Como ser um bom líder para a agência?
Você já se perguntou o que diferencia um bom gestor de um líder inspirador? O primeiro é mais técnico. Já o segundo possui competências e habilidades que permitem uma conexão genuína com as pessoas.
A questão é: como ser um bom líder de agência, em um cenário de tantas incertezas, mudanças e com equipes tão diversas?
Neste artigo, apresentamos alguns insights para ajudar você a entender como ser um bom líder para o seu time.
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Qual é o perfil do líder inspirador?
Certamente, para ser um bom líder, desde o princípio da jornada, é preciso caminhar com uma convicção. A de que sozinho não se chega a lugar nenhum. A liderança exige muitas habilidades. Entre tantas, uma das principais é o tato especial que nos permite lidar com as pessoas e engajá-las. Portanto, para entender como ser um bom líder, você pode começar com visão estratégica, comunicação clara, inteligência emocional, gentileza, autoconfiança e empatia.
Tenha em mente que, para entender como ser um bom líder, você precisa conquistar as pessoas pelas suas características e pela sua postura.
Quando as pessoas nutrem admiração pelo líder, fica mais fácil conquistá-las. E, assim, convidá-las para trabalhar, lado a lado, em busca de um objetivo comum. O seu carisma e a sua facilidade de se relacionar com as pessoas também o levam a tornar-se popular e especial.
Dentre tantas definições possíveis, podemos atribuir uma versão quase poética à liderança: trata-se da “arte de encantar pessoas”. Tal expressão lança luz sobre o conceito e deixa claro que liderança requer empatia e sensibilidade.
Para entender como ser um bom líder, o caminho é ser sensível às pessoas e às causas. E, aos poucos, aprende a combinar as necessidades e os anseios das pessoas com o propósito e os objetivos do grupo, motivando-os a seguir em frente.
Fazer diferente faz a diferença
Pode soar redundante, mas como bem lembra Mário Sérgio Cortella, a liderança nos exige extrapolar a fronteira do óbvio e ir além: é o líder que mostra para as pessoas que é possível romper a fronteira alienante do “sempre foi assim”, fazer diferente e buscar a excelência. A liderança desafia as pessoas a se tornarem melhores: mais autoconfiantes, mais seguras, mais corajosas, mais competentes, mais sonhadoras.
Calma! Não se trata de formar super heróis, mas, sim, de incentivar as pessoas a desenvolverem habilidades importantes. Um bom líder, no dia a dia, tem condições de conduzir, com tranquilidade e naturalidade, a formação de novos líderes.
Saber nutrir a sua ambição é um dos desafios da liderança. Além disso, incentivar cada um a ser ambicioso na dose certa é outro. O perfil do líder inspirador é alguém que traz consigo uma insatisfação positiva e, por isso, luta para conquistar mais saúde, mais conhecimento, mais conforto, mas não apenas para si.
Compreender as necessidades do outro
Sabendo das necessidades das outras pessoas e do grupo, para aprender como ser um bom líder também é preciso instigar a ambição positiva nas pessoas. Lembrando que elas podem (e devem), sim, traçar um projeto para crescer. E, ainda, ambicionar conquistas coletivas tais como: um ambiente de trabalho agradável, resultados mais positivos, equipe fortalecida.
Para Cortella, um líder deve construir sua capacidade ambiciosa, vislumbrando o bem coletivo e, principalmente, rejeitando a ganância e o egoísmo.
Com um perfil de líder inspirador, sensível, empático e inovador, ao acreditar nas pessoas e compartilhar suas ideias com elas, o gestor promove o engajamento dos profissionais, fortalece o seu propósito, amplia sua força de trabalho e conquista novos colaboradores visionários.
Enfim, um líder inspiracional sabe incentivar o crescimento individual e coletivo de um jeito formal e leve ao mesmo tempo, sem pressão, mas com sentido!
É isso: para aprender como ser um bom líder, é necessário ajudar as pessoas a atribuírem sentido à sua caminhada, saindo da mediocridade e explorando um ‘mundo novo’.
