Censo Agências orienta a gestão da Agência W5
Um ferramenta poderosa aplicada à gestão de agências: essa é uma das definições possíveis para o Censo Agências. Tanto é verdade que muitos gestores da área estão muito satisfeitos com o formato da maior pesquisa do mercado publicitário. A edição da Pesquisa Censo Agências 2018 foi um sucesso. Por isso, listamos aqui alguns motivos para você não deixar de participar.
Karen Martinez, da Agência W5, conta como a ferramenta tem sido usada e destaca alguns dos índices que orientam a condução da gestão.
Você vai ler neste post
Competitividade da agência
Para avaliar o posicionamento da W5, a Karen conta que utiliza os dados do Censo como parâmetros para comparação do desempenho da agência em relação às demais, verificando, assim, seu potencial competitivo e os pontos de melhoria.
Portanto, ao visualizar o cenário do mercado, a W5 tem condições de identificar os pontos positivos da agência para convertê-los em vantagem mercadológica. Como a maioria das agências têm um perfil jovem, a W5 se destaca pela sua trajetória e experiência.
“ O fato de termos 25 anos de atuação nos coloca muito à frente da maioria das agências que são bem mais novas. Portanto, esse dado se transforma em recurso para a venda da nossa agência e é a garantia de confiabilidade para o cliente”, argumenta Karen.
Boas práticas de gestão de pessoas
Manter um time engajado e reter profissionais são dois dos principais desafios dos gestores de agências. Por isso, um dos pontos do levantamento que interessa à W5 é a faixa salarial média praticada. O Censo indica também como está o mercado em relação às contratações nas modalidades CLT e Pessoa Jurídica, mostrando o caminho ideal para definir a remuneração dos colaboradores.
“Nos deixa mais confortáveis saber que estamos dentro do que é bom para o mercado. Isso inclusive nos dá base para argumentar com os colaboradores. Seja na negociação de aumento de salário, seja na contratação”, destaca Karen.
Aprendizado constante
Há quem diga que a gestão é um exercício constante de aprendizado, marcado por tentativas, acertos, erros e recomeços. Ou seja, a jornada empreendedora exige que o gestor esteja atento a esse movimento para manter um ritmo acelerado de crescimento. Além disso, a maior pesquisa do mercado publicitário confirma a teoria sobre o exercício da gestão. Ou seja, os erros e acertos são comuns à maioria das agências.
“É legal saber que os desafios que enfrentamos não são apenas nossos. Mas sim, do mercado como, por exemplo, a refação e a dificuldade de cobrar pelo serviço”, comenta Karen.
Saúde financeira
A maior pesquisa do mercado publicitário, que é realizada pela Operand, também revela os serviços com melhor rentabilidade financeira. De modo que o mercado publicitário pode identificar novas áreas para investir. Ou, profissionais com função estratégica que, possivelmente, irão dar lucro. Assim, os dados podem pautar o desenvolvimento de alternativas mais lucrativas.
A gestora da W5 observa que “um dado curioso foi que estamos investindo muito em contratação FEE mensal. Mas, estávamos em dúvida se realmente era o caminho. Pela pesquisa, o FEE está realmente mais comum pelas dificuldades de comissionamento. Então, estamos nos adequando corretamente no momento atual de mercado.”
Gestão em foco
Mesmo vivendo uma rotina que exige um desempenho multitarefa, muitos empreendedores do mercado publicitário já entenderam que para crescer é preciso se dedicar, com mais entusiasmo, tempo e recursos à administração da agência. A pesquisa revelou a intensificação deste movimento de atenção e priorização da gestão. E a W5 acompanha este movimento. Karen pondera sobre a tendência de atenção à gestão:
“Vimos que nas outras agências também houve o mesmo crescimento de atenção à gestão. É bom saber que estamos caminhando juntos também nesse sentido”.
Essa é a proposta do Censo de Agências: ser ferramenta norteadora para os gestores para que todos caminhem na direção certa. Com foco no investimento de tempo, energia e recursos, e na conquista de resultados superiores.
Enfim, quer fazer como a Karen e consultar os dados do Censo de Agências – a maior pesquisa do mercado publicitário? Faça o download e aprimore a gestão do seu negócio.
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 20/03/2018
- Categoria: Gestão, Universo Operand