10 dicas de livros sobre marketing e comunicação para colocar na sua lista
Entre tantas novidades e mudanças possíveis que surgem a cada ano, uma coisa é certa: o cenário de marketing vai continuar evoluindo. Novas tendências, plataformas e algoritmos surgirão, exigindo agilidade, estratégia e adaptação de todos os profissionais de marketing nas trincheiras.
Então, como você fica à frente da curva e mantém suas campanhas em destaque?
A resposta está no poder atemporal da palavra escrita. Por isso, selecionamos 10 dicas de livros, escolhidos a dedo, para profissionais de marketing e publicidade.
Continue a leitura e prepare-se para acender sua criatividade, aprimorar sua estratégia e ir mais longe!
O que ler para ficar atualizado
Para quem deseja estar atualizado sobre o mercado, a sociedade e as tendências que surgem, os livros podem ser grandes aliados. Em meio a tantas informações que são consumidas diariamente, é essencial fazer uma pausa para acompanhar as pesquisas e o trabalho de especialistas do setor.
Por isso, confira a lista com dicas de livros que separamos especialmente para profissionais do setor!
#1 Storybrand: crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marca
(Donald Miller)
Esse é um daqueles livros difíceis de largar quando você começa a ler. Nele, Donald apresenta a estrutura de narrativa de sete etapas que desenvolveu.
Com exemplos e estruturas claras sobre a arte de contar histórias, ele ensina aos leitores como aprimorar drasticamente o modo como se conectam com os clientes e expandem seus negócios.
Além disso, Donald reforça a importância das mensagens para a construção de marketing de marca. Este é um dos títulos que todo profissional de marketing deveria ler. O livro StoryBrand irá transformar a maneira como você fala sobre quem é, o que faz e o valor único que leva para seus clientes.
#2 Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores
(Darren Bridger)
Diariamente, nosso cérebro é inundado por milhares de imagens, textos e sons. Nesse universo de informações, uma parcela ínfima de conteúdo é capaz de chamar atenção e desencadear alguma reação em nosso comportamento e em nossas escolhas.
Daí a importância da obra de autoria de Darren Bridger. No livro, o autor apresenta dezenas de insights sobre neuromarketing e técnicas de design baseadas nas mais recentes pesquisas sobre a neurociência.
Na prática, o livro funciona como um guia que mostra como utilizar o neuromarketing para obter resultados mais expressivos no desenvolvimento de marcas, experiências e campanhas.
#3 Isso é Marketing: para ser visto é preciso aprender a enxergar
(Seth Godin)
O título é um clássico cult entre os profissionais de marketing. A principal mensagem do livro é que os profissionais devem usar o marketing para resolver os problemas que seus clientes enfrentam.
Marketing não é sobre o negócio ou a empresa para a qual eles trabalham. Mas sim, uma maneira de comunicar soluções para os problemas que as pessoas têm. Entre as dicas de livros, este título nos lembra o quanto o marketing tem um papel poderoso na sociedade.
#4 Marketing H2H: a jornada para o Marketing Human to Human
(Philip Kotler, Waldemar Pfoertsch, Uwe Sponholz, Marcos Bedendo)
Afinal, em um cenário de mudanças e digitalização intensa, como você e sua equipe estão pensando o marketing? Neste livro, os autores fazem essa provocação.
Escrito por alguns dos maiores nomes do marketing, o livro propõe uma revisão do status quo do marketing, desenhando sua evolução para o novo marketing H2H.
O modelo de marketing human to human incorpora design thinking, lógica de domínio de serviço e as últimas inovações em digitalização, e oferece um caminho para encontrar significado em um mundo conturbado.
#5 Hit Makers: como nascem as tendências
(Derek Thompson)
O livro revela a psicologia por trás do porquê gostamos do que gostamos e as dinâmicas econômicas do mercado cultural que moldam as nossas vidas. Destruindo os mitos sentimentais sobre os hits que dominam a cultura pop e os negócios, o autor Derek Thompson demonstra que a qualidade não é o suficiente para o sucesso, que ninguém tem “bom gosto” e que alguns dos produtos mais populares da história estavam a um passo de se tornarem desastres.
Hit Makers é uma viagem pelo último século da cultura pop, que confirma a relevância e o potencial da mais valiosa moeda do século XXI, a atenção das pessoas.
#6 Workbook Receita Previsível: um guia passo a passo para implementar a metodologia de Receita Previsível na sua empresa
(Aaron Ross e Marcelo Amaral de Moraes)
Se você quer otimizar os processos da sua agência e não sabe por onde começar, o Workbook de Receita Previsível é uma ótima pedida.
Como um caderno de atividades completo, ele permite implementar a metodologia revolucionária de vendas outbound no seu negócio e obter resultados cada vez melhores e mais previsíveis.
Desenvolvido em consonância com a 2ª edição do livro Receita Previsível, o workbook é uma maneira de aplicar as técnicas apresentadas, reler os capítulos do primeiro livro e tirar todas as dúvidas.
