Como criar vídeos matadores para divulgar a sua marca no Youtube

Segundo dados do próprio Youtube, a plataforma conta com mais de 2 bilhões de usuários, tendo mais de um bilhão de horas diárias de visualização. Além disso, apresenta versões locais para mais de 100 países e 80 idiomas diferentes. Quer aproveitar todo esse potencial e saber como divulgar a marca no youtube?

A seguir, apresentamos um passo a passo para você criar e editar vídeos para o Youtube com algumas boas práticas que o auxiliarão a alavancar o seu negócio na maior plataforma de vídeos do
mundo.

O gatilho para criar muito conteúdo

Você já se pegou esperando um vídeo do seu canal favorito? Você já se inscreveu em um para receber notícias sobre atualização de conteúdo? Você já visualizou uma miniatura de um influencer que você adora e clicou imediatamente em cima dela para visualizar o vídeo, ainda que tenha
entrado na plataforma para fazer outra coisa?

Pois bem, esse é o comportamento de um usuário do Youtube.
Como as pessoas encontram todo e qualquer tipo de informação a qualquer momento, se não mantiver uma produção frequente, você perderá visualizadores ao longo do tempo.

Eles não esperarão mais por algo em seu canal e migrarão para outro que produza maior engajamento e alimente sua sede de um novo conteúdo.
Sendo assim, se a sua ideia é fazer apenas um ou dois vídeos, ainda que sejam de excelente qualidade e exímia produção, talvez o Youtube não seja a melhor plataforma para esse tipo de estratégia.

No entanto, se deseja entrar para esse universo, vai precisar estar motivado para programar um calendário repleto de atualizações constantes para surpreender e atender às demandas de um público que não para de crescer.

Caso se encontre preparado para isso, poderá usufruir dos benefícios da maior plataforma de vídeos
do planeta.

Construa uma marca

Você decidiu produzir vídeos para o Youtube e, como é de se esperar, como o intuito é divulgar uma marca, o negócio é já ir falando dela logo de cara e enviar o consumidor para a sua landing page, certo?

Bom, ainda que possa ser uma estratégia, nem sempre é a mais correta. Afinal, as pessoas normalmente não entram no Youtube atrás de propaganda, mas, sim, buscando conhecimento, entretenimento, dicas, opiniões, e assim por diante.

Tornar-se uma referência para o seu público em um primeiro momento trará autoridade para o seu canal, abrindo caminho para a divulgação do seu produto.

Se optar pelo caminho inverso, gastando muito tempo para divulgação e pouco em trabalhar a autoridade do seu canal, provavelmente não
atingirá os resultados desejados. Nesse caso, talvez a melhor escolha seja divulgá-lo em um canal que já possua uma grande autoridade diante do público.

  • Algumas ideias para vídeos: lives, webinars, entrevistas, reviews, desafios, perguntas e respostas, tutoriais e vídeos promocionais.

Edite seus vídeos cuidadosamente

Independentemente dos meios empregados para a criação do seu conteúdo para o Youtube, você precisará, na maioria das vezes, editá-lo, pois nem tudo será aproveitado ou é interessante para o público. As pessoas se distraem facilmente, se o conteúdo é repetitivo, maçante e irrelevante.

Cortar partes, separar o áudio do vídeo para trabalhá-los individualmente, utilizar filtros para ressaltar uma emoção são técnicas simples, mas que podem trazer um ótimo resultado.

Manter o espectador até o final do seu vídeo é um desafio que requer escolhas bem feitas e um excelente trabalho de edição.Esse trabalho ajudará o espectador a entender melhor o que está se passando e a permanecer ligado até o final do seu vídeo. Apenas tome cuidado para que a edição contribua para atingir a finalidade dele.

Existem editores de vídeo com todas essas funções ou, pelo menos, a maioria delas, além de também permitir converter o formato do seu vídeo para um dos formatos aceitos pelo Youtube.

Isso será de grande utilidade, dependendo dos instrumentos de que irá lançar mão para a criação do seu vídeo, principalmente se o seu orçamento for baixo. Preste muita atenção ao tempo de duração do seu conteúdo, cortando passagens desnecessárias.

