A importância de ter um CRM para agências bem estruturado

A rotina de uma agência, seja qual for o segmento dela, é recheada de imprevistos. O planejamento de meses pode se alterar em poucos dias. Para absorver os inúmeros contratempos, o CRM para agências é uma excelente opção. Esse software serve, sobretudo, para promover a melhor relação com os clientes e parceiros da agência.

Em um mercado tão dinâmico, é fundamental estar atento a qualquer detalhe que possa fazer alguma diferença nos negócios. Muitas vezes, essa proatividade é o principal fator que leva um cliente a estender a parceria com uma agência.

Nesse sentido, o CRM se apresenta como a ferramenta ideal para organizar todas essas demandas e informações geradas pelo cliente. Para o dia a dia, esse melhor gerenciamento das relações é vital. Quando a agência consegue antecipar as demandas do cliente ou as próprias necessidades dela, trabalhar se torna muito mais fácil.

Abaixo, em destaque, estão alguns dos benefícios do CRM para as agências.

1 – CAPTAÇÃO DE LEADS POR MEIO DO CRM para agências.

É muito difícil encontrar uma agência, hoje, que não separe um tempo para a prospecção. Em um mercado tão competitivo, com orçamentos cada vez menores, a buscar por novos clientes faz parte do trabalho delas.

Com o CRM para agências, essa tarefa é simplificada. A partir de integrações permitidas pelo software, sobretudo com as redes sociais, captar clientes em potencial é bem mais fácil. Nesse caso, é desnecessário informar sobre a importância de manter diversos perfis ativos da agência nas principais redes sociais.

Quando um cliente em potencial, por exemplo, se interessa pelo conteúdo publicado pela agência ou envia um e-mail, o CRM cadastra automaticamente esse contato como um novo lead no banco de dados.

Com ele no funil de vendas, os profissionais da agência podem preencher dados como nome, empresa, e-mail de contato, entre outras informações. É possível ainda, por meio de integrações como o Calendly, realizar o agendamento automatizado de reuniões.

Há outras inúmeras formas de captar novos leads com um CRM. O exemplo acima é apenas uma entre as várias possibilidades que podem ser exploradas por uma agência.

2 – MARKETING.

Assim como os clientes dela, uma agência também precisa divulgar o seu trabalho para outras pessoas. O CRM, além de ser um software de produtividade, é também uma poderosa ferramenta de comunicação.

Se uma agência, por exemplo, fez um grande trabalho para uma conta, é fundamental que ela possa divulgar esse resultado. Nesses casos, por meio do CRM, ela pode realizar a integração com ferramentas de automação de marketing. Dessa forma, a agência tem a oportunidade de programar o envio de um e-mail com esse conteúdo para públicos específicos.

Se o trabalho tinha o foco em eventos, por exemplo, ela pode enviar essa mensagem para os clientes que fazem parte desse mesmo segmento. Pode ainda mandar esse conteúdo para outros prospects.

Essa estratégia tem duas vantagens. Uma é a divulgação para os clientes sobre os trabalhos realizados no dia a dia. Ao reconhecer o talento da agência, esses parceiros podem até mesmo se inspirar nesses projetos, e também implementarem suas ideias. Além disso, outros clientes em potencial podem se interessar em criar parcerias no futuro.

3 – ATENDIMENTO AO CLIENTE.

Uma das principais reclamações dos clientes sobre as agências é a comunicação. Muitas vezes, como existem várias outras contas, é normal que certos parceiros fiquem de lado por algum tempo. Para que isso não ocorra, o ideal é manter um canal de comunicação sempre aberto com os clientes.

Uma das melhores formas de promover o atendimento ao cliente por meio do CRM para agências é a partir da integração com diferentes aplicativos de mensagens, sobretudo o WhatsApp Business. Afinal, este é o app mais popular do Brasil.

Independente do meio escolhido pelo cliente, todas essas mensagens são encaminhadas para uma caixa de entrada única no CRM. No caso do WhatsApp, há uma vantagem adicional. A agência tem a oportunidade de criar um perfil no WhatsApp Business com múltiplos usuários, mas com todos eles usando apenas um número de telefone.

Dessa forma, o cliente pode ser atendido mais rápido, e não necessita adicionar diferentes contatos para se comunicar com a agência.

4 – ORGANIZAÇÃO DE PRIORIDADES.

Seja pequeno, seja grande, todo cliente de uma agência é muito importante. Por outro lado, há projetos que demandam maior esforço da equipe. No CRM é possível, a partir da integração com o Google Calendar, por exemplo, gerenciar todas as tarefas do dia, da semana e do mês. Dessa forma, todos os profissionais da agência têm um panorama do que é necessário a ser realizado em determinado período.

5 – RELATÓRIO DE ATIVIDADES E METAS.

Tão importante quanto organizar a rotina de uma agência é a execução das tarefas. Somente assim será possível promover o melhor relacionamento com o cliente e outros parceiros. No CRM para agências os gestores têm acesso a um painel, onde é possível analisar todas as atividades que são executadas pela equipe, e quais delas já foram concluídas.

A agência também pode verificar qual tarefa está atrasada, e quanto tempo os integrantes da equipe estão se dedicando a elas. Com isso, se torna muito mais produtiva, e também profissional, a relação com todo cliente, parceiro ou fornecedor.