Os 10 melhores livros sobre liderança para gestores de agência

A liderança é um processo de condução natural para alguns, mas para outros é preciso tentar e errar para aprender o que fazer – e o que não fazer. No segundo caso, muitos líderes que desejam crescer rapidamente, buscam ler vorazmente tudo o que podem para despertar seu melhor líder interior. Mas será que estão acessando os melhores livros sobre liderança?

Eles não medem esforços para supervisionar a carga de trabalho de outras pessoas, desenvolver estratégias de longo prazo ou falar com investidores. Ainda que essas tarefas não façam parte da sua maneira padrão de ver o mundo, elas são desafios que os gestores precisam superar. 

Para ajudar, a experiência, o conhecimento técnico e a aprendizagem contínua são essenciais. Sabendo disso, selecionamos os melhores livros sobre liderança para gestores de agência. 

São sugestões de leituras valiosas que precisam estar no seu radar. Desde os clássicos da administração até novidades interessantíssimas de autores mais jovens. 

Aqui estão os dez melhores livros sobre liderança que irão conduzir você a um patamar mais elevado de gestão, desenvolvendo estratégias e habilidades poderosas no mundo dos negócios.

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Marketing 4.0: do tradicional ao digital, Philip Kotler

Começamos por um clássico que um gestor de agência precisa ler. “Marketing 4.0: do tradicional para o digital” é um manual necessário para os líderes que desejam explorar as melhores técnicas de marketing e obter resultados positivos. 

Escrito pelas principais autoridades de marketing do mundo, este livro o ajuda a navegar no mundo cada vez mais conectado e em constante mudança, orientando-o sobre como alcançar mais clientes com mais eficácia. 

Afinal, o consumidor mudou e hoje você precisa se levantar, chamar a atenção deles e transmitir a mensagem que desejam ouvir. Este livro examina a dinâmica de poder de mudança do mercado, os paradoxos forjados pela conectividade e a crescente fragmentação da subcultura que moldará o consumidor de amanhã.

O livro mostra por que o Marketing 4.0 está se tornando fundamental para a produtividade, e ainda apresenta como aplicá-lo à sua marca hoje.

Blink: A decisão num piscar de olhos

Entre os melhores livros sobre liderança, o título de Malcolm Gladwell é mais uma obra que você precisa conhecer. 

Blink é um livro sobre como pensamos sem pensar, sobre escolhas que parecem feitas em um instante – em um piscar de olhos – que, na verdade, são mais complexas do que podemos imaginar. 

Por que algumas pessoas são brilhantes na tomada de decisões, enquanto outras são consistentemente ineptas? Por que algumas pessoas seguem seus instintos e vencem, enquanto outras acabam caindo no erro? Como nossos cérebros realmente funcionam – no escritório, na sala de aula, na cozinha e no quarto? E por que as melhores decisões costumam ser aquelas que são impossíveis de explicar aos outros?

O autor apresenta, em formato de ciência popular, pesquisas da psicologia e economia comportamental sobre o inconsciente adaptativo, respondendo essa s e outras questões. Ele explica os processos mentais que funcionam rápida e automaticamente a partir de relativamente pouca informação. 

Desse modo, ele mostra o que acontece quando o líder decide ouvir a sua intuição e tomar decisões ágeis, sem realizar análises mais aprofundadas. 

Rápido e Devagar: duas formas de pensar, Daniel Kahneman

Nossa mente muitas vezes se contradiz, distorce os dados e está errada. Para ser um gestor de sucesso, você precisa controlar seus pensamentos e, assim, trabalhar para atingir seus objetivos pessoais e profissionais. 

O livro Rápido e Devagar apresenta uma recapitulação de décadas de estudos e pesquisas que levaram o autor, Daniel Kahneman, a ganhar o Prêmio Nobel. Este trabalho fornece uma nova compreensão da mente humana, ajudando-nos a entender como as decisões são tomadas, por que os erros de julgamento são tão comuns e como melhorar a nós mesmos. Por isso, consideramos que está entre os melhores livros de liderança.

