Como calcular o lucro da agência? Entenda!
Manter a estabilidade de um negócio é, sem sombra de dúvidas, um grande desafio. Afinal, não basta ter um bom faturamento, é preciso garantir sustentabilidade financeira. Isso significa que é necessário fechar o mês sempre no azul, equilibrando as contas com a arrecadação, e aquilo que “sobra” é o lucro da empresa.
Apesar de parecer fácil, saber a forma correta de como calcular o lucro exige muito cuidado e atenção. Segundo o Censo Agências 2023, aproximadamente 15,53% dos gestores enfrentam dificuldades para lidar com o administrativo/financeiro da agência.
Afinal, gerir o próprio negócio é, na maioria das vezes, fazer malabarismos, cuidar dos clientes, prospectar novos e ainda enfrentar a escassez de talentos. No entanto, a última coisa que o gestor quer lidar é com margens de lucro baixas, devido a problemas nos processos e precificação incorreta.
Nesse sentido, saber como calcular o lucro da agência é extremamente importante. Este artigo traz mais detalhes sobre o assunto e algumas dicas que podem ajudar nesta tarefa!
Aproveite a leitura!
Afinal, por que é importante saber calcular o lucro?
Antes de aprender como calcular o lucro da agência, é preciso entender a importância dessa atividade essencial ao negócio. Ao compreender este indicador, o gestor consegue identificar a rentabilidade da agência, além de saber precificar seus serviços.
“Ah, mas eu sei que meu negócio é lucrativo, porque a minha receita é alta.”
Ao contrário do que parece, o alto número de vendas não representa diretamente uma alta taxa de lucratividade. Isso porque o total global de despesas pode ser mais alto que o faturamento. Logo, a rentabilidade, pode, sim, ser prejudicada.
Quando o gestor de agência não sabe como calcular o lucro, ele tende a se deparar com:
- Precificação incorreta;
- Receitas que não batem com as despesas;
- Despesas maiores que o lucro.
Diante deste cenário, saber como calcular o lucro da agência é importante para:
- Verificar se é necessário reformular o planejamento financeiro e a precificação dos jobs;
- Entender os custos de produção;
- Ajustar estratégias;
- Manter a saúde financeira da agência em dia.
Além disso, caso a agência necessite de um empréstimo, o banco pode solicitar a margem de lucro. Ter esses indicadores sempre à mão também pode influenciar, inclusive, na entrada de novos investidores no negócio. Portanto, além de entender a saúde financeira, compreender a margem de lucro da agência é importante para fechar novos negócios.
Como calcular o lucro da agência?
De modo simples, a margem de lucro é obtida por meio da diferença entre as despesas do negócio e a receita gerada. Ou seja, é o que “sobra” no fim do mês ao pagar todas as contas.
Mas, como esse cálculo pode ser feito?
Para efetuar esta equação é preciso considerar alguns fatores, como: custos de produção, mão-de-obra, despesas fixas e o valor das vendas realizadas.
Basicamente, para obter o lucro da agência, é preciso subtrair as despesas do faturamento obtido com as vendas do produto e/ou serviço. A fórmula é:
Lucro bruto = receita gerada – despesas
O resultado representa o lucro bruto.
Já para encontrar o percentual da margem de lucro, é necessário dividir o valor pelas receitas totais, aplicando a fórmula:
Margem de lucro = lucro bruto / receitas totais
Digamos, que a agência teve um faturamento de R$ 50.000,00 no mês de abril, e as despesas (custos fixos, mão-de-obra, equipamentos, etc) tenham sido de R$ 30.000,00.
Logo, temos a seguinte equação:
Lucro bruto = 50.000 – 30.000 Lucro bruto = 20.000 Margem de lucro = 20.000 / 50.000 Margem de lucro = 0,40 x 100 = 40% |
Desse modo, a agência lucrou R$ 20.000,00 no mês de abril, alcançando uma margem de lucro de 40%.
Margem de lucro bruto x margem de lucro líquido: quais as diferenças?
A margem de lucro bruto não é o único método de cálculo que pode ser utilizado, existe também, a margem de lucro líquido. De modo simples, a principal diferença entre as duas é que enquanto o lucro bruto considera apenas as despesas, a margem de lucro líquido inclui na equação além dos custos fixos outros valores, como:
- Impostos;
- Tributação e encargos das folhas de pagamento;
- Aluguel, manutenção do escritório e equipamentos;
Portanto, para chegar à margem de lucro líquida é utilizado a seguinte equação:
Margem de lucro líquido = Lucro bruto – despesas – imposto / receita total x 100
Tomando como base o exemplo anterior, temos:
Receita total: 50.000
Despesas: 30.000
Impostos: 2.000
Custos variáveis: 3.000
Logo, temos a seguinte equação:
Lucro líquido= 50.000 – 20.000 – 8.000 – 3.000 Lucro líquido= 19.000 Margem de lucro líquido = 19.000 / 50.000 Margem de lucro líquido = 0,38 x 100 = 38% |
Assim, o lucro líquido da agência é de R$19.000 e a margem de lucro líquido é de 38%.