O Youtube costuma gerar relatórios, onde poderá saber, por exemplo, a duração de tempo em que o público permanece assistindo aos seus vídeos.

Escolha um título sugestivo

Escolher o nome de uma loja, uma banda ou um time esportivo, dura um certo tempo, não?!

Definir um título para um artigo, uma tese de mestrado, um livro ou um filme também. Isso acontece porque sabemos que o título é algo que chama a atenção das pessoas.

Antes de alguém clicar em um vídeo, normalmente lê o seu título e, se não achá-lo interessante, não desejará saber mais sobre ele. Para despertar o interesse do espectador, um título que defina bem o conteúdo do seu vídeo e que resolva uma questão ou solucione um problema será de bastante utilidade para atrair tráfego a ele.

  • Dica: coloque a palavra-chave principal do seu vídeo no título.

Crie miniaturas atraentes

Você já deve ter observado que houve uma mudança significativa na forma de apresentação dos vídeos do Youtube de uns tempos para cá. As miniaturas personalizadas estão cada vez mais em uso e tem sido uma tática frequente para atrair cliques.

De frases de efeito, passando por fundos chamativos, até fotos e colagens marcantes, formam juntamente com o título, uma estratégia de entrada perfeita para destacar o seu vídeo no meio de uma multidão de outros e gerar cliques. Como o Youtube costuma elaborar suas miniaturas de uma forma aleatória, é muito interessante trabalhá-las, a fim de orientá-las para a finalidade do seu conteúdo, criando uma boa impressão a
respeito do seu vídeo antes mesmo dele ser assistido.

Além do mais, trata-se de uma ótima oportunidade de comunicar-se com o público antes dele clicar no vídeo. Porém, lembre-se sempre de que o conteúdo deve suprir as expectativas formadas por essas estratégias. Se, por um lado, não adianta fazer uma megaprodução que não gere visualizações, de outro, uma boa estratégia de entrada sem nenhum conteúdo relevante decepciona e afasta o público ao longo do tempo.

Capriche na introdução do seu vídeo

Uma forma de construir uma marca pessoal para o seu canal é criar uma introdução para os seus vídeos. Elas devem estar alinhadas com a essência do seu conteúdo e apontar para o estilo do seu canal.

Sugerimos que sejam bastante curtas (muitas, dentre as mais famosas, não duram sequer 3 segundos!), pois uma introdução muito longa pode fazer com que o usuário se canse e clique em outro vídeo que vá mais direto ao assunto. No entanto, não deixe de utilizá-las, pois as introduções são uma forma de auxiliar o seu canal a construir uma identidade pessoal, uma assinatura própria.

  • Atenção! Tome muito cuidado com direitos autorais. Sugerimos que crie a sua introdução e o seu vídeo de forma original. Antes de utilizar qualquer coisa criada por outra pessoa, certifique-se de que pode fazer isso sem violar direitos autorais e as regras do Youtube. Existem programas que permitem o uso de sons e imagens de seu banco, caso não tenha condições de criar o seu.

Sempre utilize legendas

Mais de 70% das exibições do Youtube vem de dispositivos móveis. Isso quer dizer que o seu público poderá encontrar-se em um local muito barulhento, precisando apelar para as legendas, a fim de apreender o conteúdo, ou em um local que exija silêncio, sendo necessário assistir ao vídeo sem o áudio, entre outras ocasiões.

Além do mais, legendas são uma boa forma de ranquear bem o seu vídeo nas pesquisas do Youtube porque o mecanismo de busca é capaz de identificá-las e, consequentemente, entender melhor o conteúdo do seu vídeo. Se for optar pelas legendas automáticas da plataforma, não se esqueça de editá-las sempre para corrigir os erros que aparecerão.

Sendo possível, crie as legendas você mesmo. Escolha legendas bastante visíveis, fontes nítidas e que contrastem com o fundo do seu vídeo.
Por se tratar do Youtube, não se esqueça de transcrever o conteúdo do vídeo, pois a plataforma levará isso em conta, ao colocá-lo como uma sugestão.