Usando os conceitos de neurociência e neuroeconomia, você pode controlar e aprimorar seu pensamento.   

Faça acontecer: Mulheres, trabalho e a vontade de liderar

Nos cargos cargos de liderança, as mulheres ainda são minoria: é isso o que as estatísticas mostram. As mulheres ocupam apenas 20% dos assentos nos parlamentos em todo o mundo e, no universo corporativo das grandes empresas, apenas dezoito dos CEOs da Fortune 500 são mulheres.

Neste contexto, Sheryl Sandberg, COO do Facebook e uma das mulheres mais poderosas nos negócios da revista Fortune, baseia-se em sua própria experiência de trabalho em algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo e analisa o que as mulheres podem fazer para ajudar a si mesmas. Ela mostra compartilha pequenas mudanças em suas vidas que podem potencializar uma transformação em uma escala mais universal.

Aprender a “inclinar-se” é lidar com as ansiedades e preconceitos que impedem as mulheres de chegar ao topo, ocupando um lugar à mesa e tornando-se parte do debate.

O poder do hábito – Porque fazemos o que fazemos na vida e nos negócios, Charles Duhigg

Como concentrar-se nos padrões que moldam todos os aspectos de nossas vidas e obter sucesso ao transformar hábitos?

No livro, o repórter de negócios Charles Duhigg nos leva ao emocionante limite das descobertas científicas que explicam por que os hábitos existem e como podem ser mudados. Com inteligência penetrante e uma capacidade de destilar grandes quantidades de informações em narrativas envolventes, Duhigg traz à tona uma nova compreensão da natureza humana e seu potencial de transformação.

Ao longo do caminho, aprendemos por que algumas pessoas e empresas lutam para mudar, apesar de anos de tentativas, enquanto outras parecem se refazer da noite para o dia. Visitamos laboratórios onde neurocientistas exploram como os hábitos funcionam e onde, exatamente, eles residem em nossos cérebros. Descobrimos como os hábitos corretos foram cruciais para o sucesso do nadador olímpico Michael Phelps, do CEO da Starbucks, Howard Schultz, e do herói dos direitos civis Martin Luther King Jr. 

Em sua essência, o livro contém um argumento estimulante: a chave para se exercitar regularmente, perder peso, criar filhos excepcionais, tornar-se mais produtivo, construir empresas e e alcançar o sucesso é entender como os hábitos funcionam.

Hábitos não são destino. Como mostra Charles Duhigg, aproveitando essa nova ciência, podemos transformar nossos negócios, nossas comunidades e nossas vidas.

A startup enxuta, Eric Ries

O livro Startup Enxuta apresenta uma nova abordagem que está sendo adotada em todo o mundo, mudando a forma como as empresas são construídas e novos produtos são lançados.

Eric Ries define uma startup como uma organização dedicada a criar algo novo em condições de extrema incerteza . Isso é tão verdadeiro para uma pessoa em uma garagem ou um grupo de profissionais experientes em uma sala de reuniões da Fortune 500. O que eles têm em comum é a missão de penetrar nessa névoa de incertezas para descobrir um caminho de sucesso para um negócio sustentável.

A abordagem da startup enxuta estimula empresas que são mais eficientes em termos de capital e alavancam a criatividade humana de maneira mais eficaz. Inspirado por lições de manufatura enxuta, ele se baseia em “aprendizado validado”, experimentação científica rápida, bem como uma série de práticas contra-intuitivas que encurtam os ciclos de desenvolvimento de produtos, medem o progresso real sem recorrer a métricas e apresentam o que os clientes realmente desejam . Ele permite que uma empresa mude de direção com agilidade, alterando planos centímetro a centímetro, minuto a minuto.

