Os 10 melhores softwares de gerenciamento de projetos

Hoje, como você está conduzindo o gerenciamento de projetos na sua empresa? Esse processo costuma ser demorado, confuso e ineficiente? Você ainda está atualizando planilhas repetidamente, enviando muitos emails e usando dezenas de post-its para organizar suas tarefas e prioridades? Conduzir a rotina dessa maneira é improdutivo. Você perde tempo e esforço. 

A tecnologia está aí para ajudar. Com uma boa ferramenta, você pode ter uma visão geral e completa de seu projeto em um clique. No mercado, não faltam soluções completar para apoiar os gestores, ajudando-os a ficar no controle de cada projeto.

Neste artigo, apresentamos o conceito deste tipo de ferramenta e mostramos quais são os melhores softwares de gerenciamento de projeto

Continue lendo o artigo!

O que é o software de gerenciamento de projetos?

O software de gerenciamento de projetos é usado por uma ampla gama de empresas para viabilizar o planejamento de projetos, a alocação de recursos e a programação das atividades. 

A ferramenta permite que os gerentes de projeto, bem como suas equipes controlem seu orçamento. Além disso, facilita a gestão adequada de todas as tarefas, atividades e da documentação trocada durante um projeto. 

Acima de tudo, um bom software deve funcionar como uma plataforma facilitadora da colaboração entre todos os envolvidos no projeto.

O que torna um bom software de gerenciamento de projetos?

Desde o controle das entregas até a gestão de recursos e de orçamento à colaboração com os membros da equipe, muitos aspectos requerem atenção na hora de executar e gerenciar projetos. 

Esse cuidado é válido também na hora de escolher a ferramenta certa para a gestão de projetos. Aqui está uma lista das 5 principais funcionalidades que você deve buscar ao identificar quais são os melhores softwares de gerenciamento de projetos.

  • Listas de tarefas: ser capaz de atribuir e atualizar o status das tarefas para que todos os colaboradores da equipe estejam sincronizados;
  • Cronogramas: muitas ferramentas oferecem recursos como calendários e gráficos de Gantt. Eles ajudam a entender onde uma tarefa se encaixa no projeto como um todo e o prazo ideal para conclusão;
  • Compartilhamento de arquivos: ao compartilhar e organizar documentos-chave do projeto no sistema, você elimina o tempo perdido na busca de arquivos;
  • Comunicação: isso é crítico no gerenciamento de projetos. Afinal, um fluxo regular de comunicação facilita o alinhamento do time, bem como a busca por solução rápida e fácil diante de qualquer problema;
  • Relatórios: esse recurso é valioso, principalmente, na hora de atualizar todos os membros da equipe sobre o andamento do projeto como um todo. Além disso, facilita o acompanhamento pelo gestor. Baseado nos relatórios, ele pode se certificar se projeto está progredindo e as tarefas têm sido realizadas em tempo hábil. 

Com esses aspectos em mente, agora vamos conhecer quais são os melhores softwares de gerenciamento de projetos.

#1 Operand

Desenvolvido especialmente para atender equipes criativas, o Operand possui as funcionalidades necessárias para a gestão de projetos, tarefas e equipes em agências de publicidade, agências de marketing digital e departamentos de marketing. 

Com o suporte do sistema, é possível:

  • Otimizar a produtividade ao gerenciar as atividades da sua equipe;
  • Melhorar qualidade das suas entregas;
  • Manter o fluxo de processos organizado e visível para o time;
  • Hospedar arquivos de diferentes formatos;
  • Centralizar a comunicação em uma única plataforma;
  • Acompanhar as entregas dos jobs no feed;
  • Ter acesso a uma visão 360° dos projetos no dashboard.

O Operand é um software de gerenciamento de projetos perfeito para integrar pessoas aos processos da empresa de forma colaborativa. 

Além disso, o sistema conta com todos os recursos necessários para gestão de projetos, como:

  • Criação de job e tarefas com prazos e responsáveis;
  • Apontamento de horas no timesheet;
  • Acompanhamento dos projetos em tempo real.
  • Várias pautas para o gestor acompanhar o desenvolvimento da tarefa;
  • Medir a produtividade da equipe;
  • Medir taxa de rentabilidade e o retrabalho;
  • Analisar o fluxo de caixa da agência

A versão trial fica acessível por sete dias, você pode experimentar o Operand aqui ou agendar uma demonstração. O Operand conta com opções de plano anual, semestral e mensal.

