Seu marketing funciona? Confira 9 ações de divulgação para sua agência!

É como diz o ditado “santo de casa não faz milagre”. Na realidade do setor publicitário, as agências criativas são boas em planejar ações de divulgação. E quando o assunto é o seu marketing próprio, será que elas estão fazendo do jeito certo?

Segundo dados do Censo Agências 2023, apenas 6,44% do faturamento anual é destinado para ações de marketing da própria agência. Ou seja, apesar de trabalhar pesado na divulgação de seus clientes, as empresas do setor tendem a colocar o marketing próprio em segundo plano. A falta de estratégia de marketing pode impactar na baixa entrada de novos clientes, por exemplo.

Em um mercado competitivo, investir em ações de divulgação é imprescindível para o sucesso da agência. Afinal, uma boa estratégia de promoção traz novos clientes e aumenta a lucratividade do negócio. Entretanto, apesar de parecer simples, ainda é um desafio para algumas agências dedicar tempo para esta tarefa.

A questão é: como promover a agência de modo eficaz e assertivo? Preparamos uma lista com 9 ações de divulgação para o marketing da sua agência. 

Confira!

Qual a importância de se atentar ao seu marketing?

Criar uma estratégia robusta de marketing com boas ações de divulgação gera conscientização sobre a marca, ajuda a cultivar relacionamentos duradouros com os clientes, e ainda contribui para a geração de novos leads.

Como especialista no segmento, você sabe o papel decisivo do marketing na construção de identidade da marca. Em síntese, é por meio dele que a agência irá transmitir seus valores e propósitos aos clientes.

Sabendo da importância e sendo especialista no assunto, como explicar a dificuldade de ver o marketing da agência funcionar?

Entre várias razões, duas se destacam: o tempo escasso e os custos elevados das ações. Essa percepção, no entanto, precisa ser revisada. Afinal, sem os investimentos – de recursos financeiros e de tempo – a agência perde vantagem competitiva e, consequentemente,  se depara com prejuízos.

Portanto, dedicar tempo e/ou dinheiro no seu marketing é importante para a saúde financeira da agência. Isso porque as ações de divulgação são um investimento estratégico que impulsiona as vendas imediatas e constrói a base para o crescimento sustentável a longo prazo. 

No entanto, se sua empresa tem um recurso limitado para investir, não se preocupe. Siga em frente. Aproveite seu conhecimento para criar campanhas que tragam um retorno positivo sobre o investimento, utilizando canais que exigem pouco ou nenhum investimento financeiro direto. 

De olho no seu marketing: confira 9 ações de divulgação que irão promover sua agência!

O seu marketing deve ser uma prioridade, principalmente, se você visa manter a saúde financeira da agência. Gerar leads qualificados, aumentar a receita e expandir a sua marca é um grande desafio, que exige tempo e dedicação.

Mas, afinal, como fazer isso de modo eficiente? Confira, a seguir, uma lista com 9 ações de divulgação que podem auxiliar o seu marketing! 

#1 Crie um site profissional

Hoje em dia, a maioria dos consumidores usa os mecanismos de busca para encontrar os produtos e serviços que desejam. Por isso ter um site profissional pode contribuir para a geração de novos leads.

Lembre-se que a sua marca é tudo. Então, aproveite e direcione um tempo do seu time para criar um bom site. Invista na inclusão de conteúdos originais e em um bom layout, garantindo mais destaque ao seu trabalho. Tenha em mente que o site servirá, também, como uma espécie de portfólio. Logo, se ele não for bom visualmente e apresentar falhas constantes, seus clientes não confiarão no seu potencial enquanto agência.

#2 Invista em SEO

O SEO é um conjunto de técnicas que contribuem para o rankeamento de um conteúdo, ainda, amplia o tráfego orgânico em até 38,1% para a sua página da web

Além disso, quanto melhor é a posição do seu conteúdo no Google, maiores são as chances de atrair potenciais clientes para os seus canais de contato. 

O SEO não exige um alto investimento, aumenta a reputação da marca e auxilia a guiar o usuário por todas as etapas da jornada de compra e do funil de vendas. Para garantir mais eficácia, é importante que o SEO esteja ligado a uma boa estratégia de Inbound Marketing. 

#3 Utilize redes sociais

O Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais no mundo todo. Segundo um levantamento realizado pela Comscore, divulgado pela Forbes, o tempo médio de uso aumentou 31%, estima-se que cada brasileiro passe em média 46 horas por mês utilizando as redes.

Portanto, as redes sociais são excelentes aliadas na hora de atrair o público, apresentar os serviços, divulgar a agência e gerar novos leads. Por isso, elas devem fazer parte da estratégia do seu marketing próprio.

Para isso, é necessário criar conteúdos relevantes, interessantes e que chamem a atenção do seu público. 

Ou seja, é preciso:

  • Elaborar um plano de marketing voltado para as redes sociais;
  • Criar um cronograma de publicações;
  • Investir na criação de vídeos curtos;
  • Explorar todos os recursos dos canais escolhidos (stories, feed, reels, outros);
  • Compartilhar ideias e dicas para engajar a audiência;
  • Investir em quadros de entrevistas com os atuais clientes;
  • Explorar a possibilidade de parcerias com outros canais.

