15 podcasts nacionais para você conhecer!

Há quem diga que os podcasts são a evolução da mídia radiofônica, pois permitem que você consuma conteúdos sem precisar focar completamente, viabilizando a execução de outras atividades durante a transmissão.

A verdade é que para quem tem pouco tempo durante o dia, ou prefere o áudio como mídia, esse formato se torna muito atrativo, seja para se informar, seja para ouvir boas histórias ou aprender algo novo.

O termo podcast foi cunhado por Ben Hammersley em 2004, num trocadilho que unia a palavra broadcast (transmissão), ao termo “pod” de iPod, o aparelho comercializado pela Apple para transmissão de música. 

A infinidade de temas abordados, de produtores de conteúdo e de novas formas de contar histórias fez com que os podcasts se tornassem um grande sucesso, especialmente no Brasil. Vamos saber mais sobre eles?

Podcast: o formato que conquistou o Brasil

O Brasil é o país que mais consome conteúdo por podcasts no mundo, segundo o relatório DataReportal 2023, que mostra que 42,9% de usuários de internet com idades entre 16 e 64 anos ouvem podcasts toda semana.

Não à toa, temos o Dia do Podcast, comemorado em 21 de outubro, data em que o primeiro podcast brasileiro foi transmitido, em 2004. Nosso pioneiro em território nacional foi o “Digital Minds”, produzido por Danilo Medeiros.

Desde então, os podcasts nacionais têm ganhado cada vez mais adeptos e a sua audiência só cresce, se desdobrando em outros formatos, como os videocasts, e até em produtos.

O mercado de podcasts nacionais é tão próspero que conta até com uma associação própria, a Abpod, Associação Brasileira de Podcasters, criada em 2006, com o objetivo de coordenar, orientar e representar locutores, produtores, comentaristas e divulgadores dos podcasts brasileiros. 

Agora que você já conhece um pouco mais do histórico dos podcasts nacionais, vamos conhecer alguns deles? Separamos 15 produções divididas em eixos temáticos. Prepare os fones e venha conhecer as nossas dicas!

👉 Para se manter informado sobre as notícias do Brasil e do mundo!

#1 O Assunto 

Um dos primeiros podcasts nacionais diários de notícia a atingir um grande público, “O Assunto” é comandado pela jornalista Natuza Nery, que conversa com outros jornalistas e analistas dos veículos da Globo para explicar, contextualizar e trazer ângulos diferentes do temas mais relevantes do Brasil e do mundo. 

#2 Café da Manhã

Produzido pelo jornal Folha de S.Paulo, o podcast é diário e vai ao ar de segunda a sexta-feira às 6h. A produção é apresentada pelos jornalistas Magê Flores, Gabriela Mayer e Gustavo Simon, que abordam de forma leve e simples o fundamental sobre os assuntos do momento no Brasil e no mundo.

#3 123 Segundos

A proposta desse podcast é bem interessante: ficar por dentro das principais notícias em 123 segundos. Apresentado por Ivan Brandão e Larissa Alves, o podcast conta com três boletins diários, às 6h, 12h e 18h e aborda de forma rápida e prática o que está acontecendo de mais importante no momento. A produção é realizada pela BandNews FM.

👉 Para manter a saúde física e mental em dia

#4 Drauziocast

Comandado por um dos médicos comunicadores mais conhecidos do país, o podcast de Drauzio Varella aborda diversos assuntos relacionados à saúde da população, com temas que vão desde a importância de lavar as mãos, o uso de medicamentos, alimentação, diagnósticos e imunização.

#5 Vibes em análise

Refletir sobre o mundo em que vivemos e as mudanças do nosso tempo a partir da psicanálise é a proposta desse podcast, que traz verdadeiras sessões de análise para a conversa e fala sobre as “vibes” submersas em nosso inconsciente. É apresentada pelos pesquisadores e psicanalistas André Alves e Lucas Liedke.

#6 Aprender a comer

O podcast da nutricionista Mariana Chaves tem como objetivo desfazer mitos sobre a alimentação e dar conselhos sobre como se alimentar melhor. Ela aborda temas como a relação entre a comida e a rotina, saúde mental, hidratação, obesidade, jejum, entre muitos outros. 

