Como preparar a sua Agência para a Crise do COVID-19?
Vivemos um momento delicado. Incertezas, inseguranças e preocupações fazem parte da rotina não só do Brasil, mas do mundo.
O Coronavírus teve início na cidade de Wuhan, China, e tem se espalhado por todos os continentes. A chegada do vírus no Brasil tem causado grande preocupação e não poderia ser diferente com os números de infectados crescendo diariamente.
Além do impacto na saúde, o COVID-19 também tem deixado uma série de prejuízos na economia. Ainda é muito cedo para conseguirmos prever todos os danos reais que poderão surgir ao decorrer do tempo, até a estabilização dessa enfermidade.
Em contrapartida, empresas como: mercados e estabelecimentos de pequeno e médio porte já sentem grandes impactos dessa nova realidade. Sem caixa para sustentar uma nova crise, a redução de funcionários não se torna apenas uma alternativa e sim uma real necessidade.
E, nesse cenário onde é essencial se preocupar não apenas com a doença, mas também com todo o peso econômico e social que talvez perdure mais tempo que o próprio vírus, ficam os questionamentos: quais medidas e estratégias a agência deve realizar?
Se você quer saber tudo isso e um pouco mais, me acompanhe na leitura! 🙂
Gestão de crise
Sim, e sim! Você precisa pensar estrategicamente nesse momento. Se você é uma agência que já passou por momentos difíceis e conseguiu superar através de um bom planejamento, está bem familiarizado com essa medida.
Mas, vamos desconstruir e desmistificar pontos da gestão de crise.
O que é gestão de crise?
De modo geral, gestão de crise é uma estratégia administrativa que visa diminuir os prejuízos que podem ocorrer através de contratempos externos ou internos.
Identificando o tipo de crise
Você pode identificar e classificar a crise em:
- Repetina: Esperada, mas não agora.
- Latente: Em progresso, acontecendo, explodindo
- Bizarra: inesperada, nunca imaginada.
O que esperar durante a crise?
Encare a realidade! Durante um período difícil, devemos ser realistas. Você precisa estar ciente que há uma grande probabilidade de ter prejuízo. E é normal, se não, não seria crise, correto?
E a gestão de crise vem justamente para reduzir ao máximo a perda.
Posicionamento dos líderes, CEOS e gestores
Grandes cargos, grandes responsabilidades. Quando há um conflito na agência, todos os colaboradores são atingidos.
Além do gestor deter o papel de tranquilizar funcionários, cabe a ele também ter uma visão estratégica que saiba identificar onde os possíveis gargalos irão acontecer.
Um ponto interessante e preocupante ao mesmo tempo, é que apenas 36,3% dos gestores se dedicam a gestão, dados revelados na pesquisa Censo Agências 2020.
O que pode ter um grande reflexo durante um período de crise.
Tenha ciência da realidade dos seus clientes e quais estão sendo mais afetados
Como agência comunicadora, você com certeza deve atender vários setores. E, quando algum setor não vai bem, é possível prever onde vai acontecer o gargalo.
E como ficam as agências de nicho nesse cenário?
A verdade é que todos os setores estão sendo impactados de alguma forma, sendo muito negativamente ou lutando para ficarem estabilizados.
Com o período de quarentena no Brasil, mercados como: imobiliário, comércios, restaurantes, mobilísticos, estética e outros se tornam alvos fáceis para a crise.
E para a Agência cabe realizar algumas medidas, como:
- Respeitar o momento do cliente. É preciso ter empatia e entender que se trata de um momento difícil, portanto, pode haver uma queda na demanda;
- Querer entender a dinâmica do mercado. Conversar com o seu cliente sobre planos que já estão sendo traçados, dessa forma, fica mais fácil elaborar estratégias de comunicação para realmente ajudar o seu cliente.
- Conscientizar sobre a real situação e a importância de trabalhar o relacionamento com o público.
- Além de destacar os motivos de aproveitar o momento para campanhas de informação de prevenção.
- Repensar formas de continuar o trabalho, sem o presencial.
Reinvente a sua agência, estude mercados que podem se beneficiar com a crise
Cenários complicados pedem soluções criativas. Sabemos que a construção do público-alvo é algo que deve ser pensado nos mínimos detalhes, afinal, é o que gera renda para a agência.
Entretanto, em situações como essa, é necessário sair da zona de conforto.
Mercados como: cursos EAD, farmácias, psicólogos onlines, médicos particulares, mercados e outros podem ter uma alta no mercado, e consequentemente, de campanhas.
Se informe!
Sim, se informe. Se informe de todos os cenários possíveis para extrair o máximo de informação sobre o mercado, previsões, tendências e afins.
Materiais úteis:
Agência de Bolso: Como reduzir o impacto nos negócios causado por uma pandemia.
Censo Agências 2020: Panorama das Agências Brasileiras, estratégias, salários e gestão.
Passe por cima!
Sempre precisamos ser positivos, e principalmente em cenários caóticos. Se a demanda tiver baixa e o tempo ocioso, é o momento ideal para cuidar da comunicação da agência!
Aquela repaginada na identidade, aquele UP no relacionamento com o cliente e até mesmo materiais online! 🙂
Mudanças na rotina da Agência
Com a quarentena rolando, a rotina da agência pode ser afetada. A pergunta é: como você gestor está conseguindo repassar a demanda para seu time e manter a comunicação sem falhas e manter a mesma produtividade?
Se está difícil realizar a gestão, é hora de conhecer novas ferramentas!
Ferramentas que auxiliam o Home-office
Gestão de times e projetos
Agências que já utilizam boas ferramentas de gestão de times e projetos podem levar vantagens em meio a mudança. Isso porque ter uma ferramenta de gestão de projetos permite ter uma visão geral de toda a demanda da equipe e da agência e acompanhar o time em tempo real
Para isso, o Operand funciona perfeitamente!
Comunicação
Manter a comunicação com a equipe clara mesmo à distância, é crucial para evitar dificuldades e queda na produtividade. Algumas ferramentas que podem te ajudar
- Slack;
- Operand;
- Flock;
- Troop Messenger.
Conferências
Para conferências e apresentações de projetos e propostas, você pode utilizar essas ferramentas:
- Whereby
- Skype
- Hangouts
- Zoom
- GoToMeeting
Campanhas Publicitárias e ações de marcas
Felizmente o número de campanhas de conscientização está crescendo, separamos aqui algumas delas e ações incríveis já lançadas para inspirar você.
Governo Federal:
99POP
https://99app.com/coronavirus/
OLX
Claro, Sky, Vivo:
Liberaram canais de graça.
Globo:
Liberou sinais de Globonewa, Sportv, viva e os filmes do telecine para todos os usuários de TV por assinatura.
Burguer King:
Irá doar parte do lucro para o SUS.]
Zoom:
Zoom está ajudando escolas a continuarem suas aulas por videoconferência.
Udemy:
Liberou mais de 40 cursos gratuitos de tecnologia e informática.
Ufa, enfim! O que achou do nosso artigo? Tem alguma sugestão? Comenta com a gente! 🙂
Oi! Me chamo Camila. Atualmente curso Publicidade e Propaganda e sou fascinada pelo universo de Marketing. Sempre estou produzindo alguma coisa, seja vídeo, foto ou texto. Meus hobbies serão sempre jogar baralho, karaokê e ver animação.
- Por Camila Azevedo em 20/03/2020
- Categoria: Gestão, Produtividade