Profissional de mídia: funções, desafios e atividades

Em uma agência de publicidade, os criativos arrasam nas campanhas, a equipe de produção faz acontecer, mas quem torna tudo isso viável é o profissional de mídia. Sem a atuação dele, projetar os jobs criados para o público-alvo seria muito mais difícil e complexo. Não à toa existe um dia todo dedicado a ele! O Dia do Mídia é comemorado no dia 21 de junho no Brasil.

Na prática, o profissional de mídia é responsável por fazer a ponte entre o cliente e os veículos midiáticos. A principal tarefa dele é negociar os melhores espaços para a divulgação das campanhas publicitárias.

Neste artigo, apresentamos o perfil, as principais atividades, a interação com outros setores, além de outras informações sobre esse especialista. Continue a leitura!

Profissional de mídia: perfil, habilidades e conhecimentos

Racional, flexível e bom negociador: essas são algumas das características que descrevem o perfil do profissional de mídia. É preciso ainda ser curioso e um bom pesquisador, buscando acompanhar as informações de mercado e dos concorrentes. 

O profissional de mídia precisa se interessar e buscar conhecimento sobre vários conceitos, como branding, territórios de posicionamento e jornada do consumidor. 

Além disso, é importante ter opinião sobre esses assuntos para contribuir com outros setores da agência, estabelecendo discussões de alto nível e desenvolvendo estratégias inteligentes. 

O profissional de mídia deve ainda ter uma caixa de ferramentas, canais, meios, tendências, tecnologias, conceitos e promoções sempre à mão. Sabendo explorar esses recursos, ele consegue se tornar viabilizador de grandes campanhas. 

Sendo assim, são habilidades importantes para o profissional de mídia:

  • Capacidade de análise e interpretação de dados
  • Foco nas demandas de cada cliente; 
  • Olhar estratégico para identificar e conduzir ajustes nas campanhas; 
  • Conhecimento sobre as métricas para análise dos resultados obtidos;
  • Afinidade com as novas tecnologias e tendências de mercado.

Conhecimentos importantes para o profissional de mídia 

Antes de tudo, o profissional de mídia precisa ter uma expressiva capacidade analítica. Dessa maneira, ele consegue criar as estratégias, se relacionar com o time da agência e com os profissionais dos veículos de comunicação, buscando sempre os melhores resultados para as campanhas.

Ainda assim, além dessa característica, outros conhecimentos também são importantes. Veja só:

  • Compreensão profunda da jornada do consumidor. É importante compreender também todo o caminho percorrido pelo consumidor até ele comprar o produto ou serviço;
  • Entendimento sobre o comportamento de consumo do público-alvo
  • Conhecimento sobre o potencial das diferentes mídias;
  • Capacidade de analisar dados e entender o que eles estão dizendo. Assim, é possível direcionar as campanhas, fazer testes, mensurar e ajustar;
  • Conhecimento sobre o portfólio do cliente, para ter clareza sobre os diferenciais do produto ou serviço que será anunciado. 

Na prática, os conhecimentos listados até aqui são essenciais para o bom desenvolvimento das campanhas. 

Para os assistentes e analistas de mídia, que atuam com demandas mais operacionais, é importante conhecer também ferramentas específicas como Google Ads, Facebook / Instagram e Linkedin, por exemplo.

Qual a função do setor de mídia?

O primeiro passo para ter sucesso como profissional de mídia é se dedicar a entender os objetivos de cada cliente com o posicionamento de marca, bem como no desenvolvimento de cada campanha. A partir daí, é hora de definir como vai ser a distribuição das ações de acordo com os objetivos. 

São atribuições importantes do profissional de mídia:

  • Ter conhecimento sólido sobre  jornada de compra e comportamento de consumo;
  • Entender o briefing, captar o que quer o cliente e entregar, em forma de estratégia, soluções para alcançar o público-alvo;
  • Criar e gerenciar as verbas dos clientes;
  • Estruturar, implementar e otimizar campanhas;
  • Criar e administrar PI’s (Pedidos de Inserção) e AP’s (Autorização de Pedido);
  • Fazer estudos de público-alvo, segmentação e persona;
  • Medir resultados com base em indicadores, para captar, absorver e tirar insights de dados.
  • Manter-se atualizado sobre as tendências de mercado, novas tecnologias e concorrentes. 

