Review Semana da Gestão para Agências + os 109 insights mais valiosos

Veja tudo o que rolou na Semana da Gestão para Agências 2019 e as melhores frases e dicas que os especialistas apresentaram

As agências de publicidade e propaganda têm uma estrutura única e um modus operandi igualmente singular. Situadas em um cenário altamente competitivo, elas exigem um movimento voltado para a inovação e a para uma gestão mais estratégica e assertiva, que seja capaz de gerar inteligência para o negócio. Além disso, para quem está à frente da gestão de um negócio, os desafios diários são muitos. Pensando nisso, em 2018 criamos a Semana da Gestão para Agências.

Neste ano, ocorreu a 2ª Edição do evento. Foram 5 dias de evento, com 15 experts do mercado abordando temas altamente relevantes para gestores e compartilhando experiências e valiosos insights. Ao todo, o evento contou com mais de 1.500 participantes.

Por compreender a riqueza deste conteúdo e ser a nossa missão compartilhar cada vez mais conhecimento com o mercado publicitário, decidimos disponibilizar os webinars pós-evento. Então se você perdeu, não fique chateado. Todos eles podem ser assistidos a qualquer momento no site do evento. 

Mas, vamos lá, vamos te ajudar a entender o que rolou em cada palestra. Confira! 

Você vai ler neste post

Dia 29 

Fabio Ricotta

O Fundador da Agência Mestre, uma agência de performance e inbound marketing (eleita a Agência do Ano em 2017 e 2018 pela RD) trouxe um tema que é a dor de cabeça de muitos gestores e decidiu compartilhar suas experiências. 

Ele é um entusiasta da Internet, contribui desde 2009 com cursos técnicos e desde 2017 com mentoria e cursos de gestão de negócios para donos de agências digitais. Tem um dos cursos mais conhecidos do país sobre gestão para agências. 

Devido à sua expertise, quando recebeu o convite da nossa equipe, Fábio decidiu abordar o seguinte tema: Montei a minha agência e agora eu não tenho mais tempo e vida, o que eu faço?

O conteúdo foi desenvolvido pensando nos empreendedores que já tiveram noites mal dormidas, gastrites, cabelos brancos e estresse por conta da escolha em empreender. É, empreender é um grande desafio! Mas com as dicas que o Fábio passou, tudo pode ficar mais fácil. 

Ele apresentou o método 10x. Que foi desenvolvido na Agência Mestre. Basicamente consiste em Recrutar, Formar,  Delegar e Analisar. Além de todas essas etapas que ele detalha no webinar, é preciso também definir metas claras e fazer alinhamentos ao longo da jornada.  Ele ainda destaca sobre o Mentorar, que é muito importante que o gestor dedique tempo para o crescimento e desenvolvimento do seu time. Assista a palestra na íntegra. 

Bruna Sartori

Bruna Sartori, Coordenadora de Marketing na Exact Sales apresentou um webinar bem relevante para as agências. Ela é formada em Comunicação com especializações em marketing digital e planejamento comercial, desenvolveu sua carreira em grandes grupos de comunicação – Estado, RBS e Globo – e startups em crescimento – boo-box e Exact Sales. Bruna trouxe para discussão o seguinte tema: Checklist para qualificação de leads em agências. 

Para ajudá-la nessa missão, contou com um convidado especial, o Evandro Mazuco, da Agência Mitto para que ele explicasse como colocou em prática o checklist apresentado. O primeiro ponto destacado foi a importância da Definição do ICP – Perfil do Cliente Ideal, justamente para que a empresa possa focar em abordagens personalizadas de maneira mais assertiva. Eles deram várias dicas sobre como fazer essa definição. 

Em seguida, comentaram sobre o segundo item, que são os Canais de Contato para Qualificação. A Bruna ainda destacou que o principal canal utilizado na Exact para este objetivo é o telefone. É o que mais funciona justamente por ser um canal mais dinâmico, onde é possível passar mais confiança – segundo ela –  para o lead que está do outro lado da linha. Visto que trata-se da coleta de informações muito ricas. Vale lembrar, que ela destacou que os emails não deixam de ser utilizados. 

Além destes dois pontos, Evandro e Bruna comentaram sobre Roteiro de Abordagem, a importância de Mapear as Necessidades dos Clientes e também de gerar valor durante todo o processo. Para saber todos os 5 pontos críticos abordados, assista o webinar, está imperdível! 

Rodrigo Maciel

Assim como a Exact Sales, Rodrigo Maciel participou pela segunda vez da Semana da Gestão para Agências. Ele é Acelerador de Agência Digital com mais de 20 anos de experiência no mercado e criou o Método AGÊNCIA500K para tornar as agências mais enxutas, produtivas e lucrativas. Por isso, ele abordou o tema Como usar a diferenciação para aumentar prospecção e retenção de clientes. 