#2 Artia

Para tornar a gestão de projetos mais dinâmica e colaborativa, facilitando o trabalho do time e aumentando a produtividade, o Artia é uma das opções.

São vários os recursos disponíveis, sendo que vale citar alguns:

  • Cronograma de projeto;
  • Kanban de tarefas;
  • Apontamento de horas;
  • Indicadores de projetos.

Além disso, o software tem um diferencial embutido: a técnica Pomodoro está acessível na plataforma. A metodologia de gestão de tempo, que permite dividir o trabalho em ciclos de 25 minutos com um intervalo de 5 minutos, aumenta a produtividade da equipe.

São quatro as opções de planos disponíveis no site do Artia. Desde a versão gratuita, com limite de participantes e espaço de armazenamento, até as versões pagas pensadas para atender as diferentes demandas das empresas. A versão trial, para teste da plataforma, é liberada por dez dias.

#3 Podio

Desenvolvido pela Citrix, o Podio é uma das ferramentas de gestão de projetos que centraliza a organização de prazos de entrega, tarefas e arquivos em um só lugar.

Ao usar o Podio, o gestor e o time ganham maior visibilidade. isso porque  todos os envolvidos no projeto podem acompanhar o que está sendo planejado, em progresso e completo. Ou seja, a gestão de todos os processos se torna muito mais transparente e simples. O Podio ainda dispõe de uma série de filtros para verificar, por exemplo, as entregas feitas por cada colaborador.

O sistema tem integração garantida com muitos dos mais populares serviços de compartilhamento de arquivos, produtos de suporte ao cliente e ferramentas de marketing. Zendesk, GoToMeeting, Dropbox e Evernote são alguns deles.

O software também conta com o recurso de armazenamento do histórico dos antigos projetos. Assim, você e seu time podem usá-los como referências.

O Podio oferece uma versão free para empresas com até cinco funcionários e versões pagas para companhias com times maiores.

#4 Asana

Para manter o trabalho organizado, o software de gerenciamento de projetos Asana oferece tarefas, projetos, conversas e painéis. Um dos recursos de destaque do software é possibilidade de adicionar campos de clientes e rastrear apenas o que é importante para você. 

O software também oferece Team Pages, onde ideias e conversas são compartilhadas para que todos vejam, bem como uma ‘Caixa Inteligente’ na qual membros da equipe recebem apenas atualizações importantes do projeto. Assim, em vez de classificar as mensagens pela data de registro, o Asana categoriza de acordo com a relevância das informações. 

O software pode ser integrado com um grande número de outros sistemas, incluindo Google Drive, DropBox , Github , MailChimp e muitos outros.

A visualização da linha do tempo  é outro diferencial do Asana. Dessa forma, o software permite gerenciar o trabalho de maneira mais assertiva. Afinal, assim você ganha visibilidade sobre a  tarefas dependentes, sobrepostas e não programadas, criando planos para orientar sua equipe, indicando precisamente as atividades de cada um. 

O software é free para empresas pequenas e possui versões pagas para companhias de maior porte. 

#5 Bitrix24

O Bitrix24 é um software de gerenciamento de projeto online. Oferece suporte a gráficos de Gantt, chat em grupo, videoconferência, gerenciamento de documentos e automação de tarefas, para citar alguns. Além das funcionalidades focadas em projetos, o sistema oferece ferramentas de comunicação, CRM, contact center, criação de sites e automação de marketing.

Na gestão de tarefas e projetos, o Bitrix24 apresenta vários recursos, como Gantt, Kanban, gestão de tempo, planejamento de carga de trabalho e usuários externos. Com os recursos deste módulo, o gestor ainda pode gerar relatórios das entregas de cada colaborador, mensurando a performance do time.

Outro recurso do Bitrix24 é a possibilidade atribuir a carga horária de trabalho prevista para cada profissional participante do projeto. O recurso facilita a comparação do previsto versus realizado, simplificando o controle das entregas e do que ainda precisa ser feito.

Assim como as outras ferramentas de gestão de projetos citadas, o Bitrix24 também possui uma versão gratuita (para empresas de até 12 funcionários com limite de armazenamento) e pacotes pagos para empresas maiores.

#6 GanttPro

GanttPro é uma solução de software baseada em gráficos de Gantt . Ele permite que você planeje e gerencie seus projetos online, visualize processos, crie e atribua tarefas aos membros da equipe, defina prazos e acompanhe a porcentagem de atividades concluídas em relação aos cronogramas. 

