Lista de cursos na quarentena: 79 opções para capacitar a equipe da agência

Se tem uma coisa que estamos aprendendo nesta quarentena é que temos, sim, tempo para tudo. Com planejamento e organização no home office e sem a necessidade de enfrentar um trânsito pesado diariamente, é possível dar conta do trabalho, das tarefas da casa e ainda ter um tempo para relaxar, descansar e se divertir. Além disso, estudar é medida para esta quarentena. 

Esse pode ser o momento perfeito! Até mesmo porque consumir conteúdo de qualidade é importante para a nossa saúde mental e emocional. Precisamos focar em coisas positivas e aprender sempre traz um mar de novas ideias, insights, possibilidades e oportunidades.   

Sabendo disso, muitas instituições lançaram cursos gratuitamente. Como o leque é amplo, decidimos reunir algumas das principais opções em um só post. Afinal, usar esse tempo e a lista de cursos para capacitar a equipe da agência é fundamental. 

Avance na leitura do artigo e conheça o acervo de cursos que está à sua disposição e incentive o seu time a se aperfeiçoar. 

Bons estudos!

1) Cria School

A websérie “O Futuro do Marketing e da Publicidade”, uma iniciativa da Cria School, apresenta ferramentas, atividades e hacks de carreira para os profissionais da área. Além disso, aborda a importância do conteúdo, da estratégia e apresenta cases reais, que podem inspirar os membros do seu time. 

Que tal incentivá-los a se inscrever na websérie? Para começar, basta acessar o link.

2) Nikon

Já pensou em produzir imagens próprias na agência, mas não têm profissionais com expertise? As 10 aulas gratuitas da Nikon School podem ser perfeitas para proporcionar a formação que sua equipe de criação precisa. 

Convide-os a acessar o site da Nikon e assistir às aulas!

3) Minicurso Gustavo Coelho

Sabemos que a estratégia digital precisa ser continuamente melhorada. Usar com inteligência as mídias digitais pagas é fundamental. Por isso, o Minicurso de Google ADS, oferecido pelo Gustavo Coelho, é uma ótima pedida para os profissionais que trabalham com marketing digital. 
LP3 – Mini Curso Gratuito – WKS

4) Descola – Curso de Empatia

Tão importante quanto a habilidade técnica do time é a capacidade de cada um se relacionar. O Curso de Empatia, do Descola, visa ampliar perspectivas e melhorar relacionamentos. Certamente, a empatia pode ajudar os profissionais da agência a criarem conexões mais profundas. 

Além disso, eles também podem aprender a compreender o cliente com mais facilidade. https://descola.org/curso/empatia

5) Crehana

A plataforma Crehana apresenta um portfólio imenso de cursos gratuitos e pagos. Para conferir as opções, é preciso se cadastrar e indicar três áreas de interesse. 

De lifestyle à ilustração digital são muitas as possibilidades. 

Compartilhe o link da plataforma com os profissionais da agência, para que eles encontrem o curso ideal. Tem para todos os gostos! Ah, vale ressaltar que os cursos variam de acordo com dia.

https://www.crehana.com/

6) Domestika

Essa é a plataforma para o time de criativos. Fotografia, vídeo, caligrafia, ilustração digital e Cinema 4D são apenas algumas das categorias. É possível adquirir os cursos separadamente ou assinar um plano por apenas R$ 43 mensais, para ter acesso a cursos abertos novos. 

É hora de colocar os criativos em ação para aprender! https://www.domestika.org/pt/

7) LinkedIn

Trata-se de um curso específico sobre colaboração, foco e produtividade no trabalho remoto. Possui 10 módulos, carga horária de cerca de 10 horas e é ministrado por especialistas atuantes no mercado. Além desse, a plataforma também tem cursos focados em áreas como Desenvolvimento Profissional, Gestão, Marketing, Vendas, Finanças, entre outros. Confira aqui.

8) Outbound Marketing

O curso aborda a metodologia de vendas Sales Engagement. O público-alvo é formado por gestores e profissionais de Marketing e Vendas no geral. Contém 4 módulos e um teste final. Acesse aqui.