Ele destacou várias oportunidades que os gestores de agências podem prestar atenção para potencializar seus negócios e vender mais, fechar mais parcerias e crescer. Retenção, Aquisição, Diferenciação e Confiabilidade foram temas abordados. Além disso, Rodrigo destacou alguns critérios que são na verdade um fator de diferenciação, como: importância, exclusividade, acessibilidade, lucratividade. Rodrigo falou sobre algumas perguntas que os gestores precisam fazer para entender os fatores de diferenciação do negócio:

  • Por que a minha empresa existe?
  • O que minha empresa faz, entrega?
  • Para quem sua agência vende?

Confira todas as dicas que ele apresentou e os pontos que levantou que demonstram quanto as agências estão perdendo oportunidades de elevar seu valor percebido pelo mercado e, saiba mais sobre Marketing de Diferenciação assistindo o webinar completo. 

Dia 30

Júlia Paixão

No segundo dia do evento, a responsável pelo Programa de Parceiros do Reev, Júlia Paixão, que atua ajudando agências a se tornarem referência no mercado e já aprendeu tudo que pôde sobre Inbound e Outbound, com experiência como Analista de Marketing e Vendedora, contou sobre Como as Agências podem se tornar referência no mercado com Gestão de Vendas, e, apresentou a metodologia MTSP, que é basicamente, um modelo mental que une arte e ciência em vendas e tem como base:

  • M: Mindset (Mentalidade)
  • T: Techniques (Técnicas)
  • S: Speech (Discurso) 
  • P: Process (Processo) 

A grande reflexão levantada neste webinar foi “Está ficando mais difícil vender?” A Reev identificou que existem 5 principais problemas na gestão de vendas, sendo eles: Contratação, Treinamento, Organização, Tempo e Escala. A palestrante falou detalhadamente sobre cada um deles e como as agências podem enfrentá-los. 

Além disso, ela comentou sobre como identificar o Dealflow da empresa, sobre Outbound e Inbound Marketing e como sua agência pode gerar mais oportunidades de vendas fazendo uma gestão do funil de vendas eficiente. 

Bianca Klug

A Bianca faz parte do time de Sucesso do Cliente da Operand e é especialista em fazer o cliente usar a nossa ferramenta da melhor forma. Por ser responsável pelo sucesso dos clientes enterprise, seu principal diferencial está na estruturação de fluxos de trabalhos personalizados para cada tipo de negócio, possibilitando que o Gestor identifique e mensure os reais benefícios de uma gestão organizada.

Por isso, ela trouxe para a Semana da Gestão para Agências um tema que muitos gestores não fazem ideia como gerenciar: a refação. 

Os gestores precisam entender como evitar a refação, afinal, ela é uma das vilãs da produtividade, e, também, como cobrar do cliente quando ela ocorre. Para cobrar adequadamente, a gestão deve ser muito assertiva, por isso a Bianca trouxe várias dicas para ajudar as agências com isso. 

Dia 31

Thiago La Torre

O autor do livro “A Mentalidade do Marketing, Thiago La Torre, trouxe dicas extremamente valiosas em sua palestra. Ele é consultor de marketing estratégico há 15 anos, formado em artes, com extensão em estratégia pela Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra. O objetivo principal foi apresentar insights sobre como Sistematizar a agência para não ter clientes mimados. Esse é um assunto que ele aborda muito em seu livro, como evitar o marketing mimado em agências e empresas e como isso influencia na produtividade do negócio. Thiago usar a sua agência boutique como “cobaia” para implantar novas metodologias de gestão e ver o que funciona ou não funciona. 

Juliana Ambold e Patrícia Sanches

Essa palestra foi com uma dupla que é fera! A Juliana e Patrícia da DPZ&T. Gerente de Projetos e Líder de Projetos, respectivamente, ambas trabalham juntas na condução de projetos que envolvem grandes marcas atuando na construção de processos por metodologia ágeis otimizando entregas alinhadas com o objetivo de negócios. Elas apresentaram os desafios das metodologias ágeis e de que forma o Agile está relacionado com a mudança de cultura nas empresas. 

Apresentaram também o que compõe o manifesto ágil, que basicamente é, considerar:

  • Indivíduos e iterações mais que processos e ferramentas.
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente.
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contrato.
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Além disso, elas explicaram brevemente sobre a metodologia de gerenciamento de projetos conhecida como “waterfall”, ou cascata, tem como principal característica a execução de etapas em uma ordem sequencial lógica, até atingir um resultado final, ou seja uma tarefa só pode ser iniciada depois que a anterior for completada.

Por fim, elas comentaram como fazer o gerenciamento de projetos na DPZ&T e compartilharam valiosos insights! 

Dia 01

André Lázaro

Esta palestra trouxe um tema extremamente relevante e atual: Como as pessoas podem transformar uma agência a partir do Design Sprint. O speaker é entusiasta pela constante evolução e eficiência das dinâmicas de trabalho, vê os métodos de Design como meio para acelerar a cocriação e melhorias de processos e soluções para os desafios da transformação de negócios. E além disso, atua hoje como Coordenador de Operações da A2C. 