👉 Para se manter atualizado sobre negócios, inovação e empreendedorismo

#7 Exame In

Com episódios a cada quinze dias, o podcast produzido pela Exame é apresentado pela jornalista Graziella Valenti. Ela recebe grandes personalidades do mercado para um bate-papo descontraído sobre investimentos, negócios e economia sob a perspectiva de cada área de atuação.

#8 Guncast

Segundo o seu apresentador Murilo Gun, conhecido pela carreira como humorista, empreendedor e palestrante, esse podcast é um experimento sobre criatividade, um estudo sobre como operar no máximo estado de fluxo. Murilo recebe convidados para uma conversa descontraída sobre inovação, cultura de empreendedorismo e criatividade nos negócios.

#9 Papo de Gestão

Canal de podcast da G4 Educação, essa produção tem como apresentador o empresário Tallis Gomes, Forbes 30 under 30 e eleito pelo MIT como um dos jovens mais inovadores do Brasil. A cada programa, Tallis entrevista grandes gestores e traz aprendizados para empresários aplicarem em sua empresa.

👉 Para saber tudo sobre publicidade, propaganda e criatividade

#10 Braincast

Um dos podcasts nacionais mais antigos sobre o mercado publicitário, o braincast existe desde 2006 e aborda de forma leve temas como cultura digital, comportamento, inovação e negócios, sempre tentando levar o olhar para além do presente. A produção é publicada semanalmente.

#11 Propaganda não é só isso aí

Criado pelo pesquisador e publicitário Lucas Schuch, o podcast tem como foco falar sobre o futuro da comunicação e as novas formas de fazer publicidade, construindo soluções para mudar a cultura tóxica das agências. O projeto também conta com um site para receber histórias anônimas do mercado de agências.

#12 Wcast

Quem é da área certamente reconheceu a grafia do nome desse podcast. Washington Olivetto, um dos publicitários mais renomados do país empresta seu talento em contar histórias para esse projeto, que tem como foco isso mesmo: histórias. Olivetto compartilha suas lembranças, seus acertos e principalmente seus erros com os ouvintes. Importante para conhecer histórias que marcaram a publicidade e a cultura brasileira.

👉 Para descontrair e ouvir boas histórias

#13 Não Inviabilize

Então vamos de história? Quem gosta de podcasts nacionais não passa despercebido pela voz e pela forma de contar histórias de Déia Freitas, idealizadora e apresentadora do canal Não Inviabilize, que reúne um laboratório de histórias reais, que vão do cotidiano, ao amor, passando pelo humor e suspense. É um dos canais de podcast mais ouvidos no Brasil.

#14 Modus Operandi

O gênero true crime não poderia ficar de fora da lista. Essa é para quem gosta de conhecer histórias de pessoas reais, serial killers e casos sobrenaturais. Apresentado por Carol Moreira e Mabê Bonafé, o podcast Modus Operandi busca contar as histórias de maneira sensível, propondo debates e reflexões sobre os casos.

#15 Rapaduracast

Pioneiro no universo da cultura pop no Brasil e um dos podcasts nacionais mais ouvidos, o rapaduracast faz parte do grupo Cinema com rapadura e propõe um bate papo sobre cinema, séries e streaming. Semanalmente, você poderá ouvir diferentes opiniões e críticas sobre os sucessos do cinema, diretores e aspectos da indústria audiovisual.

Podcasts nacionais e a era da voz

E aí, gostou da nossa lista? Esperamos que você possa curtir e aproveitar os seus conteúdos preferidos. E para quem pensava que uma mídia destruiria a outra, o sucesso dos podcasts veio para mostrar que não é bem assim! Criativos, dinâmicos e cheios de fãs, os podcasts conquistaram o Brasil e o mundo todo. 

A chamada “era da voz” já foi tema de palestra gratuita na Opcon, com a participação dos especialistas Rafael Kiso e Edney Souza, confira abaixo!

Legal, né? Para conferir essas e outras palestras gratuitamente, conheça a Opcon!