Como escolher um sistema de gestão: dicas e critérios de decisão

Um sistema de gestão é uma das principais ferramentas que para atuar em um cenário altamente competitivo, no qual é preciso ganhar tempo, aumentar a produtividade e minimizar o número de perdas. A ferramenta é uma plataforma completa: fornece funcionalidades que suportam a gestão empresarial, deixam o líder mais seguro e conferem mais transparência aos processos. Mas como escolher um sistema de gestão? Afinal, qual o melhor critério a ser adotado?

# Suas necessidades e prioridades

Para saber como escolher um sistema de gestão, é fundamental pensar nos principais pontos que você deseja melhorar nos seus processos e fluxos internos. Ou seja, quais as principais necessidades de gestão?
– Analisar produtividade?
– Organizar fluxos de atividade?
– Emitir relatórios inteligentes?
– Integrar todas os setores e informações em um só lugar?
– Formalizar atividades do financeiro?

Contudo, com essas questões em mente, o processo de decisão se torna mais fácil e claro.

# Trial

Ter a possibilidade de testar o produto sem ter que contratar é uma mão na roda. Portanto, tire proveito do período de trial, no qual você pode ver como o software funciona e refletir se ele é o ideal para a sua empresa. Ou seja, experimente de verdade.

# Reuniões de apresentação

Para ajudar com a decisão, nada melhor do que trocar uma ideia com o comercial para ver como o software se encaixa na sua rotina. Na Operand, por exemplo, temos um time de consultores que podem lhe apresentar o sistema de forma personalizada. Ou seja, pensando na realidade de cada empresa.

# Infraestrutura

Certamente, outro pronto crucial na hora de escolher um sistema de gestão é a infraestrutura oferecida. Sistemas que precisam ser instalados em seu computador são ultrapassados e nada práticos. Aliás, priorize aqueles que você pode acessar pela internet. E, que garantem que as suas informações fiquem seguramente hospedadas na nuvem em um banco de dados confiável.

# Sistema integrado

Uma das maiores vantagens de um software de gestão é a integração de todas as áreas em uma plataforma única. Assim, é possível otimizar os fluxos de trabalho e as informações ficam todas guardadas em um só lugar. Aliás, para um gestor ocupado, é extremamente importante ter acesso à empresa toda da tela do computador, não é?

# Relatórios inteligentes

Um software deve entregar não somente funcionalidades para o seu usuário, é preciso entregar benefícios e valor.

Falamos que informação é dinheiro, não é? Ou seja, um software completo precisa também entregar relatórios inteligentes, que trazem dados relevantes para a tomada de decisão dos gestores.

# Apoio na implantação da solução

O processo de implantação de uma nova ferramenta dentro das empresas pode ser confuso e exigir muita energia. Mas tudo pode ser muito mais fácil se a empresa oferecer apoio para o gestor e sua equipe. Desta forma, eles podem passar por essa mudança da forma mais calma e otimizada possível.

Ou seja, quanto mais apoio a empresa que vende o software oferecer no processo de implantação, melhor.

Além disso, o gestor já faz muito pela sua empresa, com o apoio dos profissionais. Agora é possível fazer mais: selecione um bom sistema de gestão, pensando nos benefícios que ele deve trazer, e transforme a gestão da sua empresa. Com novas funcionalidades, integração da equipe e das áreas, transparência conferida aos processos e acompanhamento de tudo em tempo real, você pode fazer uma gestão completa para alcançar o posicionamento e os objetivos traçados.

Não trata-se somente de um sistema, mas, sim, de uma ferramenta que pode alavancar o sucesso da sua empresa. Ou seja, ganhar um ritmo constante e veloz de crescimento: isso não tem preço. Enfim, agora que você já sabe como escolher um sistema de gestão Experimente grátis o Operand e ganhe produtividade!