Como ser um bom líder, na prática
Saber como priorizar as demandas de forma inteligente e assertiva
A priorização é muito importante. Na maioria das vezes, com a falta disso, as agências tentam trabalhar em tantas coisas diferentes ao mesmo tempo, criando uma série de tarefas e subtarefas sem atingir um objetivo.
Portanto, para saber como ser um bom líder, é importante que o gestor da agência tenha clareza sobre a coisa mais importante para trabalhar a qualquer momento. Uma das melhores práticas de priorização é usar a Matriz Eisenhower, ferramenta usada para definir as prioridades em quatro quadrantes, variando de urgente e importante a não-urgente e sem importância.
Delegar tarefas e empoderar as pessoas
Isso é particularmente importante se você é o tipo de gestor que gosta de ser prático o tempo todo. Para aprender como ser um bom líder, você não pode microgerenciar todos os aspectos da sua agência. Você precisa delegar tarefas para poder funcionar de forma eficiente.
Aproveite as habilidades e capacidades da sua equipe. Se alguém tiver uma ótima ideia, atribua essa tarefa a esse profissional e certifique-se de que ele tem as ferramentas e os recursos necessários para concluí-la com sucesso.
Ser um bom ouvinte
Essa característica é especialmente necessária ao lidar com equipes remotas. Se você e seus colaboradores só se encontram em um escritório virtual, a sensação de serem ouvidos é mais do que importante. A escuta é uma forma de acolhimento, de ser visto e validado. Se a partir dela, você puder resolver os problemas e preocupações da sua equipe, esse cuidado é muito valioso, porque promove motivação e eficiência.
Ser um bom ouvinte também é extremamente importante no relacionamento com os clientes. Você deve ouvir ativamente o feedback deles para que possa ser proativo em encontrar uma solução ou implementar melhorias.
Inspirar pela postura confiável e coerente
Os clientes acreditam em cada palavra que você diz? Eles acham que você está dizendo a verdade o tempo todo? Se sim, então você é confiável. Se você fizer uma declaração falsa, perderá a credibilidade que tem trabalhado tanto para alcançar todos esses anos.
É sempre fácil dizer algo que é positivo por natureza, como um resultado positivo. Mas quando algo negativo acontece, você ainda é encorajado a dizer a verdade. Mantenha o cliente informado e diga a ele como você vai lidar com a situação. Lembre-se, você não pode liderar se perder sua credibilidade.
Incentivar a colaboração
O poder cerebral coletivo pode ser poderoso, especialmente ao desenvolver novas ideias. Para aprender como ser um bom líder, é preciso estar aberto a sugestões e reações dos membros da equipe.
Lembre-se de incentivar a colaboração entre os profissionais. Afinal, essa é uma característica da cultura de negócios que dá importância à realização do time.
Quando os profissionais estão habilitados para colaborar, isso permite que eles trabalhem além de sua função individual, ajudando-os a se sentirem mais valorizados.
Reconhecer e valorizar as pessoas
No dia a dia da agência, reconhecer os esforços mais amplos da equipe, pois todos têm um papel a desempenhar nos resultados positivos, é uma das maneiras de aprender como ser um bom líder.
Além de garantir o reconhecimento dos colaboradores, essa prática também inspira outros a trabalhar de forma eficiente e eficaz. De outro modo, uma recompensa generosa também pode ajudar a aumentar a motivação e manter a performance em um padrão alto, de excelência.
Conclusão
Em síntese, o crescimento da agência está conectado com a performance do líder inspirador e com a motivação da equipe. O desempenho da agência é um reflexo da eficiência da sua liderança como colaboradores e clientes.
Se você está equipado com as qualidades de liderança certas e sabe como ser um bom líder, é fácil para sua agência manter um ritmo constante de crescimento. Dito isso, nutrir essas qualidades é uma tarefa desafiadora. Tanto é verdade que muitos líderes podem se destacar em algumas áreas e não em outras.
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Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 16/12/2024
- Categoria: Gestão