Como funciona a dinâmica da gestão financeira nas agências?

A equação de sucesso de uma agência pode ser, aparentemente, muito simples. Uma equipe talentosa com qualidade criativa somada a uma gestão de excelência resulta em um fluxo de trabalho bacana e, sobretudo, traz segurança para o crescimento constante da agência.  Talvez, dentre esses, além do desafio da gestão de talentos, o maior deles seja a gestão administrativa e financeira. Afinal, os clientes exigem muito e estão – quase sempre – em primeiro lugar na lista de prioridades. Mas, e a administração da sua empresa que posição ocupa? Está no topo também?

Por onde devo começar?

Quando falamos na gestão da agência, precisamos focar na gestão financeira.  Para conhecer as particularidades da sua agência nada melhor do que saber como os valores de receitas e despesas estão sendo distribuídos. Além disso, avaliar os gastos com custos fixos e variáveis, fazendo um comparativo entre o total de receitas e despesas operacionais e não operacionais, também pode ajudar no controle dos gastos e na projeção de metas.

Hoje, algumas ferramentas auxiliam os empreendedores na gestão da empresa e na criação de novas estratégias. Os números, dados e gráficos fornecem subsídios!

importantes para compreender o momento que a agência vive e, sobretudo, para construir um plano de atuação. Os sistemas e ferramentas simplificam os processos e ampliam as possibilidades de se preparar para crescer.

Por que o avaliar o fluxo de caixa é importante?

Na gestão financeira, usando a ferramenta Fluxo de Caixa, por exemplo, você pode visualizar com precisão o desempenho financeiro da agência e, assim, tomar decisões fundamentadas. Como as informações são integradas, o fluxo de caixa gera um demonstrativo bem visual, que detalha as entradas e saídas. Assim, você identifica a origem das receitas e despesas e acompanha a movimentação de cada categoria.

A ferramenta responde algumas das principais questões de gestão da agência. Ao gestor, cabe apenas interpretar as respostas e gerenciar as situações. É por isso que muitos sistemas de gestão trazem o Fluxo de Caixa. Para os empresários, a ferramenta gera indicadores valiosos capazes de orientar a condução dos trabalhos, oferecendo mais segurança e embasamento para administrar o negócio.  Com a previsão de receitas e despesas e um resumo financeiro detalhado para cada período selecionado, é possível acompanhar o andamento dos trabalhos e fazer um planejamento detalhado.

Tenha uma visão sistêmica

A visão sistêmica sobre os principais pontos de impacto na gestão financeira reflete no desenvolvimento da agência.  Com todos os processos alinhados e tudo registrado no sistema, você sabe em qual ritmo a agência cresce e, assim, lado a lado com sua equipe, pode se preparar para fazer ainda melhor.