Estas são apenas algumas das possibilidades que contribuem para alavancar o seu marketing nas redes.

#4 Use o e-mail marketing

Esta é uma das ações de divulgação que exigem baixo investimento, mas trazem muitos resultados positivos. Dados da Statista, mostram que a cada um dólar gasto em e-mail marketing as empresas têm um retorno de 36 dólares

Ou seja,  a ferramenta é de baixo custo e traz um excelente retorno, promovendo conexão com o público e melhorando os resultados. Contudo, é preciso montar uma boa estratégia para não prejudicar o seu marketing. Caso contrário, uma alta frequência de emails, sem objetivo claro, pode gerar o efeito inverso, aumentando sua taxa de rejeição. 

Portanto, é necessário pensar nos detalhes não só para atrair a audiência como também para manter a conexão e estimular a compra. Antes de disparar os e-mails, segmente seu público e evite o envio de mensagem padrão, pois nem todos estão na mesma etapa do funil.

#5 Adote uma estratégia de gifting

O gifting é uma ação de divulgação que pode contribuir para o seu marketing. Na prática, esta estratégia pode auxiliar na retenção de clientes, pois ela consiste em presentear clientes e parceiros, mostrando que a agência os valoriza. O intuito desta ação é estreitar laços.

O gifting contribui para:

  • Divulgar a agência: é comum que os presenteados queiram compartilhar este momento, seja nas redes sociais ou no círculo social. Essa exposição contribui para a publicidade da marca.
  • Atrair novos clientes: o interesse aumenta quando eles veem que a agência valoriza os atuais parceiros de negócio. Essa percepção tende a despertar o interesse de potenciais clientes. 
  • Aumentar as vendas: ao atrair novos clientes, os resultados melhoram e novas vendas podem ser fechadas. Por isso, é importante que você tenha uma boa estratégia na manga, e que essa ação seja trabalhada para ampliar a carteira de clientes.
  • Criar laços: o gifting demonstra a preocupação da sua marca com o consumidor, pois você elaborou uma lembrança especial pensando nele. A iniciativa fortalece os laços e cria um vínculo mais forte.

#6 Mescle ações virtuais e físicas

Embora a transformação digital esteja mudando a forma como nos relacionamos, investir em ações presenciais também é importante, uma vez que elas promovem a interação e fortalecem o networking.

Por isso, mesclar ações virtuais e físicas é uma excelente maneira de aproveitar o melhor de dois mundos. Nesse caso, a agência pode investir em webinars, palestras presenciais, e até mesmo confraternizações, em comemoração ao aniversário e/ou datas comemorativas. 

#7 Envolva os colaboradores

A divulgação da cultura da agência e dos profissionais que fazem parte dela auxilia na construção de uma identidade sólida da marca. Ou seja, seus colaboradores podem ser excelentes promotores.

Portanto, você pode criar em conjunto com a sua equipe ações que visam promover a cultura organizacional e o ambiente de trabalho da agência. Incentive-os a compartilhar suas experiências, o que mais gostam, seus aprendizados, entre outros momentos do dia a dia de trabalho. 

Além de trazer um toque humanizado à marca, prova que a agência se importa em oferecer uma boa cultura organizacional. Para o cliente, a valorização dos profissionais mostra que a agência tem uma operação centrada nas pessoas e na qualidade das entregas.

#8 Promova seus clientes

Esta é uma excelente maneira de promover a sua marca. Isso porque as conquistas que eles alcançarem por meio dos seus serviços são suas. 

“Partilhar o crédito, assumir a culpa” é uma máxima que devemos levar para além da vida pessoal, incluindo-a no meio profissional. Ou seja, não priorize e exulte apenas os erros, compartilhe os acertos, as conquistas e vitórias proporcionados pelas entregas da sua agência.

Por exemplo, se uma campanha publicitária levou ao aumento nas vendas de determinada marca, a sua agência contribuiu para esse resultado. Portanto, compartilhe vitórias como essa.

#9 Compartilhe depoimentos e cases de sucesso

Por último, mas não menos importante, compartilhe depoimentos e cases de sucesso, eles têm um forte potencial para atrair novos clientes e fechar negócios. Inclusive, isso pode auxiliar os prospects na tomada de decisão.

Sendo assim, não tenha medo de pedir aos seus clientes, depois da entrega de um projeto e/ou campanha, para fornecerem um depoimento breve sobre as experiências, os resultados e retorno que obtiveram. 

💡 Dica: solicite aos clientes um vídeo curto para redes sociais. Caso isso não seja possível, peça para recomendarem sua agência no LinkedIn.

Os cases de sucesso podem, ainda, fazer parte das propostas e apresentações da sua marca, postadas no site e compartilhadas em redes sociais.

Não importa como ou quais estratégias você adote, tenha em mente que se dedicar ao seu marketing é essencial para manter a saúde financeira da sua agência.

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