9) Harvard:

São 100 cursos online e gratuitos divididos entre 14 áreas, entre elas Artes e Design, Negócios, Educação, Ciências Exatas, Humanas e Sociais, entre outras. Para receber a certificação o aluno deve pagar uma pequena taxa. Mais uma excelente alternativa da lista de cursos para capacitar a equipe da agência. Saiba mais.

10) Insper

Marketing Analítico, Administração Financeira, Gestão de Operações e Capitalismo Consciente são os 4 cursos gratuitos ofertados online na plataforma Coursera. Eles possuem carga horária de 5 a 24 horas e para receber a certificação o aluno deve pagar uma taxa. Acesse.

11) FGV

Uma das melhores faculdades do país disponibilizou 55 cursos gratuitos. Divididos entre diversas áreas das Ciências Humanas, Exatas e Sociais, todos possuem certificação que pode ser emitida pelo próprio aluno após a conclusão do curso. Confira a lista de cursos.

12) USP

São 17 cursos distribuídos entre as áreas de Marketing, Vendas, Negócios, Economia, Sistemas, Saúde, entre outros, ministrados pelos professores da USP. Todos são gratuitos, mas a certificação depende do pagamento de uma taxa. 

É mais uma excelente opção da lista de cursos gratuitos para a sua equipe. 

Acesse:https://estagioonline.com/cursos/coronavirus-17-cursos-online-gratuitos-da-usp-para-fazer-durante-a-quarentena

13) YALE – CIÊNCIA DA FELICIDADE 

A Yale disponibilizou gratuitamente seu curso de maior sucesso em toda a sua história: A Ciência da Felicidade. O curso consiste em uma série de desafios projetados desenvolver  hábitos mais produtivos e saudáveis para aumentar a felicidade. 

Cerca de 36% das pessoas que fizeram o curso afirmam que começaram uma nova carreira após concluí-lo. 

Que tal tentar descobrir essa ciência? Comece:  https://www.coursera.org/learn/the-science-of-well-being#about

14) Perestroika

São 10 cursos com viés criativo que espelham conteúdos da atualidade de forma clara e descomplicada. Entre as áreas abordadas estão Design, Empreendedorismo, Diversidade, Humor e Desenvolvimento Pessoal. 

Os cursos são pagos e podem ser adquiridos de forma unitária ou em combos. Confira as opções desta lista de cursos para capacitar a equipe da agência: https://www.perestroika.com.br/online/cursos/

15) Casa do saber

Filosofia, Psicologia, História, Música e Cinema são algumas das áreas dos cursos online disponíveis nessa plataforma que também possui uma versão em aplicativo para Android e iOS. Para conhecer a lista de cursos, acesse: https://app.casadosaber.com.br e faça o cadastro!

16) Com School

São 4 cursos voltados para Marketing e Vendas nas redes sociais com o propósito de empoderar digitalmente as pessoas. Os cursos funcionam na modalidade de videoaula e podem ser feitos gratuitamente durante todo o ano de 2020. Para conferir a lista de cursos, acesse: https://conteudo.comschool.com.br/cursos-gratuitos/

17) Endeavor

Possui cursos gratuitos e pagos voltados para diversas áreas do mercado, tais como Vendas, Marketing, Desenvolvimento Pessoal, entre outras. Alguns cursos são certificados pelo Sebrae e todos são disponibilizados em formato de videoaulas. Mais uma ótima opção da lista de cursos. Saiba mais: https://endeavor.org.br/conteudos/?f_formato%5B%5D=cursos

18) Facebook

Possui exames que avaliam as competências de profissionais de Estratégia Criativa, Planejamento de Mídia, Desenvolvimento de Produtos de Anúncios, entre outros, e os legitimam como profissionais certificados pelo Facebook Blueprint, tornado-os mais capacitados para as suas áreas no mercado de trabalho. Acesse: https://business.facebook.com/business/learn/certification

19) Escola Conquer

Curso de Inteligência Emocional com 8 módulos desenvolvidos por profissionais do mercado. O aluno tem acesso a materiais didáticos, ferramentas práticas e, após a conclusão do curso, recebe um certificado. Para conhecer o curso e se inscrever: http://online.escolaconquer.com.br/soft-skills/inteligencia-emocional/

