pautas como propósito e inovação, bem como outros temas sociais e existenciais é desafiador. Por exemplo, se a marca aceita abordar a questão de gênero, ela pode deixar de lado outras questões igualmente relevantes. Então, como ser flexível e adaptável para lidar com diferentes discursos e ações?
A internet como ponte ou fonte de isolamento: quando surgiu e se popularizou, a internet passou a ser vista como uma ferramenta que proporciona interação e conexão. Porém, o tempo de tela cada vez mais alto indica que a rede tem levado as pessoas ao isolamento. Neste contexto, o papel criativo e educativo das campanhas fica ainda mais evidente.
A inovação e o lugar das novas tecnologias: a inteligência artificial generativa, o metaverso, o uso de tecnologias imersivas, o futuro do varejo, a neurodiversidade e a revolução do comércio eletrônico na China também foram abordados durante o evento.
Nomes da publicidade brasileira marcaram presença em Cannes Lions 2023
Entre o corpo de jurados do Cannes Lions 2023, alguns profissionais brasileiros se destacaram, entre eles Fabiana Schaeffer (Netza), Joana Mendes (Clube de Criação) e Felipe Silva (Gana), em 16 das 31 categorias de premiação.
Além deles, a diretora de diversidade e inovação de conteúdo dos Estúdios Globo da Globo, Samantha Almeida, fez seu papel como única brasileira presidente de júri na categoria Social & Influencer. Em 2021, Samantha integrou o corpo de júris da categoria Entertainment Lions.
No setor criativo, Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (Cufa), e Gilson Rodrigues, (G10+favelas), conversaram com Sergio Gordilho, da África, sobre a inovação pela perspectiva das favelas brasileiras e o poder de compra delas, estimado em U$ 34,5 bilhões ao ano.
Cannes Lions 2023: conheça os vencedores brasileiros
Um dos pontos altos do Cannes Lions 2023 foi a premiação. A seguir, apresentamos os vencedores brasileiros da 70ª edição do evento.
O projeto “Bring home the bud”, da Wieden + Kennedy Nova York e São Paulo e Africa Creative para Budweiser, foi premiado com o Titanium Lions.
O case de Brasil e Estados Unidos já havia conquistado uma Prata em PR e um Bronze em Creative Strategy.
Em sua última noite, o Cannes Lions 2023 entregou os troféus de Film, com apenas uma Prata para o Brasil para o curta “Buscapé”, da VMLY&R para Vivo e Motorola. Já de Glass levou um Bronze para a Soko, por “Uncomfortable food”, da cerveja Stella Artois.
A categoria Sustainable Development Goals revelou três campanhas brasileiras vencedoras:
- “Cães sem fronteiras”, da VMLY&R New York, São Paulo e Madrid para Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia levou Ouro;
- “Pesquisa do Orgulho”, da Media Monks para Havaianas, ganhou Prata;
- “TR for Teacher”, da FCB Mumbai e Brasil para Navneet Education, conquistou o Bronze.
Encerradas as 30 premiações do Cannes Lions 2023, o Brasil somou 92 Leões:
- 2 Grand Prix (para AlmapBBDO e AKQA);
- 1 Titanium Lions (para Wieden + Kennedy e Africa Creative);
- 11 Ouros, 28 Pratas e 50 Bronzes.
Essa é a melhor performance do país, que somou troféus em 28 das 30 competições. O desempenho ficou acima da média das últimas edições:
- 2022: 70 Leões;
- 2021: 67 Leões, sendo 3 Grand Prix;
- 2019: 85 Leões.
As agências atuantes no Brasil mais premiadas são:
- AKQA: 1 Grand Prix, 2 Ouros, 4 Pratas e 4 Bronzes;
- Africa Creative: 1 Titanium Lions, 1 Ouro, 3 Pratas e 11 Bronzes;
- VMLY&R: 2 Ouros, 6 Pratas e 3 Bronzes;
- AlmapBBDO: 1 Grand Prix, 1 Ouro e 5 Bronzes;
- Gut: 1 Ouro, 3 Pratas e 5 Bronzes.
Entre os anunciantes, Ambev, Congresso em Foco e Mercado Livre lideraram o ranking de premiações do Cannes Lions 2023.
Cannes Lions 2023: criatividade e negócio
A 70ª edição do Cannes Lions colocou em evidência temáticas importantes, como sustentabilidade, criatividade e inovação. A programação falou muito menos sobre brand, destacando assuntos relevantes que têm sido motivo de conversas, debates e estratégias, especialmente no processo de transformação, inovação e digitalização dos negócios.
Acima de tudo, o evento lançou um olhar para os temas que abordam a inclusão das pessoas, a acessibilidade e o mundo que queremos habitar. Muito além de estratégias de branding e campanhas criativas, o Cannes Lions 2023 propôs conversas sobre o ativismo e o desenvolvimento das comunidades.
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Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 27/06/2023
- Categoria: Setor Criativo