Em vez de perder tempo criando planos de negócios elaborados, Startup Enxuta oferece aos empreendedores – em empresas de todos os tamanhos – uma maneira de testar continuamente sua visão, de se adaptar e ajustar antes que seja tarde demais. Ries fornece uma abordagem científica para criar e gerenciar startups de sucesso em uma época em que as empresas precisam inovar mais do que nunca.

O ponto da virada – Como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença, Malcolm Gladwell

O ponto de inflexão é aquele momento mágico em que uma ideia, tendência ou comportamento social cruza um limiar, tomba e se espalha como um incêndio. Assim como uma única pessoa doente pode iniciar uma epidemia de gripe, um pequeno impulso, mas precisamente direcionado, pode causar uma tendência da moda, a popularidade de um novo produto ou uma queda na taxa de criminalidade. 

Neste best-seller amplamente aclamado, Malcolm Gladwell explora e ilumina brilhantemente o fenômeno do ponto de inflexão, mudando a maneira como as pessoas em todo o mundo pensam sobre a venda de produtos e disseminação de ideias.

Gladwell nos apresenta os tipos de personalidade específicos que são polinizadores naturais de novas ideias e tendências, as pessoas que criam o fenômeno do boca a boca. 

Ele analisa as tendências da moda, o fumo, a televisão infantil, a mala direta e os primeiros dias da Revolução Americana, buscando pistas sobre como tornar as ideias infecciosas e criar os famosos virais. 

Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir, Simon Sinek

Afinal, por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? Por que algumas despertam grande admiração e lealdade de clientes e funcionários?

Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva: o porquê.

No livro, o autor defende que as pessoas não vão realmente comprar um produto, serviço, movimento ou ideia até que entendam o porquê por trás dele.

Com base em uma ampla gama de histórias da vida real, Sinek tece uma visão clara do que realmente é necessário para liderar e inspirar.

O Gestor Eficaz, Peter Drucker

A medida do executivo, lembra-nos Peter F. Drucker, é a capacidade de “fazer as coisas certas”. Isso geralmente envolve fazer o que outras pessoas negligenciaram, bem como evitar o que é improdutivo. Inteligência, imaginação e conhecimento não podem ser desperdiçados em um cargo executivo. Por isso, você precisa adquirir os melhores hábitos mentais.

Neste livro, Drucker, considerado o pai da administração moderna e autor de mais de 30 livros e vários best-sellers, apresenta décadas de pensamentos e experiências, num manual prático para gestores que querem ter desempenhos acima da média. 

O autor acredita que a eficácia é algo que pode e deve ser aprendido e aperfeiçoado. Sem dúvida, um dos melhores livros sobre liderança para gestores de sucesso. 

Receita Previsível, Aaron Ross

Por que você está lutando para fazer seu negócio crescer quando todo mundo parece estar esmagando suas metas? Se você precisasse triplicar a receita nos próximos três anos, saberia exatamente como fazer isso? Dobrar o tamanho do seu negócio, triplicá-lo e até mesmo crescer dez vezes não tem nada a ver com mágica.

Nesse livro, Aaron Ross apresenta a estratégia para tornar seu time de vendas capaz de gerar mais leads, previsibilidade e, com isso, atingir suas metas, sempre. A ideia é adotar um novo processo de prospecção ativa que é diferente daquele baseado em cold calls (ligações de telemarketing). Para Aaron, o novo cliente não vai mais ceder diante deste tipo de abordagem e está mais resistente do que nunca. Essa obra recebeu o apelido de “bíblia de vendas do Vale do Silício”.

E aí: gostou da nossa lista com os 10 melhores livros sobre liderança? Busque os seus títulos favoritos e comece as leituras o quanto antes! Afinal, liderar exige aprendizado contínuo. 

E se quiser se aprofundar no tema, que tal descobrir os 9Cs do líder? Preparamos um material especial para orientá-lo neste desafio, boa leitura!

9Cs do líder