Os melhores insights da OPCON 2023

Todo ano repetimos a mesma história: realizar um dos melhores eventos para agências e criativos do Brasil. Temos esse objetivo desde 2020 e, até aqui, essa missão já contou com mais de 30 palestrantes e muitas, mas muitas horas de conteúdos.

Mas, no ano de 2023, temos orgulho de dizer que uma das melhores edições da OPCON foi essa! Com temas sobre futuro, tecnologia, vendas, marketing, criatividade e inteligência artificial, insights da OPCON 2023 é o que não falta. 

Aqui, resumimos os melhores ensinamentos para você conferir. E caso sinta vontade de ver o conteúdo completo, todos os conteúdos estão disponíveis em eventoopcon.com.br

Tráfego pago otimizado com técnicas e IA 

“Sem bons criativos, você não atrai o público, e sem um bom site, você não irá reter e converter seu lead.” E foi com esse ensinamento que a palestra de Gestão de tráfego 5.0, feita pelo Filipe Detrey, começou.

Bons criativos para o público

Se você continua baseando os seus criativos e copys apenas em uma mensagem institucional ou genérica do seu produto, é provável que o seu rendimento e conversões sejam baixos e diminuam ainda mais.

Hoje o público está mudando muito, o nível de consciência dos leads está mais alto, e isso leva a uma maior dificuldade de cliques e conversões. Por isso, é necessário sair da mesmice à procura de novos atrativos para as suas campanhas. Focar na dor do seu público para gerar identificação e retenção é a melhor estratégia e até obrigatória, de acordo com Detrey. 

Primeiros passos para bons criativos com IA

Crie a persona do seu cliente ideal e o cliente dos sonhos.

Persona do seu cliente ideal: quem está consumindo os produtos, idade, gênero, objetivos.
Cliente dos sonhos: quem seu cliente gostaria realmente de atender, perfil, o que se encaixa mais no perfil de compra da empresa.

Depois de ter essas informações, é hora de utilizar a inteligência artificial para as copys. Utilize o Chat GPT para criar copys para Facebook Ads com base nas informações de persona e cliente dos sonhos que você forneceu.

É possível também gerar comandos de texto no Chat GPT para utilizar no Midjourney, que é uma IA para gerar imagens.

Com isso, você consegue utilizar a IA para facilitar seus processos criativos e gerar mais volume de conteúdo.

Facebook Ads AI

As inteligências artificiais do Facebook estão otimizadas. É possível obter melhores resultados do que em campanhas feitas manualmente. O Facebook Advantage já não para mais de otimizar a campanha após perceber uma campanha vencedora, a otimização está sempre acontecendo.

Outros insights da IA do Facebook:

  1. Criativos dinâmicos estão convertendo mais.
  2. Públicos gerados pelo Advantage estão melhores em conversões que o manual.
  3. Meta pixel está coletando mais dados de diferentes fontes.

Site para reter o público

A mentalidade para o site deve seguir a mesma dos anúncios. Já não basta apenas ter um site rápido: é preciso focar na dor com textos inteligentes que chamem atenção.

Sites e LP otimizadas para conversão serão a grande cartada para 2024.

Prospecção & Inovação: técnicas que atraem clientes

“Todas as áreas de uma empresa são um apoio ao setor de vendas”, frase dita pela dupla formada por Karine Sabino e Máira Costa da Abraind, que já marcou o início da segunda palestra da OPCON 2023. 

A palestra girou em torno de processos, pessoas e tecnologias para a prospecção.

Processos de vendas

É necessário desmistificar que vendas é um dom. Algumas pessoas podem ter muito mais aptidões que outras em termos de vendas, no entanto, só ter dom não é suficiente quando falamos de escala. Dom não é escalável, é preciso ter produtividade.

Antes de começar a montar os times, é necessário estruturar processos e ter eles muito bem desenhados para medir a produtividade. Alinhar todas as regras através de um playbook e transformar isso em uma operação eficiente através da tecnologia, CRM entre outros. 

Por que esse ponto é importante? Não há escala na desordem. Às vezes, você pode estar muito preocupado em aumentar as vendas, o ticket, mas o seu negócio pode estar bagunçado a ponto de não conseguir ter vazão para tal. Processo é produtividade!

