Como usar cases de sucesso para ajudar a sua agência a vender mais

É incrível o poder que histórias reais exercem sobre as pessoas. Quando contadas em uma narrativa interessante, que valorize os resultados e as conquistas, elas encantam, inspiram e convencem. Não à toa, as entrevistas e depoimentos são dois elementos com alto poder persuasivo: as pessoas acreditam no que as outras contam (e provam) que viveram. Então, porque não usar cases de sucesso para ajudar a vender mais na agência? Quem trabalha diretamente com vendas sabe que é preciso sempre reinventar os processos de vendas pois os comportamentos e percepções do cliente estão sempre em transformação.

Trata-se de uma estratégia que, se bem aplicada, tem tudo para dar muito certo. Isso porque com ela você atinge vários objetivos:

  1. Reconhece o trabalho da sua equipe;
  2. Valoriza os clientes que já tem. Afinal, eles ficam felizes quando participam e contam suas histórias;
  3. Prova para o prospect que a agência é especialista no assunto e gera resultados excelentes.

Então, quer saber como explorar a técnica de usar cases de sucesso para ajudar a vender mais na agência? Vamos ajudá-lo! A seguir, apresentamos um passo a passo que pode ser avaliado, estudado e implementado em parceria com a equipe comercial. Uma nova estratégia para conquistar novos clientes!

#1 Definindo um case de sucesso

Antes de começar, é importante ter clareza sobre a definição de case de sucesso. Você constrói um case quando usa resultados anteriores já testados e comprovados por outras pessoas ou empresas para mostrar como seu serviço ajuda a trazer resultados reais. Apostar em cases de sucesso para ajudar a vender mais é construir uma estratégia comercial bem fundamentada e eficiente.

#2 Uma boa razão para usar cases de sucesso: todos saem ganhando

Você conhece os diferenciais da agência, porém, não sabe como comunicá-los de modo eficaz? Apresentar cases de sucesso, que impactaram significativamente na vida dos seus clientes, é uma excelente forma de apresentar o que você oferece ao mercado, com destaque para os diferenciais do serviço prestado.

Um case de sucesso é uma prova real da expertise da agência. O u seja, ele comunica que você e sua equipe realmente sabem fazer o que se propõem. E como diz o ditado popular: contra fatos não há argumentos.

Uma das melhores maneiras de construir cases é traçar um comparativo da realidade do seu cliente. Isto é, apresentar o antes e o depois da contratação da agência. Dessa forma, os cases de sucesso não só ajudam você a vender mais. Mais do que isso: mostram um caminho possível para seus prospects  atingirem, com o serviços prestados pela agência, resultados muito mais positivos.

Trata-se, sobretudo, de mostrar que o trabalho desenvolvido pela sua empresa é, de fato, eficiente e eficaz e gera efeitos positivos reais. Certamente, impacta no aumento de vendas, no relacionamento com o público, na construção de reputação da marca. Portanto, você prova que as suas ferramentas e estratégias podem ajudar o seu cliente a ir muito além e conquistar mais sucesso!

#3 As vantagens de usar cases de sucesso para ajudar a vender mais

O potencial dos cases de sucesso realmente impressiona. Além de altamente persuasivos, eles trazem uma série de vantagens para a agência. Comumente, no momento da negociação, um case é usado para comprovar resultados reais e quebrar objeções dos possíveis clientes. Portanto, converte-se em uma estratégia comercial. A seguir, veja outras vantagens de apostar nos cases de sucesso para ajudar a vender:

  • Ressalta os diferenciais da agência em relação aos concorrentes
  • Apresenta a expertise da sua equipe e a eficiência das suas ações e estratégias
  • Prova que sua metodologia garante o alcance resultados positivos
  • Coloca a agência em posição de destaque como referência no assunto
  • Atrai pessoas interessadas em conhecer o trabalho desenvolvido e contratar os serviços
  • Gera demanda em empresas que buscam resultados semelhantes aqueles dos cases
  • Fortalece a estratégia comercial e aumenta o número de vendas

#4 Mensuração de resultados facilita construção de cases

Para convencer, nada melhor do que usar dados sistematizados. Hoje, uma ótima alternativa para registrar tudo, garantindo um histórico do cliente, e fazer comparativos depois é armazenar os trabalhos em um sistema de gestão na nuvem. Dessa forma, você tem condições de mostrar, quase matematicamente, por A+B  que o trabalho desenvolvido pela agência traz, de fato, resultados efetivos.

Por isso, use e abuse de resultados que indicam que a agência está construindo um caminho de sucesso para os seus clientes. Se a sua agência trabalha com inbound marketing, considere usar um case de construção de Landing Page. Assim, você apresenta
qual foi a taxa de conversão; como foi a construção da Landing Page; que tipo de material utilizaram; que retorno tiveram com promoção orgânica; retorno com promoção paga.

Se o serviço prestado foi desenvolvimento de marca, mostre todo o estudo, o processo de busca de referências, o desenvolvimento, a entrega, o lançamento e, por fim, o posicionamento no mercado. Para tanto, use os resultados alcançados em redes sociais e na mídia impressa.

Independente do serviço, dá sempre para contar uma história de sucesso! As possibilidades são muitos!

#5 Elementos indispensáveis para construir um case de sucesso

Muito bem! Agora que você já entendeu o quanto um case pode ajudar sua agência, resta saber como construí-lo. Então, quais seriam elementos básicos para construir um case poderoso e atingir os objetivos desenhados?

Como o case já é uma  narrativa de uma história de sucesso e conquistas, algumas informações podem torná-la ainda mais interessante:

  1. Qual é o negócio do seu cliente? Qual contexto e situação que ele enfrentava antes de começar as estratégias?
  2. Quais eram os resultados da empresa antes da contratação da agência? Quais as dificuldades e os desafios? Quais problemas eles tinham ou viriam a ter, se continuassem com as estratégias anteriores? O que precisava ser solucionado?
  3. O processo de tomada de decisão sobre as novas estratégias, criadas e sugeridas pela agência.
  4. A fase de implementação das estratégias, ações e soluções desenvolvidas: como a agência criou, implementou e quais os desafios desse processo.
  5. Os principais resultados alcançados.
  6. Depoimentos do cliente que relatem esse process, ressaltando os objetivos alcançados e as vantagens.

Com esse roteiro, fica fácil analisar as ações já desenvolvidas para seus clientes e os respectivos resultados. Acreditamos que você já tem vários cases de sucesso de outro para explorar. Certamente, essa é uma das ferramentas mais poderosas. Porque, afinal, realça o o valor do seu negócio e dos alcances de seus clientes. Em resumo, é uma estratégia comercial que permite à agência ir mais longe e crescer!