Como otimizar o tempo e ter uma vida equilibrada

Certamente, você já deve ter lido muita coisa sobre como otimizar o tempo. Talvez possa parecer um pouco incômodo ter a necessidade de organizar o nosso tempo em frações. Além disso, dá a sensação de que nos tornamos sistemáticos, programados e cronometrados para dar tempo de fazer tudo. Mas para viver uma vida equilibrada, é preciso encarar essa “organização da vida” de uma maneira leve, como uma ferramenta para que você possa ser mais feliz.

5 arrependimentos mais comuns

Não tem jeito, a nossa vida exige certa organização. Isso se você não quiser entrar para a estatística dos 5 arrependimentos mais comuns antes da morte (talvez você até já tenha se antecipado e pensado ou dito um deles):

  1. Queria ter aproveitado a vida do meu jeito e não da forma que os outros queriam
  2. Queria não ter trabalhado tanto
  3. Queria ter falado mais sobre meus sentimentos
  4. Não queria ter perdido contato com meus amigos
  5. Queria ter me permitido ser feliz

A questão é: como otimizar o tempo para que ele seja nosso aliado e não o grande vilão? Com certeza, é preciso ter a medida certa, ou seja, construir uma carga horária pessoal. Alías, esse é o grande desafio!

Afinal, como otimizar o tempo?

Considerando as 24 horas do dia, distribua o tempo de acordo sua rotina padrão. Ou seja, determine as horas investidas para cada um dos 6 itens. Portanto, caso você não invista tempo em algum dos itens, considere zero.

Sono: todos os momentos de sono (noturno, sesta)
Trabalho: todas as atividades profissionais
Capacitação: curso de idioma, faculdade/pós/MBA, etc
Exclusivo para você: atividade física, atividades culturais, leitura, televisão, redes sociais, whats
Exclusivo para família e amigos: encontros em família e amigos, balada, confraternização, momentos compartilhados (jantar, almoço)
Rotina (extras): qualquer atividade que não esteja relacionada nos itens anteriores: supermercado, trânsito, banco, consulta médica, etc.

Enfim, fizemos uma planilha que irá lhe auxiliar na missão de otimizar o tempo e tornará seu planejamento tangível, permitindo, desta forma, que você tenha mais facilidade na reorganização do seu dia.

planilha-para-otimizar-o-tempo