#7 A vaca roxa: como transformar o seu negócio e se destacar dos concorrentes
(Seth Godin)
Em “A vaca roxa”, Seth Godin, o blogueiro de negócios mais influente do mundo e pioneiro nas discussões sobre ética no marketing digital, convida o leitor a pensar em diferentes maneiras de impactar o mercado. Para ele, hoje só existem dois caminhos possíveis: tornar-se uma marca extraordinária, ou correr o risco de se tornar uma marca invisível.
Para Godin, buscar segurança, na consolidação de uma marca ou produto, pode ser um erro. Isso porque para alcançar o sucesso é preciso se tornar notável. No livro, o autor demonstra que os métodos antigos de marketing ― os P s tradicionais, como preço, promoção, posição, publicidade, pacote, propagação e permissão ― estão fadados ao fracasso por serem previsíveis.
A regra, que antes era criar produtos comuns e seguros, associando-os a um ótimo plano de marketing, passou a ser criar produtos marcantes pelos quais as pessoas certas estejam procurando.
#8 O mesmo de sempre: Um guia para o que não muda nunca
(Morgan Housel)
Para quem trabalha com marketing, comunicação e publicidade, entender o comportamento das pessoas é essencial. Sabendo disso, Morgan Housel, autor best-seller de “A psicologia financeira”, mostra como lidar com as incertezas a partir daquilo que nunca muda.
Ao adotar essa perspectiva, em vez de tentar prever o que está por vir, Housel sugere olhar para o “que não muda nunca”. Ao longo de 23 capítulos, que podem ser lidos de maneira independente, o autor apresenta uma espécie de pequena biblioteca de sabedoria.
Com lições simples e muita sagacidade, Housel, em sua narrativa, sabe escolher a história perfeita para transmitir lições atemporais sobre dinheiro, vida, ambição e satisfação.
A leitura promete ajudar você a otimizar o risco, aproveitar as oportunidades e viver menos ansioso, alcançando desde o conforto financeiro até a satisfação em várias áreas da vida.
#9 Marketing Experiencial: Como converter leads em defensores de marca usando experiências de marca ao vivo integradas ao marketing digital
(Shirra Smilansky)
Marketing Experiencial é uma das dicas de livros para profissionais de marketing e de comunicação que buscam se atualizar para enfrentar os desafios impostos pelo ambiente de negócios complexo e intrincado por tantas mudanças.
Na obra, Shirra Smilansky demonstra como marcas de várias partes do mundo e de diversos setores estão utilizando o marketing de experiência de maneira bem-sucedida para se sobressaírem em seus mercados.
Neste livro, você aprenderá a usar o modelo BETTER para a geração de ideias de experiências de marca ao vivo e conhecerá a metodologia de ativação da estratégia de marketing experiencial SET MESSAGE, com o intuito de incorporar o marketing de experiência ao seu repertório de competências.
O título mostra ainda como integrar as experiências de marca ao vivo a campanhas em redes sociais, canais digitais, mídia tradicional e pontos de venda, potencializando o impacto e os resultados para o seu negócio.
#10 A próxima onda: Inteligência artificial, poder e o maior dilema do século XXI
(Mustafa Suleyman e Michael Bhaskar)
A inteligência artificial trouxe uma série de novas possibilidades para diversos setores, especialmente para comunicação e marketing. Por outro lado, ela também representa muitos riscos e desafios. Afinal, em breve, o mundo estará cercado por inteligência artificial. As máquinas irão organizar rotinas, operar negócios e integrar alguns dos principais serviços públicos.
A humanidade poderá passar a viver em um mundo de impressoras de DNA, computadores quânticos, patógenos artificialmente criados, armas autônomas, assistentes robôs e energia abundante. Mas ninguém está preparado para tanto.
Dentre as dicas de livros dadas nessa lista, talvez esse seja o título com o tema mais urgente e que precisa ser acompanhado bem de perto. Em “A próxima onda”, Mustafa Suleyman, cofundador da DeepMind, uma das principais empresas de inteligência artificial, mostra o que as IAs representam para a próxima década, e como essas forças criarão imensa prosperidade, mas também podem colocar em risco os Estados nacionais, ou seja, a base da ordem global.
Aproveite as dicas de leituras!
Uma das melhores maneiras de se tornar um especialista em qualquer área é se manter atualizado sobre as tendências, padrões e melhores práticas do setor. Para os profissionais de marketing e publicidade, um setor que vive em constante transformação, ler os melhores livros e artigos dá acesso a informações que podem ajudá-lo a inovar, fazer diferente, surpreender os clientes e ganhar uma vantagem sobre a concorrência.
A leitura é apenas o primeiro passo. Entre nossas dicas de livros, você encontrará títulos repletos de insights acionáveis, que podem melhorar muito o seu desempenho. Coloque os novos conhecimentos e técnicas em prática e vá muito além na sua carreira!
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Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 07/01/2025
- Categoria: Gestão