Como ter mais qualidade de vida nas agências publicitárias?
Diversão e trabalho lado a lado nas agências
Não é de hoje que as agências de publicidade e propaganda são conhecidas pelo ambiente de trabalho leve, descolado e informal na medida certa. E a tendência continua. Cada vez mais os espaços têm sido planejados para oferecer qualidade de vida aos profissionais. Afinal, como ter mais qualidade de vida nas agências publicitárias?
Você vai ler neste post
- Uma agência sem paredes
- O ambiente de trabalho tem que ser descontraído
- Diversão = + Resultado
- Rir é a solução
- Quem é feliz é mais produtivo
- Inove no espaço
- Além do ambiente, o comportamento do líder
- Coloque diversão no calendário da agência
- Interatividade para melhorar a qualidade de vida nas agências publicitárias
- Repaginação nas mesas
- Estimule a autonomia
Uma agência sem paredes
A proposta é oferecer um ambiente propício para estimular a criatividade. Por isso, em muitas agências, as salas são projetadas para serem mais claras, com iluminação adequada. E as áreas, normalmente, não são separadas por paredes. O pessoal interage mais e tudo favorece o fluxo de ideias. Portanto, outra vantagem é a comunicação. Já que a ausência de paredes quebra barreiras comportamentais também. Certamente, fica tudo mais fácil e o diálogo entre os profissionais realmente flui.
O ambiente de trabalho tem que ser descontraído
Segundo o Censo de Agências 2015/16, elaborado e publicado pela Operand, o ambiente de trabalho ganha disparado em relação a outros atributos que contribuem para a atração e retenção de talentos. Para 72% dos gestores de agência, o ambiente de trabalho é determinante para conquistar os profissionais. Ou seja, o resultado da pesquisa apenas confirma que o esforço para construir um ambiente de trabalho divertido, fazendo da agência um lugar onde as pessoas gostam de estar, vale muito a pena.
Quando este tipo de investimento acontece, várias novidades passam a integrar a estrutura física e fazer parte da rotina da equipe: da sala de descanso e de games até o espaço das guloseimas. Existe um universo de possibilidades e tudo é feito para tornar o dia a dia da galera mais leve e divertido. Basta conversar com os profissionais, questionar sobre o que sentem mais falta e aplicar a criatividade na construção de espaços divertidos na agência.
Diversão = + Resultado
De acordo com o livro The Levity Effect: Why It Pays to Lighten Up (O Efeito Leveza: Por que Vale a Pena se Tornar Mais Leve), escrito pelos norte-americanos Adrian Gostick e Scott Christopher, a diversão no ambiente de trabalho multiplica os resultados finais. Segundo os autores, se os colaboradores morrem de rir, também irão “se matar” de tanto trabalhar. Uma dose equivale a outra. Ou seja, a qualidade de vida nas agências publicitárias está totalmente ligada à diversão.
Rir é a solução
Para os pesquisadores, os funcionários que riem mais tendem a permanecer no trabalho. Ou seja, tornam-se pessoas mais leais. Além disso, ser bem humorado amplia as chances de ser contratado, auxilia o crescimento na carreira, o aumento de renda e favorece a própria saúde.
Quem é feliz é mais produtivo
Como dedicamos cerca de 75% do nosso tempo no trabalho ou em atividades relacionadas – como, por exemplo, no deslocamento – vemos que é essencial tornar o dia a dia mais leve e aproveitá-lo ao máximo. Quem é mais feliz, tem disposição para fazer mais e melhor. Ou seja, vamos trabalhar por profissionais mais felizes e por um time mais satisfeito.
Confira nossas dicas para inovar no ambiente da agência, fazer diferente e ter uma equipe mais feliz e leal.
Inove no espaço
Planeje um ambiente de trabalho que seja mais confortável, atraente e divertido para trabalhar. Em escritórios, isso inclui espaços que permitam a concentração, a comunicação e a interação. Portanto, pense em investir em áreas onde as pessoas possam socializar.
Além do ambiente, o comportamento do líder
Seja inspirador. Certamente, quando os funcionários veem seu chefe sorrindo eles sentem-se livres para relaxar e sorrir. Em conversas com a equipe, use o bom humor para diminuir a tensão e aumentar sua produtividade. Tente manter o sorriso e elogie as pessoas. A autoestima elevada inspira a diversão. O líder tem um papel central na busca pela qualidade de vida nas agências publicitárias.
Coloque diversão no calendário da agência
Em um primeiro momento, organize pequenos eventos e atividades divertidas como, por exemplo, um café especial na segunda-feira e uma noite de churrasco e chopp na quinta ou sexta-feira. Peça sugestões aos profissionais. Eles são criativos e, na certa, têm ótimas ideias. Dá para fazer também um concurso interno, desafiando os talentos a fazerem peças criativas – telas, paródias, textos ou vídeos – com tema livre, sem compromisso com pauta ou cliente. O único requisito é divertir, ou seja, ter uma pitada de bom humor.
Interatividade para melhorar a qualidade de vida nas agências publicitárias
Para manter a galera ligada nas novidades e no que acontece na agência, crie um quadro interativo e fixe ideias, diagramas, dados de gestão, cases, jobs recentes. Assim, todos acompanham o que está sendo feito e podem fazer sugestões e modificações. Um espaço que incentiva um brainstorm informal permanente entre os profissionais.
Repaginação nas mesas
Incentive os profissionais a decorarem seus locais de trabalho com objetos de sua preferência. Para se sentir mais em casa, permita que cada um monte uma mesa totalmente pessoal com o que mais apreciam como, por exemplo, retratos, canecas e action figures.
Estimule a autonomia
Se não for possível, criar, de imediato, um espaço de lazer, estimule a autonomia e permita à equipe ter horários mais flexíveis. Este tipo de incentivo é suficiente para potencializar a criatividade dos profissionais que trabalham com capital intelectual. Um pouco de liberdade já deixa a vida mais leve e o ambiente mais agradável. Porque para dizer bem a verdade, o que todos nós queremos é sorriso no rosto e leveza na alma.
Enfim, se você é um gestor de agência, comece a aplicar estas dicas agora mesmo. Caso conheça um, você pode encaminhar este texto e ajudá-lo a melhorar a qualidade de vida nas agências publicitárias.
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 29/04/2016
- Categoria: Setor Criativo