20) Faber Castell

A Faber Castell oferece uma lista de cursos rápidos e gratuitos de Desenho e Lettering divididos entre Básico, Intermediário e Avançado. Conta com professores altamente capacitados que atuam no mercado da Ilustração. O conteúdo é oferecido em formato de textos e videoaulas. Acesse: https://cursos.faber-castell.com.br/courses

21) ESPM

A ESPM oferece cursos online que acontecem ao vivo com a possibilidade de interação entre professores e alunos. Voltados para as áreas de Comunicação, Vendas, Desenvolvimento Pessoal, entre outras, as aulas ficam disponíveis para que os alunos possam acessá-las após a transmissão ao vivo.

Confira a  lista de cursos: https://www.espm.br/educacao-a-distancia/pocket-live/

22) Coursera

Uma das maiores plataformas de cursos online que abrangem diversas áreas de atuação. Algumas opções são gratuitas e outras pagas e, ao concluir o curso, o aluno recebe uma certificação.

Acesse: https://www.coursera.org/

23) Google

Curso gratuito de Fundamentos do Marketing digital com 26 módulos e duração de 40 horas. Criado pelo Google, é credenciado pelo IAB, possui tutoriais em vídeo, acesso ilimitado e certificação reconhecida e gratuita após a conclusão do curso. 

É um excelente curso para intensificar o conhecimento da equipe!

Acesse: https://learndigital.withgoogle.com/ateliedigital/course/digital-marketing

24) Descola 

São 4 cursos gratuitos voltados para as áreas de Sustentabilidade e Economia. Com um propósito inovador e colaborativo, a plataforma também conta com cursos pagos nas áreas de Criatividade, Negócios e Tecnologia. Durante a quarentena, todos os cursos estão com 50% de desconto. A plataforma tem uma ótima lista de cursos para capacitar a equipe da agência. Acesse: https://descola.org/

25) Hubspot

Uma lista de cursos gratuitos voltados para a área de Marketing. Os cursos são ministrados em inglês, bem como o site, e possuem uma duração média de 4 horas. Ao concluir algum curso, o aluno ganha uma certificação HubSpot. Acesse: https://academy.hubspot.com/certification-overview

Tecnologia

Para os profissionais da área de desenvolvimento digital também não faltam opções. Até mesmo cursos sobre Inteligência Artificial estão sendo ofertados. Veja a lista de cursos para capacitar a equipe da agência em tecnologia:

26) Udemy

São 40 cursos gratuitos liberados pela plataforma, e todos voltados à área de Tecnologia e Programação. Apenas as videoaulas são gratuitas, sendo que a certificação e o contato com o instrutor não são inclusos. Saiba mais.

27) ITA

São 10 cursos gratuitos liberados pela instituição na plataforma Coursera, todos voltados às áreas de Tecnologia. Por se tratarem de cursos pagos disponibilizados gratuitamente, as certificações serão liberadas apenas mediante pagamento de taxa. Acesse.

28) Microsoft

O curso tem como objetivo orientar a formação de profissionais em Inteligência Artificial. São diversos módulos de até 6 horas de duração. Depois de concluir os níveis básico e intermediário, o profissional pode escolher um curso de IA, disponível na plataforma, voltado para a área em que atua: Educação, Governo, Finanças ou Saúde. Acesse o roteiro de aprendizagem completo: https://www.microsoft.com/pt-br/academia

29) Intel

A Intel disponibilizou uma lista de cursos – mais precisamente 14 – gratuitamente. Eles giram em torno da área de Tecnologia, com foco em Inteligência Artificial. Após realizar os cursos teóricos o aluno pode se inscrever nos cursos práticos para aprender como utilizar o hardware e softwares da marca. Essa é uma ótima pedida para desenvolvedores, cientistas de dados e estudantes. Saiba mais: https://software.intel.com/pt-br/ai/courses

