Como usar cases de sucesso para ajudar a sua agência a vender mais
É incrível o poder que histórias reais exercem sobre as pessoas. Quando contadas em uma narrativa interessante, que valorize os resultados e as conquistas, elas encantam, inspiram e convencem. Não à toa, as entrevistas e depoimentos são dois elementos com alto poder persuasivo: as pessoas acreditam no que as outras contam (e provam) que viveram. Então, porque não usar cases de sucesso para ajudar a vender mais na agência? Quem trabalha diretamente com vendas sabe que é preciso sempre reinventar os processos de vendas pois os comportamentos e percepções do cliente estão sempre em transformação.
Trata-se de uma estratégia que, se bem aplicada, tem tudo para dar muito certo. Isso porque com ela você atinge vários objetivos:
- Reconhece o trabalho da sua equipe;
- Valoriza os clientes que já tem. Afinal, eles ficam felizes quando participam e contam suas histórias;
- Prova para o prospect que a agência é especialista no assunto e gera resultados excelentes.
Então, quer saber como explorar a técnica de usar cases de sucesso para ajudar a vender mais na agência? Vamos ajudá-lo! A seguir, apresentamos um passo a passo que pode ser avaliado, estudado e implementado em parceria com a equipe comercial. Uma nova estratégia para conquistar novos clientes!
Então, como começar a planejar?
Você vai ler neste post
#1 Definindo um case de sucesso
Antes de começar, é importante ter clareza sobre a definição de case de sucesso. Você constrói um case quando usa resultados anteriores já testados e comprovados por outras pessoas ou empresas para mostrar como seu serviço ajuda a trazer resultados reais. Apostar em cases de sucesso para ajudar a vender mais é construir uma estratégia comercial bem fundamentada e eficiente.
#2 Uma boa razão para usar cases de sucesso: todos saem ganhando
Você conhece os diferenciais da agência, porém, não sabe como comunicá-los de modo eficaz? Apresentar cases de sucesso, que impactaram significativamente na vida dos seus clientes, é uma excelente forma de apresentar o que você oferece ao mercado, com destaque para os diferenciais do serviço prestado.
Um case de sucesso é uma prova real da expertise da agência. Ou seja, ele comunica que você e sua equipe realmente sabem fazer o que se propõem. E como diz o ditado popular: contra fatos não há argumentos.
Uma das melhores maneiras de construir cases é traçar um comparativo da realidade do seu cliente. Isto é, apresentar o antes e o depois da contratação da agência. Dessa forma, os cases de sucesso não só ajudam você a vender mais. Mais do que isso: mostram um caminho possível para seus prospects atingirem, com o serviços prestados pela agência, resultados muito mais positivos.
Trata-se, sobretudo, de mostrar que o trabalho desenvolvido pela sua empresa é, de fato, eficiente e eficaz e gera efeitos positivos reais. Certamente, impacta no aumento de vendas, no relacionamento com o público, na construção de reputação da marca. Portanto, você prova que as suas ferramentas e estratégias podem ajudar o seu cliente a ir muito além e conquistar mais sucesso!
#3 As vantagens de usar cases de sucesso para ajudar a vender mais
O potencial dos cases de sucesso realmente impressiona. Além de altamente persuasivos, eles trazem uma série de vantagens para a agência. Comumente, no momento da negociação, um case é usado para comprovar resultados reais e quebrar objeções dos possíveis clientes. Portanto, converte-se em uma estratégia comercial. A seguir, veja outras vantagens de apostar nos cases de sucesso para ajudar a vender:
- Ressalta os diferenciais da agência em relação aos concorrentes
- Apresenta a expertise da sua equipe e a eficiência das suas ações e estratégias
- Prova que sua metodologia garante o alcance resultados positivos
- Coloca a agência em posição de destaque como referência no assunto
- Atrai pessoas interessadas em conhecer o trabalho desenvolvido e contratar os serviços
- Gera demanda em empresas que buscam resultados semelhantes aqueles dos cases
- Fortalece a estratégia comercial e aumenta o número de vendas
#4 Mensuração de resultados facilita construção de cases
Para convencer, nada melhor do que usar dados sistematizados. Além disso, hoje, uma ótima alternativa para registrar tudo, garantindo um histórico do cliente, e fazer comparativos depois é armazenar os trabalhos em um sistema de gestão na nuvem. Dessa forma, você tem condições de mostrar, quase matematicamente, por A+B que o trabalho desenvolvido pela agência traz, de fato, resultados efetivos.
Por isso, use e abuse de resultados que indicam que a agência está construindo um caminho de sucesso para os seus clientes. Ou seja, se a sua agência trabalha com inbound marketing, considere usar um case de construção de Landing Page. Assim, você apresenta qual foi a taxa de conversão; como foi a construção da Landing Page; que tipo de material utilizaram; que retorno tiveram com promoção orgânica; retorno com promoção paga.
Se o serviço prestado foi desenvolvimento de marca, mostre todo o estudo, o processo de busca de referências, o desenvolvimento, a entrega, o lançamento e, por fim, o posicionamento no mercado. Para tanto, use os resultados alcançados em redes sociais e na mídia impressa.
Independente do serviço, dá sempre para contar uma história de sucesso! As possibilidades são muitas!
#5 Elementos indispensáveis para construir um case de sucesso
Muito bem! Agora que você já entendeu o quanto um case pode ajudar sua agência, resta saber como construí-lo. Então, quais seriam elementos básicos para construir um case poderoso e atingir os objetivos desenhados?
Como o case já é uma narrativa de uma história de sucesso e conquistas, algumas informações podem torná-la ainda mais interessante:
- Qual é o negócio do seu cliente? Qual contexto e situação que ele enfrentava antes de começar as estratégias?
- Quais eram os resultados da empresa antes da contratação da agência? Quais as dificuldades e os desafios? Quais problemas eles tinham ou viriam a ter, se continuassem com as estratégias anteriores? O que precisava ser solucionado?
- O processo de tomada de decisão sobre as novas estratégias, criadas e sugeridas pela agência.
- A fase de implementação das estratégias, ações e soluções desenvolvidas: como a agência criou, implementou e quais os desafios desse processo.
- Os principais resultados alcançados.
- Depoimentos do cliente que relatem esse process, ressaltando os objetivos alcançados e as vantagens.
Com esse roteiro, fica fácil analisar as ações já desenvolvidas para seus clientes e os respectivos resultados. Aliás, acreditamos que você já tem vários cases de sucesso de outro para explorar. Certamente, essa é uma das ferramentas mais poderosas. Porque, afinal, realça o o valor do seu negócio e dos alcances de seus clientes. Em resumo, é uma estratégia comercial que permite à agência ir mais longe e crescer!
Gostou das nossas dicas sobre cases de sucesso para ajudar a vender? Conte para a gente 😉
Especialista em Marketing e Comunicação Estratégica e Especialista em Marketing Digital pela Sustentare Escola de Negócios. Trabalha com marketing e comunicação há mais de 8 anos. É apaixonada por comunicação e pela natureza e adora conteúdo! 🙂
- Por Larissa Muhlbauer em 26/07/2018
- Categoria: Gestão