Vale destacar que o profissional de mídia precisa trabalhar em parceria com outros departamentos da agência. Na gestão de mídia online, por exemplo, manter um alinhamento com os profissionais criativos e de BI (Business Intelligence) é fundamental. 

Em algumas agências, a área de inteligência de mercado e análise de dados funciona com o setor de mídia, otimizando a elaboração de análises e relatórios.

O profissional de mídia na agência: foco em estratégia com conhecimento nas tarefas operacionais 

Como vimos até aqui, as atividades do setor de mídia exigem atenção a uma série de tarefas diferentes. Desde a parte mais operacional, como subir campanhas, até a criação de estratégias e a análise de dados e relatórios. Dependendo do porte da agência, tudo isso pode ser função do profissional de mídia. 

Nas agências maiores, geralmente, o setor conta com mais profissionais responsáveis pelas campanhas de mídia. As funções podem ser divididas em:

Gestor de Mídia: controla o fluxo de trabalhos, gerencia a equipe e recebe as demandas do atendimento, repassando para os demais colaboradores.

Coordenador de Mídia: auxilia os analistas com a tática e montagem dos Planos de Mídia.

Analista de Mídia: implementa, otimiza e analisa as contas e campanhas, buscando sempre os melhores resultados para os clientes.

Assistente de Mídia: é responsável pela execução de todos os processos e participa da análise de cada conta.

Profissional de mídia: 3 atividades estratégicas 

Afinal, de que maneira um profissional de mídia pode aprender mais, melhorar seu desempenho e gerar resultados mais positivos em cada campanha? O segredo é focar em 3 atividades estratégicas. Veja!

Estudo de públicos e personas

Busque ter um conhecimento aprofundado sobre os públicos e personas dos clientes da agência. Realize pesquisas, acompanhe dados de consumo e analise comportamentos.

A partir das pesquisas e das informações coletadas, divida o público em diversos segmentos, tais como localização geográfica, faixa etária, classe social, perfil de consumo, entre outros. Com essa visão, o planejamento das campanhas será mais assertivo. 

Acompanhamento de informações dos veículos midiáticos

O profissional de mídia tem o compromisso de acompanhar informações relacionadas à audiência dos veículos de comunicação. É importante estar sempre atualizado sobre dados como:

  • Número de assinantes dos jornais;
  • Acessos aos portais de notícias;
  • Seguidores ou inscritos nas redes sociais de influenciadores digitais;
  • Números do Ibope conquistados pelos programas de rádio e TV, etc.

Assim, o profissional de mídia conhece o alcance de cada veículo de comunicação e consegue identificar qual deles é o mais adequado para as campanhas de cada cliente.

Seleção das mídias mais adequadas para campanhas

Conhecendo o público do cliente, o profissional de mídia analisa quais são as mais indicadas para veicular os anúncios publicitários, ações de merchandising e outros formatos de propaganda.

É tarefa do profissional de mídia também escolher os horários em que as inserções são realizadas. Se a proposta é projetar um comercial para a televisão, por exemplo, é importante definir o melhor horário ou programa para a execução da peça, buscando impactar a audiência certa.

Quero ser um profissional de mídia: por onde começar?

O ideal é conhecer toda a estrutura da agência de publicidade. Com uma boa vivência em uma ou mais áreas, você passa a ter mais clareza sobre a rotina da agência e o modo como cada setor contribui para as entregas e campanhas dos clientes.

Basicamente, o profissional de mídia é responsável por orquestrar os recursos de cada conta, buscando sempre resultados mais positivos. 

Por isso, ter conhecimentos sobre estudo e gerenciamento de públicos e funcionamento dos veículos de comunicação também é essencial para ter sucesso na área. 

Já trabalha com mídia e quer ter uma ferramenta para facilitar a organização das atividades do setor? Faça download do nosso Checklist de Táticas de Mídia! Desejamos sucesso 😉