Como uma técnica de gestão de startups pode ajudar a sua empresa?

Essa técninca que aplicamos pode ajudar a alavancar a sua produtividade

Atualmente, alcançar bons resultados em projetos e mantê-los dentro dos prazos é, com certeza, um desafio gigante de todas as empresas. Aqui na Operand, buscamos ganhar agilidade e manter a equipe alinhada de uma forma inteligente e estratégica. Logo, para tudo isso ser possível, usamos uma metodologia ágil de gerenciamento de projetos. Ela se aplica a várias startups de tecnologia, o Scrum. Mas, como fazer uma gestão eficiente com scrum?

Giphy what? Huh?

Calma, a gente explica rapidinho o que é esse grego todo que estamos falando.

O que é Scrum

O Scrum é uma técnica de gestão baseada na comunicação contínua e transparência entre todos os componentes da equipe e seus projetos. Além de implementar ferramentas rápidas de alinhamento de time, este método de gerenciamento é muito versátil. Padroniza uma série de ações de forma que possamos mudar de foco rapidamente e escolher as prioridades de forma segura. Geralmente, a mais usada técnica de gestão de startups é o scrum.

A grande sacada é que, talvez, você possa se inspirar em algumas ferramentas da metodologia para a sua gestão também. Certamente, com o Scrum é muito mais rápido alcançar os objetivos focando no desenvolvimento da equipe como um time, do que no desenvolvimento individual. E a ideia é justamente essa: beneficiar sua equipe e a empresa também 😉

giphy uhum

Conheça algumas das ferramentas que nós usamos e veja que o Scrum também pode ajudar você.

Planejamento


Tudo começa com uma reunião de planejamento que conta com a participação dos profissionais que têm contato com o cliente. No Scrum, esta etapa é denominada Sprint Planning. Normalmente há um responsável pelas decisões. Entretanto nós adaptamos para uma Banca de Viabilidade. Dessa forma, contamos com representantes das áreas de suporte, comercial, relacionamento, desenvolvimento e da diretoria para listar as tarefas das próximas semanas.

Depois, o Gerente de Projetos, entra em cena. “Eu organizo o time em duplas de ação (desenvolvedores back-end e front-end) e entrego a missão para cada uma”, conta Vanderlei, quem coordena nossos projetos.

Totalmente adaptável


Como a nossa rotina é bastante dinâmica, o Scrum cabe perfeitamente em nosso cenário. Para facilitar o alinhamento da equipe nesta rotina, realizamos o Daily Meeting, uma reunião diária de 15 minutos, onde respondemos a três perguntas:

  • O que fiz ontem?
  • O que vou fazer hoje?
  • Existe algum impedimento para o que eu vou fazer hoje?

Assim, compartilhamos nossa pauta e adaptamos o planejamento, se necessário, para dar conta da demanda dentro do prazo determinado.

Giphy Chameleon

 

Foco na entrega e no desempenho do time


Para o gestor, o Scrum oferece ferramentas que permitem estar à frente da equipe com mais segurança. E também para conduzir com muito mais assertividade. Ou seja, com este exercício, é mais fácil criar caminhos para fazer as entregas em tempo. E inclusive para avaliar o desempenho do time.

Avaliação dos resultados


Além do Daily Meeting, realizamos também o Sprint Review para apresentar o resultado dos trabalhos à Banca de Viabilidade, quem tem contato com o cliente. Além disso, ainda fazemos o Sprint Restropective (neste participa o time de cada projeto e o Gerente de Projetos), uma reunião que nos permite avaliar o que foi positivo e o que podemos melhorar no processo de desenvolvimento.

Pilares sustentam processos


Atualmente, usamos um processo chamado QBI (Qualidade, Bem-Estar e Inovação). Construímos estes pilares para nos nortear na elaboração de nossos processos e desta forma eliminar problemas como prazo estourado, falta de qualidade pelo foco no prazo e estresse devido à pressão. À medida que a empresa cresce e a equipe amadurece, adotamos novos pilares. Vanderlei já prevê novidades no horizonte: “Agora, vamos trabalhar com dois pilares novos: Resiliência e Diligência. Ou seja, a proposta é aprender a se adaptar às mudanças com mais facilidade e conquistar uma maior produtividade, ou seja, entregas mais rápidas e com qualidade”.


Assim, através do Scrum e suas ferramentas, conseguimos atingir um alto nível de produtividade sem sobrecarregar a equipe e sempre mantendo um espírito de colaboratividade e união. Esta técnica de gestão de startups de tecnologia não é apenas útil para aumentar o desempenho da empresa, mas também para criar um ambiente onde o bem-estar de todos e o crescimento coletivo são extremamente valorizados.

Giphy Happy Dancing

Em conclusão, inovar na gestão exige, sim, mas também não é nada muito complexo. Além disso, ao adaptar algumas destas ferramentas, por exemplo, você já começa a aprimorar o seu modelo de gestão, para que o fluxo de processos seja mais ágil e o time siga ainda mais unido. Mesmo que você não domine a completa técnica de gestão de startups, agora você já pode começar implantando alguns processos.

Bora tentar? Estamos com vocês nesta!

E se precisar de um sistema de gestão, já sabe: construímos o Operand para vocês 😉