Qual o fluxo de produção da sua agência?

Assim como em qualquer empresa, o fluxo de produção em uma agência de publicidade varia de acordo com o porte, setores, filosofia administrativaworkflow agencia, clientes e serviços prestados. Porém, existe um fluxo completo que é comum nas agências de publicidade e gira em torno do job solicitado pelo cliente, desde o pedido até a sua entrega final:

1) Um novo job chegou

O cliente solicita um novo job que pode variar de uma peça única como um outdoor a uma campanha completa de captação de novos clientes.

Esta solicitação é realizada diretamente para a equipe de atendimento, que é o ponto de contato da agência de publicidade com o cliente.

2) Agora é hora da reunião de brainstorming

Após receber o job, a equipe de atendimento, junto às equipes de criação e produção/mídia, realiza uma reunião de brainstorm na agência de publicidade. Nesta reunião trocam ideias sobre o projeto, definem estratégias e possíveis peças e mídias a serem produzidas/veiculadas.

3) Briefing e orçamento das ideias

A partir da reunião de brainstorm, um briefing completo é construído e a equipe de produção/mídia da agência de publicidade elabora e orça as propostas conforme as ideias que surgiram.

4) Reunião de pauta. Quais são os prazos e prioridades?

Paralelo a isso, as equipes de criação e tráfego da agência de publicidade realizam a reunião de pauta. Na qual definem os prazos de entrega de cada peça a ser criada. Bem como, a prioridade de cada material.

5) Aprovação das propostas com o cliente

A equipe de atendimento aprova com o cliente as propostas e orçamentos de produção de peças e veiculação de mídias.

6) A equipe de criação entra em ação

A partir da aprovação, a equipe de criação, por sua vez, desenvolve o job de acordo com o briefing passado pela equipe de atendimento da agência de publicidade, seguindo também as definições de produção e mídia.

7) Aprovação final com o cliente e ajustes

Por fim, vem a aprovação dos materiais com o cliente. São feitas as solicitações de ajustes até a aprovação final e o envio dos materiais para produção ou veiculação.

É claro que esse fluxo não é perfeito, muitas outras etapas podem ocorrente entre um e outro item. Em agências de publicidade menores, a própria equipe de atendimento realiza os orçamentos de produção e mídia.

Além disso, para jobs mais simples, como um anúncio com investimento já pré-aprovado pelo cliente, por exemplo, o fluxo de produção é simplificado.

Iniciando na abertura do job com a equipe de atendimento da agência de publicidade, passando diretamente pela criação do material. E, finalmente, aprovação e envio para veiculação.

Seja a agência grande ou pequena, o importante é ter este fluxo bem desenhado e organizado. Principalmente no que diz respeito aos materiais produzidos.

Organizar a pauta, produzir um briefing completo com informações claras e detalhadas, gerar um fluxo ágil de aprovação de peças e alterações, de forma que nenhuma informação se perca no caminho. Este é o verdadeiro desafio das agências de publicidade.

Por isso, contar com um software que suporte os fluxos e processos e reúna todas as informações e tarefas é essencial. Priorizá-las, aumenta a performance da equipe e torna as funções e etapas do processo mais claras e eficazes. Tudo isso dará suporte para que o fluxo de produção da agência flua.

Cada agência de publicidade define internamente seus processos de acordo com sua estrutura e características dos clientes e serviços prestados. Qual o fluxo de produção da sua agência?