Outra questão é a previsibilidade. É necessário medir e acompanhar se aquelas metas estabelecidas estão saudáveis e possíveis de serem alcançadas. É preciso ter as metas estabelecidas, como CDR, closer, empresa, projeção de crescimento, funil de vendas e o que você deseja atingir, para poder ter uma previsibilidade assertiva.

Entretanto, nem só de previsibilidade uma equipe se mantém, é necessário ter os KPIs de acompanhamentos para ver a escalabilidade, a produtividade e se os resultados estão realmente sendo satisfatórios.

Se tudo isso estiver documentado e alinhado com a tecnologia, torna o processo de tomar decisões baseado em dados muito mais fácil e inteligente para o seu negócio. 

Fechando assim os pontos cruciais: 

  • Somente aptidão não basta
  • É preciso ter processos
  • Não há crescimento na desordem
  • A previsibilidade precisa existir
  • Tenha KPIs de acompanhamento
  • Tome decisões baseado em dados.

Pessoas 

“Não queremos ter operação sem par!”. Mesmo que a operação da agência seja enxuta, é necessário ter os cargos muito bem descritos para separar o que é inerente de um SDR, de um close e atribuir a responsabilidade corretamente.

Isso evita que situações não avancem devido às pessoas acharem que a atribuição das tarefas não pertence a elas. 

Alinhamento do playbook. Não adianta ter um documento bonito se ele não tiver sido alinhado com o time, se não for treinado com o time. O playbook deve ser um exercício recorrente. Processos vêm com clareza.

Outro ponto importante é definir metas claras para cada tipo de operação dentro do seu negócio e ter uma remuneração para as metas alcançadas.

Outro ponto importante quando falamos de pessoas é dar autonomia dentro do processo, feedback e treinamento contínuo e incluir na apresentação de resultados.

Tecnologia 

Agilidade no processo com o uso de tecnologia é essencial. Se você utiliza CRM ou outras ferramentas de vendas e não consegue analisar os dados, precisa voltar alguns passos e analisar o playbook. E se houver necessidade, mudar!

Vendas é um organismo vivo e precisa e deve ser atualizado caso o processo não esteja mais sendo coerente. 

A possibilidade de testes rápidos através da tecnologia é o que vai auxiliar a atualização do playbook de vendas. Não tenha medo de mudar!

Hacks em processos: como ter um fluxo de trabalho sem furos

Hacks para fazer a sua agência sofrer menos e melhorar a eficiência. Esse foi o tema apresentado por Rodrigo Maciel, Mentor de agências na Umbler Club na OPCON 2023.

O gargalo pode estar na venda

“O vendedor não vende, ele faz diagnóstico” Foi a frase de abertura dessa palestra. No seu primeiro hack, Rodrigo menciona que toda a dor de cabeça começa na venda.

Rodrigo traz em sua fala que o vendedor pode atuar na linha da frente, ser comunicativo, falar da dor com excelência, porém, normalmente ele traz consigo pouca técnica. 

Para as equipes de vendas das agências do futuro é preciso saber como mesclar vendas e diagnóstico para ter vendas mais consultivas. 

Centralizar informações

Ferramentas específicas que nasceram especificamente para te ajudar. Pode parecer óbvio, mas precisa ser dito. As informações da agência precisam ser centralizadas. 

Propostas, jobs, timesheet, escopo, validação, se possível, precisam estar centralizadas no mesmo local para evitar que as informações se percam. Assim como os jobs e as atribuições dos responsáveis pelas tarefas.

Pacote é da porta pra dentro

A solução para o seu cliente precisa ser exclusiva! O cliente precisa se sentir importante dentro do processo. Por mais que a sua agência trabalhe com pacotes, prefira apresentar como solução algo único e pensado exclusivamente para o seu cliente. Deixe a terminologia de pacotes apenas para dentro da agência.

Poder e clareza = menos operacional

Um insight importante da OPCON 2023, é dar mais autonomia para a equipe. Muitas agências ainda estão presas a uma microgestão, seja por conta de processos falhos ou por uma questão de preocupação excessiva do gestor.

