Empresas investem mais no relacionamento com o cliente
Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas buscam concentrar seus esforços na construção de estratégias que impulsionem o crescimento, a expansão e, mais ainda, a sustentabilidade do negócio. Portanto, para alcançar os resultados esperados, encantar os clientes devem ser um dos principais objetivos. Mas, por que investir no relacionamento com o cliente é vital?
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Investir no Relacionamento com o Cliente é fundamental
Por isso, em um mundo ideal, depois de conquistar o seu próprio time, todas as empresas deveriam investir e manter uma área exclusiva para se relacionar com o cliente. Esta área, com uma equipe preparada para estar ao lado do consumidor sempre, esteja ele precisando de ajuda ou não.
Considerando esta área vital para o sucesso das suas operações, a Operand, startup de tecnologia da informação, tem uma equipe voltada exclusivamente para o desenvolvimento de relações com o cliente. São mais de 4 mil usuários em todo o país. Assim, o principal objetivo é se fazer sempre presente e útil, de verdade.
Dedicação e Compromisso
Quanto maior o volume de clientes, mais difícil essa tarefa se torna e mais desafiador o compromisso com o cliente. As boas práticas da empresa mostram que dedicar a atenção merecida para cada um é desafiador, mas perfeitamente possível.
Monique Maytê, responsável pela área de Relacionamento com o Cliente na Operand, garante que o trabalho desenvolvido permite entender os sinais dos clientes, antecipando seu comportamento. E, ao mesmo tempo, fomentar uma relação ainda mais saudável e feliz com aqueles que usam o sistema e não têm dificuldades com frequência.
O cliente precisa saber com quem pode contar
Muita paciência, um pouco de psicologia e uma postura resolutiva são alguns dos requisitos indispensáveis para o profissional da área de relacionamento com o cliente.
“É importante que o cliente saiba que ele tem alguém com quem possa contar. É preciso saber ouvir muito (o quanto puder) e fazer as perguntas certas para entender o real problema do cliente. Ou seja, o desafio é mostrar a ele que a solução proposta por você será eficiente”, comenta Monique.
Portanto, é preciso encarar estes desafios com otimismo, acreditando sempre que para todo problema existe uma solução.
Tão importante quanto dar atenção nos momentos mais difíceis é investir em ações e recursos simples para manter uma relação saudável com os clientes mais engajados. Certamente, é comum o pensamento “Ah! Ele é já um cliente com quem temos um bom relacionamento.” Acreditar que este tipo de cliente não precisa de cuidados é um erro.
Pequenas ações fazem a diferença
Coisas muito simples podem fazer uma diferença incrível no dia a dia de quem já está feliz com a empresa.
“O segredo é interagir mesmo, sem medo. Dar parabéns no dia do aniversário, enviar materiais e conteúdos que possam contribuir com seu desenvolvimento. Compartilhar nas redes sociais publicações de êxito deste cliente. Elogiar uma campanha bacana. São algumas das pequenas ações que fazem toda a diferença”, elenca Monique.
Um olhar verdadeiro de atenção
O cliente sente-se especial e único, porque existe um olhar verdadeiro de atenção.
Para todas as empresas, independente da área de atuação, o desafio é conhecer o cliente. Ou seja, conversar com ele, e saber, de verdade, o que ele espera. Investir no relacionamento com o cliente é essencial.
Os resultados são mais do que positivos. A exemplo da própria Operand que registra uma nota média 9,0 na avaliação do atendimento. Enfim, o foco é oferecer a melhor experiência da vida do cliente seja pelo uso do produto ou serviço, seja pelo contato pessoal.
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 03/03/2016
- Categoria: Gestão