Freelancers: os novos parceiros das agências
Cada vez mais, os profissionais da comunicação buscam novas oportunidades, se estas não existem, eles criam. Uma tendência crescente, já abordada aqui no blog, é a formação de eugências ou a abertura de micro agências. Em resumo, neste cenário, na condição de eugências, os freelancers se destacam e vem ganhando espaço. Em 2012, o site freelancer.com registrava 15 mil brasileiros cadastrados. Posteriormente, em 2013, esse número saltou para 103 mil profissionais.
Gestão do tempo e produtividade em alta
Renda extra, flexibilidade de horários, possibilidade de construir a própria rotina, administrar o os trabalhos em home office ou coworking são alguns dos fatores que motivam o profissional a dar andamento aos trabalhos como freelancer. Buscando um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, contando com o apoio da editora na qual trabalhava, em São Paulo, a designer Arlete Scantamburlo Ribeiro deu uma guinada na sua vida profissional. Assim, há 9 anos ela passou a trabalhar como freelancer e, desde então, afirma que tem muito mais tempo para administrar trabalhos, projetos pessoais e ainda se dedicar à família.
Parceria que dá certo
Para as agências, os freelancers podem ser grandes parceiros. Além disso, tudo depende da forma como o gestor gerencia as formas de contratação e prestação de serviço. Em um dado momento, pode ser, sim, muito interessante contar com o apoio de freelancers para dar conta de um job pontual ou ainda de um projeto para o qual a agência precisa de uma performance elevada, com profissionais especialistas. De qualquer forma, cabe ao gestor avaliar a participação de freelancer nos jobs da agência. Contudo, no Brasil, cada vez mais as agências e os profissionais têm consolidado parcerias de sucesso. Em alguns casos, os freelancers ou as eugências já passam a fazer parte da estrutura. Com o profissionalismo dos envolvidos, todos saem ganhando, inclusive os clientes.
O site 99 Freelas elaborou um infográfico que apresenta tudo sobre o perfil dos freelancers brasileiros. Confira aqui e lembre-se: sua agência pode contar com profissionais parceiros.
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 20/10/2014
- Categoria: Gestão