Ele trouxe os seguintes tópicos à discussão:

  • De onde surgiu e como definir Design Sprint
  • Overview do processo
  • Cases e repasse das atividades em cada dia
  • Além da Solução Final: o que o DS inspira nas pessoas

O objetivo principal com sua apresentação foi responder a seguinte pergunta: Uma equipe multidisciplinar reunida em 4 dias consegue trazer respostas para as questões mais desafiadoras que o seu Negócio enfrenta nesta era de transformação? A partir deste questionamento, André mostrou, de forma bem prática, como eles fizeram na A2C e todas as etapas que seguiram para um porjeto de design sprint que tinha como objetivo identificar as Mudanças para o Futuro da A2C e entender o rumo que a agência deveria tomar. O tema era: LIDERANÇAS DA A2C REUNIDAS COM OBJETIVO DE DESENHAR SOLUÇÕES PARA O FUTURO DA EMPRESA. Vale muito a pena assistir essa palestra completa.

Anderson Rabaquini

Não tinha profissional mais recomendado para apresentar esse tema: Descubra onde as empresas de Comunicação e Tecnologia Criativa mais perdem seus recursos. O objetivo deste speaker foi realmente mostrar como as agências poderiam identificar onde estavam perdendo dinheiro e comprometendo sua lucratividade. Anderson é Especialista em Planejamento Financeiro no Segmento de Comunicação e Tecnologia Criativa. É Sócio-Fundador da AMGR Inteligência Financeira e atuou por 15 anos como Executivo Financeiro nos 3 principais Grupos Globais de Publicidade e Comunicação, sendo eles: WPP (JWT), IPG (CUBOCC) e PUBLICIS (MSLGROUP ESPALHE).

Além de mostrar de que forma as agências podem fazer uma gestão financeira eficiente, ele ainda compartilhou materiais gratuitos, sendo um Kit de Gestão Financeira com templates e planilhas para ajudá-las nessa missão. 

Tainah e Rafael

Ambos têm ampla experiência no mercado de agências, desde a gestão até o planejamento e criação, atuam hoje na Resultados Digitais ajudando as agências a alcançarem o sucesso através de um desenvolvimento escalável e sustentável. Eles apresentaram uma palestra rápida, mas com dicas muito ricas, como eles mesmo colocaram: dicas de ouro. 

O objetivo foi abordar os desafios de empreendedores com agências e a estruturação de agências e passaram algumas dicas básicas com base na experiência que possuem trabalhando diariamente com agências na Resultados Digitais, sobre os Pilares da Estrutura de uma Agência, baseados em um framework que criaram. Outro conceito aprofundado foram os 3 fatores de crescimento e escalabilidade desenvolvidos pelo Marcus Lemonis. 

Dia 02

Sandra Turchi

Essa palestra com o tema: Contratar e reter talentos na era digital: o lado humano foi um sucesso pois foi apresentada pela Sandra Turchi, que é Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents – cujo objetivo é conectar empresas e talentos na arena digital.

Ela é palestrante TEDx e autora do livro Estratégias de Marketing Digital e e-Commerce. 

Iniciou comentando sobre o panorama digital no Brasil e no mundo, e, trouxe números extremamente relevantes para o setor. Ela também comentou sobre os principais desafios para atingir os consumidores, como saber lidar com os nativos digitais e como as marcas devem interagir com eles, bem como, o que eles têm como expectativa. 

Sandra salientou a importância de olhar para os dados nas nossas ações de marketing, falou sobre as martechs, que são empresas de tecnologia voltadas para marketing, entre muitas outras tendências do mundo digital. Ela destac

Thais e Aline

E a última palestra da Semana da Gestão para Agências teve como foco falar sobre os benefícios de um sistema de gestão para as agências, a Thais, Sales Coordinator e a Aline, Sales Especialist, apresentaram todas as vantagens do Operand. 

O principal objetivo foi mostrar como um software de gestão pode alavancar os resultados de uma agência. 

Elas destacaram que os pilares de uma agência de sucesso são: pessoas, processos, comunicação e mensuração. Também, que não existe uma fórmula mágica de gestão ou que um sistema de gestão por si só é capaz de resolver todos os problemas de uma agência. Uma gestão eficiente envolve uma série de fatores que devem ser considerados.

Enfim, é importante identificar quais as dores da sua agência e qual o nível de maturidade da sua gestão para começar a planejar uma gestão mais assertiva. Para conferir todas as dicas, assista o webinar completo.

Assista a todos os webinars da Semana da Gestão 2019.

Nós preparamos um material com os 109 insights mais valiosos que os experts passaram na Semana da Gestão para Agências 2019. Você pode acessá-lo abaixo.