Margem de contribuição
Diferente dos dois modelos anteriores de cálculo, a margem de contribuição ou “markup”, como é conhecida, considera o valor da venda na equação. Ou seja, não é utilizado o faturamento mensal para o cálculo.
A partir desta fórmula é possível compreender o que a agência precisa gerar de recursos para quitar os custos e despesas fixas do produto/serviço. Desse modo, ao saber como calcular o lucro a partir da margem de contribuição, auxilia o gestor a entender o quanto ele precisa vender.
A fórmula utilizada nesta equação é a seguinte:
Margem de contribuição = preço – custos e despesas variáveis da venda
Por exemplo:
Um pacote de serviços mensal é vendido a R$ 2.000,00, considerando que as despesas fixas e variáveis são, em média, de R$ 1.200,00.
MC = 2.000,00 – 1.200,00
MC = 800,00
Logo, a margem de contribuição é de R$ 800,00 ou de 40%.
Lucro operacional
Outro método de cálculo que pode ser utilizado para calcular o lucro é avaliar os custos operacionais relativos ao funcionamento das operações da agência. Para esta equação, podemos incluir despesas como: custos de produção, administrativas, entre outros.
Ainda utilizando o exemplo anterior, vamos supor que o custo operacional no mês de abril foi de R$ 2.500,00. Assim, deduzindo da receita bruta as despesas, os impostos, custos variáveis e o operacional, temos R$ 16.500,00 de lucro.
Para encontrar a margem de lucro operacional é necessário dividir este valor pela receita de R$ 50.000,00. O resultado é 0,33, que multiplicado por 100 totaliza 33%.
Margem de lucro ideal: 3 dicas de como estabelecer uma boa lucratividade!
Como vimos até aqui, saber como calcular o lucro da agência é fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio, e principalmente, para evitar terminar o mês no vermelho.
Para auxiliar nesta tarefa, separamos três dicas que podem contribuir para uma margem de lucro positiva. Confira!
#1 Saiba como precificar seus serviços
Como a agência é uma prestadora de serviço, o gestor precisa entender que os custos vão além da produção. Isso porque o fluxo de trabalho é baseado em criatividades e ideias, o que impacta diretamente no cálculo do preço.
Nesse caso, os KPIs financeiros podem ajudar. Conhecidos como indicadores-chave de desempenho, eles representam dados específicos que auxiliam na hora de analisar, acompanhar e inclusive precificar os serviços. Além disso, os KPIs auxiliam a entender mais profundamente a saúde do seu negócio.
#2 Entenda todas as despesas que devem ser consideradas
Antes de fechar um contrato e estabelecer um preço para o cliente, é de extrema importância que você conheça todas as despesas da sua agência, incluindo os custos operacionais, como:
- Despesas fixas (aluguel, internet, luz, água, etc);
- Impostos;
- Custos variáveis (freelancers, suporte externo);
- Custos operacionais (manutenção, assinaturas de serviços, custos administrativos, etc).
Todos esses fatores impactam diretamente no lucro da agência, logo devem ser considerados na hora de precificar seus serviços.
#3 Considere adotar um sistema de gestão
Dedicar-se exclusivamente à gestão financeira da agência é sempre um grande desafio para os gestores. Mas, calma que essa tarefa pode se tornar mais prática e simples com um sistema de gestão. Isso mesmo!
Com um software de gestão, como o Operand, por exemplo, é possível realizar uma análise completa dos clientes mais rentáveis, identificar ‘gargalos’ que prejudicam as operações da agência, acompanhar a produtividade da equipe e mais.
Além disso, o sistema possui 10 módulos que auxiliam no controle da gestão, permitindo acompanhar o andamento e calcular o tempo dedicado a cada tarefa (timesheet).
Antes de contratar, você tem a possibilidade de realizar um teste grátis por 7 dias e analisar se o sistema atende às suas necessidades.
Para aprender mais sobre a dinâmica da gestão financeira das agências, recomendamos assistir à palestra de Pedro Marins na OPCON sobre os controles essenciais para a gestão financeira da sua agência. Se quiser ver todas as palestras gratuitamente e na íntegra, é só acessar o site do evento!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 05/05/2023
- Categoria: Gestão