30) Dell

São 14 cursos das áreas de Tecnologia, Programação, Empreendedorismo e Atendimento ao Cliente que se encaixam na modalidade Ensino a Distância. Possuem carga horária entre 25 e 80 horas e todos os cursos têm tutoria e certificação gratuita. Acesse: http://leadfortaleza.com.br/nossos-cursos/

31) Data Science

São 5 cursos gratuitos, todos relacionados à Análise de Dados. Os dois maiores possuem 54 horas cada e têm como objeto de estudos duas grandes ferramentas da área. Além de serem gratuitos, os cursos também oferecem certificação sem custo. Acesse: https://www.datascienceacademy.com.br/course?courseid=microsoft-power-bi-para-data-science

Negócios

Além das opções mais focadas nas áreas de publicidade e marketing, a lista de cursos para capacitar a equipe da agência inclui também conteúdos sobre empreendedorismo, finanças, produtividade e inovação, entre outras. Confira a seguir as nossas indicações:

32) Bradesco

São 80 cursos gratuitos que abrangem as áreas de Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação Básica e Pedagógica e Informática. Além disso, a plataforma conta com o recurso de Roteiros de Estudos, com agrupamentos de cursos afins para o desenvolvimento de habilidades em temas específicos. Acesse: https://www.ev.org.br/cursos 

33) Caixa

Com 8 cursos disponíveis para download, a plataforma disponibiliza cartilhas em PDF para que os alunos possam baixá-las e estudá-las sem precisar de conexão com a internet. São cursos sobre Empreendedorismo, Finanças Pessoais, Crédito, Serviços Bancários, entre outros. Confira a lista de cursos disponíveis: https://universidade.caixa.gov.br/publico/cursos

34) Itaú

São 13 cursos divididos entre 4 percursos formativos, ou seja, conjuntos de formações organizados em torno de uma área ou temática comum. O aluno escolhe qual área gostaria de estudar e tem à sua disposição uma lista de cursos que contribuem para um aprendizado especializado. Acesse: https://polo.org.br 

35) Labone Consultoria e Treinamentos

A plataforma possui 6 cursos gratuitos da área de Negócios, Desenvolvimento de Pessoas, Gestão da Qualidade etc. Conta com carga horária máxima de 17 horas e oferece a possibilidade de tirar dúvidas com instrutores renomados. Uma ótima alternativa da lista de cursos. Saiba mais: https://www.laboneconsultoria.com.br/

36) Universo EAD

São mais de 65 cursos, a maioria da área de Marketing e Vendas. A carga horária máxima é de 30 horas e, diferente da maioria das plataformas, aqui existe o limite de um curso por aluno. Escolha o seu: https://conteudo.universoead.com.br/cursos-gratuitos?hs_preview=CwSQmhRy-27442887210

37) Kultivi

Todos os 78 cursos da plataforma são gratuitos e abrangem: Idiomas, Medicina, Negócios, OAB, Enem e Concursos. Além das videoaulas possuem material de apoio, questões de fixação e certificado gratuito. Dentro da plataforma também existe um blog com artigos, dicas e conteúdo extra para estudo. Essa é mais uma opção da lista de cursos. Acesse: https://www.kultivi.com/idiomas

38) SEBRAE

A lista de cursos do Sebrae também é extensa: são mais de 150 cursos gratuitos, voltados, principalmente, para gestores e empreendedores. A carga horária mínima dos cursos é de 2 horas e eles podem ser concluídos em até 30 dias. Confira as opções: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

39) LIT

São mais de 100 cursos disponibilizados gratuitamente que abrangem diversas áreas de atuação, entre elas: Contabilidade, Marketing, Negócios e Inovação. O aluno pode escolher uma trilha de carreira e fazer diversos cursos baseados na qualificação que deseja adquirir. Para fazer um curso apenas ou uma trilha de carreira, acesse: https://lit.com.br/cursos-e-trilhas/

40) UEMA

A plataforma oferece uma lista de cursos online e gratuitos que abrange diversas áreas de atuação, como Gestão, Direito, Educação, Saúde, entre outros. Os cursos são categorizados em três níveis: básico, intermediário ou avançado e possuem uma ementa detalhada. Acesse: https://eskadauema.com/course/

