Como apresentar proposta de campanha para o cliente: 6 dicas práticas

Não basta ter uma excelente equipe criativa, o melhor fluxo de processos e um portfólio de fazer brilhar os olhos,  se você não souber como apresentar proposta de campanha para o cliente.  É preciso apresentá-los de forma convincente, na certeza que irá ajudá-lo no alcance de excelentes resultados.

Por isso, é fundamental observar alguns aspectos ao elaborar uma proposta de campanha impactante, como, por exemplo, briefing, estudo de soluções e plano de ação tático. Estes são alguns detalhes que fazem parte de toda a dinâmica.

Vale lembrar que tão importante quanto saber como apresentar proposta de campanha para o cliente é ter uma estratégia de negociação que conduza a um perfeito alinhamento para a execução da ideia.

A seguir, elencamos os demais pontos que podem fazer toda a diferença na hora de conquistar um novo parceiro para a agência.

Como apresentar proposta de campanha para o cliente

#1  Conheça bem a pessoa para quem você vai apresentar 

O que você oferece está de acordo com a dor que o prospect apresenta?  Sondagens como essa podem te ajudar muito. Só assim você sabe precisamente como apresentar proposta de campanha para o cliente. Pesquise o porte da empresa, possíveis investimentos na área que você deseja abordar, assim como notícias sobre crescimento e expansão. Desta forma, é possível direcionar o conteúdo sobre o produto/serviço que oferece. Aqui, vale a máxima de mostrar ao papel estratégico da comunicação para o crescimento do cliente.

Ao conseguir uma oportunidade de contato, não dê soluções imediatas. É preciso ouvir todos os pontos que incomodam aquela empresa ou setor. Portanto, lembre-se: faça perguntas pontuais, ouça todos os detalhes, anote e busque – o mais breve possível-, criar confiança. Os pormenores podem ser informações valiosas e também o diferencial na hora de construir uma excelente proposta de campanha.

#2 Tenha uma apresentação valiosa

Não são apenas as campanhas dos já clientes que merecem atenção. Uma apresentação inicial, ao primeiro contato, deve ser impecável, com informações relevantes e objetivas. Lembre-se: causar uma impressão ruim pode gerar uma resposta negativa imediata. Portanto, invista tempo para refletir sobre os pontos que fariam conquistar aquele novo contrato.

Vale pensar também em agregar conteúdos impressos no momento da apresentação e visita a empresa. Além de destacar um portfólio maior, você mostra a qualidade  dos Jobs que você se compromete a entregar.

#3 Construa uma proposta com soluções apropriadas

De nada vale você ter uma série de produtos/serviços se eles não estão adequados a necessidade do cliente. Por isso, é importante saber como apresentar proposta de campanha para o cliente, considerando as dores que a empresa tem e as soluções mais adequadas.

Uma proposta padrão vai fazer com que seu futuro cliente se sinta apenas mais um. Porém, se você adequar o conteúdo conforme as dores apresentadas no briefing, ele vai entender que aquele material é específico e voltado somente para ele. Estude e pesquise. O conhecimento é a base de soluções inteligentes e certeiras. Avaliar concorrentes, área de atuação, assim como sua representatividade no mercado também faz parte do desafio.

#4 Tenha argumentos para driblar objeções

Estudar a empresa vai permitir que se posicione melhor na hora de apresentar argumentos para possíveis empecilhos ou problemas. As dificuldades devem ser vistas como oportunidades para explicar como seu serviço será útil para a estratégia do cliente. Portanto, dedicar um tempo para estudá-lo é fundamental.

Pense, especialmente, no que seu cliente gostaria de ouvir, quais resultados podem ser obtidos, qual impacto terá com o consumidor final. É mais relevante responder dúvidas práticas sobre como ter resultados positivos para a empresa do que destacar alcance em outras instituições. O cliente deseja resolver a dor que ele tem. Exemplos são bem-vindos, desde que possam auxiliar na exposição sobre ganhos e investimentos.

#5 A melhor apresentação da proposta comercial

Agora que etapas importantes já foram alinhadas – como briefing, estudo da empresa, da área de atuação e construção de respostas para objeções – é hora de se preparar para a apresentação presencialmente. Caso seu futuro cliente apresente objeções para não recebê-lo, é preciso verificar se o perfil está mesmo adequado para o que deseja apresentar ao prospect. Se a resposta for sim, o caminho é explorar argumentos válidos para esta conversa.

É importante ressaltar que as propostas devem ser enviadas por e-mail só depois de apresentadas.  Afinal, caso algum ponto não tenha agradado de imediato, isso poderá fazer com que o possível cliente desista de uma conversa pessoalmente. Portanto, busque seus melhores argumentos, esteja confiante e destaque todas as soluções que pode apresentar. Vale lembrar:

  • Mostre que entendeu as necessidades do cliente e que pode atendê-lo;
  • Dê exemplos práticos de como alcançar os resultados que estão na proposta – enfatizando, claro, que criar este planejamento estratégico faz parte de um segundo momento;
  • Mencione o cenário atual e o que deveria ocorrer de fato, para que ele entenda quais questões precisam ser melhoradas e qual sua participação;
  • Pontue ações dos concorrentes de sucesso para que seu cliente entenda a necessidade de mudança na área/setor;
  • Crie uma meta, se colocando à disposição para alcançá-la. Nesse momento, além de saber como apresentar proposta de campanha para o cliente, é fundamento fazer entendê-lo que o desafio dele também é seu desafio.

#6 Fechamento para conquista do novo cliente

Feita a apresentação, tiradas todas as dúvidas, defina uma data para retorno. O melhor resultado seria fechar de imediato a parceria. Porém, nem sempre isso é possível.

Por isso, é importante ter uma data para que você possa entrar em contato novamente. Só assim saberá se ele tem algum questionamento ou objeções, ou se a proposta está adequada ao que necessitam .

Vale argumentar que o quanto antes iniciarem os trabalhos ao fechar contrato, mais cedo os resultados serão notados.

Outra estratégia interessante é oferecer vantagens se a contratação ocorrer em um curto espaço de tempo. Um desconto especial, por exemplo, atrai a atenção de qualquer negociador, assim como prêmios (brindes) e treinamentos.