Adote um sistema gestão para impulsionar resultados

Em um primeiro momento, quando você elabora o projeto do seu empreendimento e, na sequência, quando define seu modus operandi, muitas dúvidas e incertezas permanecem. Aos poucos, então, surgem as respostas. E, com base nelas você ajusta sua equipe e capacita as pessoas. Além disso, estabelece um fluxo de processos, amplia os canais de relacionamento e comunicação com o cliente. Posteriormente projeta os resultados esperados. A partir daí, o trabalho flui, a demanda aumenta e a equipe precisa dar conta do recado. Mas, então, como fazer isso se tudo já está definido? Será mesmo preciso mudar novamente? Adotar um sistema de gestão nesse momento pode ser a solução.

Embora você pense que está tudo redondo e não há muito que fazer para melhorar os processos e resultados, acredite: sempre dá para fazer diferente! A questão é que, na maioria das vezes, manter tudo como está é, sim, mais confortável. Então, você esbarra naquele desafio já conhecido: ao gestor cabe extrapolar a zona de conforto. Uma tarefa de alto impacto que cabe a você – e somente a você, em um primeiro momento. Principalmente quando os profissionais do time não conseguem otimizar os processos para melhorar a performance.

Na ausência do gestor, a equipe se mostra incapaz de tocar as atividades e projetos com autonomia. De modo que exige não só a presença, mas, também, o acompanhamento e a supervisão constantes do gestor. Quando o time não é autogerenciável e os resultados não surpreendem a mudança é inevitável e necesária. O gestor, os profissionais e a empresa precisam mudar e reinventar-se. Adotar um sistema de gestão pode ajudar neste sentido.

Como dar o pontapé inicial para a mudança

A boa notícia é que você pode dar o pontapé inicial, motivar sua equipe e trabalhar ao lado dela para fazer esse processo de mudança acontecer. Aliás, o lançamento de novos desafios e a busca por novas ferramentas de trabalho estão sempre ao alcance das mãos do gestor, enfim, a reinvenção está sempre ao alcance das mãos do gestor.

O principal é ter sempre em mente a importância (e mais: a necessidade) de fazer diferente. Sabendo que as mudanças, ainda que impactantes e doloridas, nos fazem pessoas melhores capazes de construir empresas mais produtivas e sólidas.

A gestão da empresa depende, acima de tudo, da perfeita condução do líder. Que define as principais regras, sendo o grande responsável pelo estudo do cenário, pela identificação de melhorias, pela escolha de uma nova solução. As principais definições para o alcance do sucesso estão nas suas mãos. Seja crítico, analítico, criativo, corajoso e ousado, sempre que preciso.

Não fique estagnado!

Aao escolher manter tudo como está, ou seja, ao preferir a zona de conforto, você ignora uma série de possibilidades promissoras e faz uma renúncia ao crescimento. A estagnação não leva a lugar nenhum e ninguém aceita por muito tempo mais do mesmo. Quando parados, com algum esforço, conseguimos apenas manter a mesma situação, mas declinamos nossa performance. Afinal, para crescer, precisamos exercitar nossa inteligência e nossa criatividade.

O modus operandi já estabelecido da empresa e as rotinas dos profissionais exigem um uso mínimo de novos recursos e ferramentas, bem como da capacidades intelectuais. Uma vez conhecidos os processos e os fluxos, bem como as atribuições, tarefas e atividades diárias fica fácil dar continuidade ao que já está em andamento com total destreza. A questão é exatamente esta: será que as coisas não estão muito simples, fáceis e acessíveis para todos – líderes, profissionais, parceiros e clientes? Será que não é preciso inovar?

Inovando na gestão estratégica

Nem de longe desejamos tornar tudo complexo. Mas, sim, mostrar que o você denomina de simples é apenas um processo conhecido, comum, que mora na sua zona de conforto. E pode se tornar, de fato, simples, com o uso das ferramentas certas.

Enquanto você visualiza somente os problemas e pontos embaraçosos da administração da empresa, porque não pensar e adotar novas ferramentas de gestão que te permitem ter um controle maior sobre todas as etapas? Sobre os fluxos, áreas e pessoas da organização? Por que adiar a busca por novos métodos de gestão capazes de fornecer funcionalidades e recursos para o crescimento do time e da empresa? Adiar o adotar um sistema de gestão pode atrapalhar a produtividade da sua empresa…

Quando você vê além das dificuldades e passa a considerar possíveis soluções, uma das primeiras que aparece é a implantação de um software de gestão completo, que te permite acompanhar todos os fluxos, as tarefas, o status das atividades e o desempenho dos profissionais envolvidos.

Ou seja, ao adotar um sistema de gestão você acompanha, participa e direciona o time. Além disso, é pautado por dados atualizados em tempo real e acessíveis de qualquer lugar. E, também, pelos relatórios gerados pelo sistema. Uma nova empresa nasce, aos poucos, com a integração de processos e de pessoas. Então, porque adiar por mais tempo? Você, seu time e sua empresa só têm a ganhar.

Conclusão

Adotar um sistema de gestão exige, sim, romper as amarras da zona de conforto. Afinal, conhecer, aprender e aplicar novos recursos e ferramentas é trabalhoso. Além disso, requer tempo, dedicação e foco de todos, mas tudo isso faz parte de um processo. Logo, quando os resultados começarem a ser mensurados, será impensável visualizar a empresa sem o software. Ou seja, sem essa nova gestão: mais madura, mais profissional, mais assertiva, que dá suporte para o sucesso.