Métodos organizacionais: formatos de trabalho nas agências
Colaboração. Agilidade. Comprometimento. Entrega de qualidade. Experiência e sucesso do cliente. Esses são alguns dos aspectos que norteiam o trabalho de uma agência. No setor publicitário, esses fatores podem definir o fluxo das atividades e processos, a eficiência, o desenvolvimento e o sucesso do time.
A forma como as agências são estruturadas, ou seja, os métodos organizacionais aplicados podem fazer toda a diferença para o alcance desses objetivos.
Neste artigo apresentaremos os conceitos de formação de equipes como setores, duplas e equipes mistas, confira!
O que são métodos organizacionais?
Na hora de fundar uma agência ou empresa nem sempre a estrutura de trabalho entra nas decisões de gestão iniciais. Porém, com o surgimento de modelos de estrutura ágil, a cada dia se torna mais importante pensar de forma estratégica os modelos organizacionais que compõem o seu negócio.
Um modelo ou método organizacional nada mais é do que a forma como a sua equipe é organizada dentro da sua estrutura. Em organizações mais tradicionais, como as indústrias, por exemplo, essa definição costuma ser mais clara. Se você tem profissionais de diferentes áreas, como irá agrupá-las dentro da sua empresa? Pensando em uma estrutura física, como um escritório, elas irão se sentar juntas sem distinção de área, ou cada setor ficará em uma sala separada?
São essas definições que trouxemos neste artigo de forma mais detalhada. Conheça cada um dos métodos organizacionais a seguir!
Setores
Formato mais utilizado por empresas tradicionais, os setores são divisões formadas por profissionais de áreas específicas, que executam tarefas e prestam serviços, contribuindo para a performance geral do negócio.
Cada setor desempenha uma função única e especializada e opera sob uma finalidade definida na estrutura organizacional da agência.
Em uma agência, por exemplo, podemos ter os setores comercial, financeiro, gestão de pessoas, design, redação, entre outros. Sempre divididos por atividades bem delimitadas dentro do escopo geral.
Em alguns casos, a agência pode combinar dois setores diferentes num setor maior e coeso, com o intuito de poupar tempo, agilizar processos, aproveitar recursos e criar o máximo de eficiência possível, objetivo dos modelos organizacionais.
Por exemplo, a agência pode combinar os setores de contabilidade e finanças num setor maior, já que os dois lidam com tarefas e objetivos semelhantes.
Duplas
O trabalho em duplas é um modelo de formação de equipes bastante usado nas agências, pois combina profissionais com atividades complementares entre si, como redator e designer. Chamada muitas vezes de dupla de criação, essa formação costuma orientar todo o trabalho criativo de uma campanha, muitas vezes coordenada por outro profissional, como um diretor de criação, por exemplo.
Com as equipes divididas em duplas, o trabalho pode ser orientado para pensar e partilhar ideias, estratégias, tarefas e responsabilidades. O trabalho em duplas ainda estimula habilidades como ouvir, pesquisar e propor soluções de maneira criativa.
Equipes mistas
Diferente dos modelos organizacionais por setor, em que os profissionais de determinada área são reunidos em grupos e, como o nome mesmo fala, setorizados, nas equipes mistas essas divisões basicamente não existem.
Um ambiente de trabalho pode funcionar sem departamentos “físicos”, ou seja, as pessoas podem se relacionar profissionalmente de forma mais livre com as outras áreas, sentando-se de forma alternada e sem divisórias no escritório, por exemplo. Outra possibilidade é mesclar colaboradores internos e externos (freelancers, por exemplo) em um mesmo projeto, buscando maior diversidade de ideias e pensamentos.
Na prática, criar equipes mistas para o desenvolvimento de projetos internos ou campanhas pode ser muito positivo, pois esse modelo organizacional tende a proporcionar maior diversidade. Essa abordagem consiste em misturar profissionais de diferentes funções, qualidades e talentos, fortalecendo o potencial de todos.
Dessa maneira, com uma equipe mista, o gestor seleciona profissionais com diferentes perfis, talentos e competências, que são capazes de fornecer diferentes insights para a gestão das tarefas e da estratégia.
A diversidade de uma equipe mista exige alinhamento, colaboração e ajustes finos e constantes entre todos os envolvidos. Isso porque as questões tendem a ser vistas de diferentes ângulos para se chegar à melhor solução ou conclusão.
Squads
Um squad é uma equipe pequena, multifuncional e autônoma responsável por uma parte específica de um projeto ou campanha. Esse é um dos métodos organizacionais de estrutura ágil, pois é utilizado em empresas de crescimento acelerado, como as startups. Não à toa, os squads funcionam como ministartups, já que possuem um objetivo bem específico e dentro dele são incluídas todas as funções necessárias para planejar, criar e entregar o job ou campanha para os clientes.
Geralmente são formados por times de 5 a 7 pessoas para manter o gerenciamento eficiente. É importante que um squad seja auto gerenciável e multifuncional, com responsabilidades totais e pouca ou nenhuma dependência de outras pessoas. Um squad pode ter um líder que vai ficar responsável por validações e aprovações, mas não necessariamente precisará do aval do gestor ou CEO para que os projetos sigam em frente.
Os squads podem ter uma estrutura temporária, sendo mantidos enquanto há um projeto sendo desenvolvido, e ser desfeito e dividido novamente quando o trabalho estiver concluído. Os membros podem ser trocados por outros com perfil mais compatível com o projeto.
Com a conclusão do projeto ou troca de colaboradores, os profissionais podem ou não ser direcionados para um novo squad. Com squads focados em projetos e iniciativas distintas, a agência orienta o seu time para o resultado final, com o intuito de fornecer valor para o cliente.
Além disso, outra vantagem expressiva do uso de squads é o fato de que pessoas com diferentes conjuntos de habilidades trabalham juntas no mesmo projeto, somando esforços para resolver problemas e entregar soluções para os clientes.
Em síntese com os squads, a abordagem para a resolução de problemas será mais robusta e abrangente.
Métodos organizacionais, como escolher?
Como vimos até aqui, existem diferenças específicas entre os modelos organizacionais apresentados. Em alguns casos, eles poderão ser complementares, e não eliminatórios. Ou seja, você pode trabalhar com setores e, em projetos específicos, formar squads para tornar mais ágil e dinâmico o processo, acelerando produção e entrega.
Outra possibilidade é testar cada um dos métodos organizacionais e ver como a sua equipe se adapta e como a sua gestão de projetos se comporta. Dessa forma, com a contribuição dos membros da equipe, será mais fácil entender qual o melhor formato de trabalho para a sua empresa ou agência.
Para deixar os conceitos claros, apresentamos uma visão geral resumida, comparando os modelos organizacionais:
- Os setores são grupos divididos por áreas e departamentos específicos;
- As duplas são compostas por dois profissionais que atuam de forma complementar e suas funções dependem uma da outra;
- As equipes mistas são times mesclados, sem departamentalização e sem definição de área e que podem, inclusive, ter a participação de colaboradores externos;
- Os squads são um pequeno grupo de estrutura ágil, que pode ser construída de forma temporária para um projeto. Conta com profissionais de diversas funções.
Gostou de conhecer os modelos de formação de equipe para a estrutura da sua equipe? Conhecendo os métodos organizacionais, a agência pode passar a ter um fluxo de trabalho ainda mais organizado, que garante agilidade nas entregas, satisfação do time e sucesso do cliente.
Pensando em agilidade, que tal conhecer e utilizar também metodologias de produtividade? Reunimos em um artigo algumas opções, confira!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 26/10/2023
- Categoria: Produtividade