O resultado disso é que gestores e CEOS não conseguem sair do operacional, pois não criam a autonomia necessária na equipe para a agência seguir um fluxo mesmo com a ausência do líder. A confiança é essencial.

Outro ponto importante, é exigir do profissional somente o que cabe a ele. Ou seja, se você contratou um designer júnior, é importante reconhecer que ele é… júnior! A autonomia deve acontecer, porém, com consciência de que cada profissional tem as suas especificidades conforme o nível. 

O futuro das vendas: IA e omnichanel para aumentar o ticket

“A jornada de compra é muito mais longa do que imaginamos”, frase dita pelo Felipe Martins, do Portal Publicitário, para contextualizar a importância da comunicação omnichanel e IA na comunicação de uma agência.

Sabemos que compras podem ser feitas de forma direta, apenas vendo um anúncio e logo em seguida, visitando o site e a compra está fidelizada. Porém, na grande maioria, o processo não acontece de forma tão linear assim.

Vamos imaginar um personagem chamado Luiz. Em um dia, Luiz sai de casa e o dia está muito ensolarado. Luiz se depara com um outdoor de um carro e pensa “como seria bom ter um carro em um dia desse”. 

Mas esse é apenas o início de uma jornada de compra. É necessário reconhecer que uma jornada pode não ter um tempo determinado para a venda, mesmo que seu possível consumidor tenha sido impactado pelo seu outdoor.

A jornada pode ter passos de conversas, escolha, pesquisa detalhada e outros até a decisão de compra. Mas, enquanto esses processos acontecem, o algoritmo está trabalhando para se manter na mente do consumidor. 

Enquanto acontecem os processos de venda você precisa ter um site, uma estratégia de remarketing e uma estratégia de anúncios para continuar o processo da jornada. Porém, não se engane, existem possíveis conflitos que podem interromper essa jornada. Uma experiência ruim no site ou uma comunicação dúbia já é o suficiente para perder o cliente em potencial.

Outros pontos relevantes mencionados na OPCON 2023 para a jornada de compra são as avaliações, análises do produto nas redes sociais e a concorrência. E por fim, depois de um processo todo, finalmente o lead teve a sua tomada de decisão.

Até a decisão final, foi necessário Outdoor, site, Google, Instagram, Anúncios, YouTube, atendimento, experiência e finalmente, o pagamento.

A comunicação precisa ser 360, toda a comunicação da empresa, da loja, do outdoor e entre outros, precisa assumir uma única identidade e comunicação para não gerar atrito com o seu cliente em potencial.

Usando IA na comunicação 360

A IA dentro da comunicação vem para facilitar o processo criativo. Hoje, grandes marcas estão utilizando cada vez mais em suas campanhas. Um grande exemplo é o comercial da Volkswagen, com Elis Regina.

Usar IA pode economizar mais de duas semanas de trabalho no ano, segundo estudo da Censuswide. E tem IA para tudo, vamos listar as principais ditas pelo Felipe Martins na OPCON 2023.

Marketmuse: melhora o SEO usando IA
Photoroom: estúdio fotográfico alimentado por IA
Lovo Ia: gerador de voz por IA
ClipDrop: grava e transcreve reuniões online
Uizard: cria um site através dos seus rascunhos
Murf Ia: transforma seus textos em áudio

Painel ao vivo! Jornada Criativa: Processos, Briefing, Tendências e IA

E, para fechar a OPCON 2023 de um jeito lindo, o trio Vinicius Gambeta da Agência de Bolso, Bella Marcatti, CEO da Brilhante Soluções Humanas e Bea Guarezi, fundadora e editora da Bits to Brand, trocaram experiências sobre humanização, diferenciação e o processo criativo dentro da criação de conteúdo.

Temas sobre o uso da inteligência artificial e até onde o seu uso é considerado ético também foram discutidos.

E por fim…

Foi bastante conteúdo, né? Queria dizer que esse resumo foi apenas a pontinha do iceberg do que realmente foi a OPCON 2023.

Por isso, convido você a viver essa experiência e assistir o que rolou na OPCON 2023! Os conteúdos estarão disponíveis sempre que você quiser.