Para começar bem o ano: 11 materiais ricos e 3 dicas valiosas pra você

É o início de um novo ano e você está super animado com isso. Este é O ANO em que você vai expandir seus negócios como nunca antes. Nada ficará no seu caminho. Mas antes que perceba, você está de volta à mesma rotina do dia-a-dia, e a chance de fazer algo novo cai drasticamente. Para começar o ano bem, de verdade, você precisa se organizar. 

Se a situação descrita acima soa familiar saiba que você não está sozinho. De acordo com um estudo da Universidade de Scranton, 60% das resoluções de ano novo falham. 

Então, como você mantém a energia, o foco e a vontade de fazer diferente? Reunimos, neste artigo, três dicas essenciais e alguns materiais que irão ajudar você a organizar sua base para cumprir as metas e promessas de ano novo para si mesmo e para sua agência.

Continue a leitura! 

1. Para começar bem o ano, vale aprender com o passado

2021 pode ter sido o melhor ano para sua empresa ou pode ter sido o pior. Independentemente de como você classificaria o ano, agora você tem à sua disposição uma grande variedade de aprendizados com sua experiência. Reserve algum tempo para refletir e registrar o que deu errado, o que deu certo e o que poderia ser melhorado. 

Além dos resultados das ações e decisões, analise os processos e procedimentos que têm sido usados pela agência. 

Faça uma lista de coisas que falharam e precisam ser alteradas. Alguns erros são frequentes na rotina das agências. Tanto é verdade que produzimos um ebook sobre o tema, em collab com o Thiago La Torre.

6 piores erros na gestão de marketing de agências e empresas

Se você se deparou com dificuldades recorrentes, saiba que elas podem ser desafios próprios do setor em meio à crise da pandemia. Falamos sobre isso no ebook desenvolvido em parceria com a Resultados Digitais

Ebook: Como vencer os principais desafios das agências de resultados em meio à crise

De outro modo, avalie boas práticas que funcionaram bem e podem ser implementadas em outras áreas do negócio. Se você busca melhorar o desempenho do time, vale conhecer as 5 ferramentas para otimizar a produtividade da sua equipe. Confira!

5 ferramentas para otimizar a produtividade da sua equipe

Como a proposta é aprender com o passado, avalie também se você alcançou as metas definidas no último ano e analise-as com atenção. Você cumpriu tudo o que se propôs? O que reforçou ou impediu seu sucesso? Leve tudo isso em consideração ao planejar 2022 para começar bem o ano.

Somente assim você será capaz de identificar e eliminar os possíveis gargalos do fluxo de trabalho da agência. Para ajudar neste processo, confira nosso ebook que apresenta os vilões da produtividade.

Ebook: 6 inimigos da produtividade em agências digitais

2. Defina metas específicas

Como acontece com qualquer planejamento, definir metas ambíguas sem nenhum curso de ação é uma receita para o fracasso. Defina alguns “objetivos principais” e, em seguida, defina “objetivos secundários” para alcançá-los. 

Por exemplo, se sua meta principal é aumentar a lucratividade em 2022, você pode definir uma meta secundária para reter 5% mais clientes existentes a cada mês. Submetas criam itens específicos e mensuráveis que a agência é capaz de alcançar. 

Uma das abordagens possíveis é definir metas SMART para responsabilizar sua equipe, departamento e empresa. Quanto mais específicos forem seus objetivos, mais prontamente você poderá verificar o progresso e garantir a responsabilidade dos colaboradores. Neste sentido, as diferentes metodologias ágeis podem orientar o seu trabalho. Temos um material completo sobre o tema, construído em parceria com o Instituto Mestre GP.

Ebook: Metodologias Ágeis de Gestão de Projetos para Agências

Nessa construção, é fundamental que você entenda também como se posicionar como um líder que é capaz orientar, engajar e movimentar o time. Para tanto, temos um material rico que pode ajudá-lo nesta jornada.

Afinal, para começar bem o ano, você precisa estar conectado, próximo e alinhado com o seu time. 

Ebook: 9Cs do Líder: Resultados extraordinários

3. Alinhe seu foco para começar bem o ano na agência

Por fim, observe seu negócio como um todo. Afinal, qual é o seu foco para este ano? Seu plano de negócios e estratégia refletem esse foco? Como em um barco a remo, todos os remos precisam estar se movendo em sincronia, trabalhando juntos. 

Verifique se há alavancas em seu negócio que podem estar atrasando você. Depois de determinar o foco para o ano, comunique isso à sua equipe e continue a lembrá-los desse foco pelo restante do ano. 

Por exemplo, se você tem uma meta de 1 milhão de reais em receita para o ano, compartilhe-a com o seu time. A equipe executiva deve comunicar isso claramente aos gerentes e aos colaboradores. Assim, todos podem trabalhar juntos para definir metas viáveis que orientem para o alcance da receita anual desejada​​. 

Para tanto, é importante que o gestor saiba como manter o time engajado, com os esforços voltados para o objetivo central, respeitando os limites das pessoas. Nada de produtividade a todo custo! Esse caminho gera um custo alto para a agência e para a saúde dos colaboradores, podendo levar, inclusive, à Síndrome de Burnout.

Ebook: O que é e como evitar a Síndrome Burnout

Ao longo do ano, a análise dos resultados alcançados, tomando como base indicadores precisos, é capaz de validar a eficácia da estratégia adotada ou nortear os ajustes necessários. E, claro, os relatórios são ferramentas valiosas nesse contexto. 

Infográfico: 7 passos para produzir um relatório completo de resultados

Além de manter esse olhar para a meta, é importante que o líder saiba construir uma produtividade saudável, incentivando os colaboradores na busca por satisfação no trabalho e qualidade de vida. 

Ebook: A busca pelo equilíbrio: crescimento pessoal e sucesso profissional

Portanto, para começar bem o ano, a orientação é simples. Pense no que você deseja realizar, aprenda com o passado, estabeleça metas específicas e alinhe seu foco com o de sua equipe. Vale destacar também a importância de colocar o cliente no centro dessa estratégia como mostramos no nosso material rico sobre o tema.

Ebook: Customer Success: O guia definitivo para orientar a agência

Dessa maneira, você estará no caminho para fazer deste o melhor ano de todos.
Quer mais uma ferramenta pra te ajudar no planejamento? Faça o download do nosso Kit completo de Planejamento Estratégico para Agências.