Você pode compartilhar os gráficos de Gantt que criou com a equipe e os clientes, atribuindo a usuários dedicados o direito de visualizar ou editar. 

O sistema possui um conjunto de recursos principais, sendo que alguns são compatíveis com métodos Agile. É possível, por exemplo: 

  • Agendar tarefas com base em prioridades; 
  • Distribuir tarefas entre os participantes do projeto; 
  • Analisar caminhos críticos para acelerar o progresso das entregas; 
  • Rastrear o progresso atual para saber o estágio de implementação do projeto.

O GanttPro é um software livre, ou seja, o usuário pode adaptar algumas funções de acordo com a sua necessidade. Ele serve, basicamente, para gerenciar o cronograma de um projeto tomando como base o gráfico de Gantt, que prevê as tarefas de um projeto, com intervalos de tempo e dependência entre as atividades.

O GanttPro não fica disponível na nuvem, mas é compatível com os principais sistemas operacionais em circulação: Linux, Windows e iOS. Além disso, a ferramenta permite converter resultados em PDF e HTML. 

#7 Microsoft Project

O Microsoft Project é uma das ferramentas de gestão de projetos mais antigas do mercado, sendo que sua primeira versão foi lançada em 1985 pela gigante Microsoft. 

A interface deste sistema lembra bastante o Microsoft Excel, de modo que ele pode ser bem familiar para quem já usou as planilhas da Microsoft. O software também usa o gráfico de Gantt para organizar o cronograma do projeto e permite atribuir tarefas para cada colaborador envolvido.

#8 Wrike

O Wrike é um software de gerenciamento de projetos e colaboração baseado em nuvem. Essa ferramenta ajuda o gestor a acompanhar as operações do dia a dia e garante que o projeto seja finalizado dentro do cronograma e de acordo com o custo predeterminado. 

Ao configurar tarefas, o Wrike pode ser integrado a outras ferramentas de negócios, como Google Apps, Microsoft Excel e Dropbox.

O aplicativo Wrike também oferece a opção de transformar e-mails em tarefas. Assim, o usuário pode criar, atribuir ou editar documentos a partir da sua conta de e-mail.

O  Wrike facilita a comunicação entre os participantes de um mesmo projeto através de menções com @. 

O software possui versão gratuita e versões pagas de acordo com o campo de atuação e o tamanho da empresa.

#9 JIRA

O JIRA é um aplicativo de gerenciamento de projetos desenvolvido pela empresa australiana Atlassian. Baseada na web, a ferramenta oferece aos gerentes de projeto a capacidade de gerenciar várias equipes e fluxos de trabalho com mais eficiência.

Os conceitos-chave no JIRA são projetos e tarefas. Os projetos são usados ​​para agrupar tarefas. As tarefas são criadas dentro dos projetos para que sejam atribuídas aos colaboradores. É possível ainda criar subtarefas. 

Quando os projetos são concluídos, o status da tarefa é alterado automaticamente.

Com quadros baseados na metodologia Scrum e também no Kanban, o j Jira é  amplamente usado para projetos de desenvolvimento de software. 

Além disso, o software gera relatórios ágeis, destacando o desempenho da equipe e a porcentagem de conclusão do projeto. 

#10 Trello

Construído com base no princípio de gestão kanban japonês. O Trello oferece recursos para que envolve o monitoramento consistente de todas as fases de produção.

É uma ótima ferramenta para projetos padrão e é conveniente para diretivas de comando e atribuições individuais. 

A interface é composta por diferentes placas, que representam projetos ou processos na empresa. Cada quadro consiste em listas de tarefas, cartões com descrições, comentários, arquivos, etiquetas de cores e prazos. O menu pode ser exibido como um calendário. 

O Trello possui uma versão gratuita com limitações e planos pagos. Empresas que precisam de mais recursos, como upload de grandes arquivos, opte pela versão paga.

Com a nossa ampla seleção de aplicativos, agora você já sabe quais são os melhores softwares de gerenciamento de projetos. Assim, fica bem mais fácil escolher a ferramenta ideal para as demandas da sua equipe. 

Esperamos que esta lista o ajude a escolher um dos os melhores softwares de gerenciamento de projetos!

O Operand é uma das ferramentas que citamos. Nossos clientes aprovam e recomendam. Quer conhecer a nossa solução? Peça hoje mesmo seu trial!