Utilize táticas de SEO

O Youtube não é simplesmente um imenso compartilhador de vídeos. Para que os vídeos presentes na plataforma sejam vistos, o Youtube precisa conhecer seu conteúdo para sugeri-los com relevância e eficiência, a fim de reter seus usuários assistindo aos vídeos durante o maior tempo possível.

Dessa forma, entender como o buscador do Youtube funciona e adaptar os seus vídeos para que eles sejam sugeridos nas primeiras posições das pesquisas da plataforma é uma forma de conseguir mais visualizações para o seu canal.

  • Palavras-chave: sempre que possível, utilize palavras-chave que sejam bastante procuradas no Youtube, mas que tenham relação direta com o conteúdo do seu vídeo. Você pode utilizar o próprio campo de pesquisa do Youtube para encontrar sugestões. Além disso, pesquise as palavras-chave utilizadas pela concorrência, avaliando se trará bons resultados também para o seu vídeo. No entanto, nunca se esqueça de que práticas ruins, como indicar palavras-chave populares que não tem muito ou nada a ver com o seu vídeo, podem trazer um certo tráfego de início, mas irá frustrar o espectador, indo na direção contrária de ganhar autoridade e construir uma marca no seu canal. Outra dica importante: utilize sua palavrachave principal no início da descrição do seu vídeo para ajudar o Youtube a entender qual é o principal assunto dele.

  • Relacione-se com o seu público: existem formas do Youtube perceber que o seu conteúdo é relevante e vale a pena ser sugerido a outros usuários. Algumas delas são o número de inscritos, os comentários nos vídeos e, obviamente, as visualizações. Se alguém se inscreve em seu canal, isso quer dizer que essa pessoa está disposta a visualizar futuras atualizações de conteúdo e, por conseguinte, irá provavelmente voltar e permanecer mais tempo na plataforma, o que é excelente para o Youtube. Se as pessoas comentam os seus vídeos, elas estão interagindo com outros usuários e mantendo-se logadas na plataforma por um espaço de tempo maior do que aquele que seria o de apenas visualizar o seu vídeo. Além do mais, críticas e sugestões ajudam os criadores de conteúdo a melhorar os seus vídeos oferecendo algo mais relevante aos usuários do Youtube, o que também é excelente para a plataforma. Sendo assim, encoraje o seu público a inscrever-se no seu canal, comentar e curtir o seu vídeo. Dentro do possível, interaja com eles nos comentários.

  • Playlists: faça playlists baseadas em assuntos, palavras-chave, séries de vídeos e vídeos de mesmo interesse, pois essa prática facilitará o encaminhamento do seu público para um outro vídeo, ajudando a criar engajamento e autoridade para a sua marca, aumentando o tempo de exibição do seu canal e a retenção do seu público nele.

  • Divulgue seus vídeos em suas redes sociais: apesar de bilhões de pessoas utilizarem o Youtube, existem muitas pessoas fora dele. Divulgar os seus vídeos em outras redes sociais o auxiliará a atingir esse público. Você pode divulgá-los também em seu próprio site ou em sites e blogs com boa autoridade na web.

  • Apareça em outros canais: uma forma de atrair público é participar em canais de grande relevância no Youtube, principalmente aqueles que, não sendo da concorrência, tem alguma relação com o seu conteúdo.

E, por fim…

Atualmente, gravar, editar e lançar um vídeo no Youtube é uma tarefa que qualquer um pode fazer por menor que seja o seu orçamento.O sucesso dependerá da sua criatividade, da divulgação do seu conteúdo e da relevância dele para os usuários da plataforma.

Não existe uma receita que seja 100% correta para saber como divulgar a marca no youtube, mas existem boas práticas que podem auxiliar o seu canal a construir um bom público e a mantê-lo conectado a ele. Tratando-se de uma plataforma com mais de 2 bilhões de usuários, é um grande meio de comunicação para atingir um amplo público que deseja manter-se sempre informado e atualizado.

Ter sucesso na plataforma exigirá a produção frequente de conteúdo, mas poderá atrair uma grande quantidade de clientes disponíveis nela.

Boa estratégia!