41) SENAC

A lista de cursos ofertados pela instituição é extensa: são 90 nas áreas de Gestão e Negócios, Meio Ambiente e Saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação, entre outros. Além disso, a plataforma possui parcerias com outras instituições que oferecem diversos outros cursos. Confira: https://ead.senac.br/detalhe-noticia/2020/3/senac-ead-oferece-cursos-gratuitos-totalmente-a-distancia/

42) Expertise e treinamentos

São 6 cursos na modalidade Ensino a Distância que abrangem áreas de Empreendedorismo, Gestão, Inovação, Qualidade, entre outros. Apesar de pagos, alguns dos cursos possuem videoaulas gratuitas. Acesse: https://expertisetreinamento.maestrus.com/home/

43) Senai

Com 12 cursos online nas áreas de Segurança do Trabalho, Logística, Empreendedorismo, entre outros, nessa plataforma o próprio aluno pode emitir a certificação gratuitamente via web. Basta possuir ao menos 70% de aproveitamento das aulas. Saiba mais.

44) Voitto

Uma plataforma especializada em cursos voltados para o ramo de Negócios com cerca de 20 deles gratuitos e com carga horária máxima de 4 horas. O aluno tem 30 dias para concluir o curso, recebe certificação gratuita e tem acesso a chat, fóruns e suporte para dúvidas. Afinal, os profissionais da agência também devem aprender sobre business, certo? Confira a lista de cursos disponíveis: https://www.voitto.com.br/cursos

45) Fm2s

Cursos gratuitos relacionados à Metodologia do Lean aplicada a diversas áreas do ramo dos Negócios. O aluno tem um ano para concluir o curso e a certificação é gratuita. Uma excelente opção da lista de cursos. Acesse: https://www.fm2s.com.br/

46) Cae Treinamentos

São 3 cursos gratuitos voltados à Metodologia do Lean, além de outros 6 voltados para áreas como Excel, Auditoria Interna, Plano de Ação e Ferramentas da Qualidade. Todos os cursos possuem certificação gratuita. Veja a lista de opções: https://caetreinamentos.com.br/cursos

47) Fundação Estudar

São 4 cursos gratuitos orientados por práticas de Autodesenvolvimento e Produtividade. As cargas horárias variam entre 8 e 10 horas de videoaulas e durante o curso o aluno pode interagir com outros alunos. A certificação é gratuita. A produtividade é um dos desafios da agência. Então, nada melhor do que capacitar o time para gerir melhor seu tempo. Esse é um dos Acesse: https://www.napratica.org.br/edicoes/#cursos

48) Elektsolar

Curso gratuito que apresenta de forma concisa os fundamentos da energia solar em 4 módulos. É indicado principalmente para profissionais e estudantes de Engenharia e Arquitetura, além de Projetistas, Instaladores, entre outros. Acesse: https://elektsolar.com.br/produto/curso-online-energia-solar-fundamentos-e-aplicacoes/

49) UANE

São dezenas de Cursos de Extensão, Cursos Técnicos e Cursos Livres, sendo que a maioria possui temática Educacional e Escolar. Os cursos são ofertados na modalidade Ensino a Distância. O aluno tem todo o suporte, com acesso à fóruns e comunicação com tutores. Sua agência atende clientes do setor da educação? Então, mobilize alguns profissionais do time para participar. Saiba mais: http://fdr.org.br/uane/

50) Educa Nexus

Plataforma de cursos que abrange as mais variadas áreas do mercado. Todos os cursos são pagos, mas possuem preços relativamente baixos. Caso o aluno já tenha adquirido algum curso anteriormente, pode utilizar o cupom de desconto #SOUEDUCANEXUS. Acesse: https://centroeducanexus.maestrus.com/inicio/ 

51) UCAM Prominas

São diversos cursos das áreas Ambiental, Jurídica, Educacional, Empresarial, Engenharia, Saúde e Social. Para ter acesso à lista de cursos é necessário criar uma conta. A plataforma dá todo o suporte necessário para a organização do aluno com notas, avaliações e certificados. Confira.

52) Brasil Mais Digital

São diversos cursos voltados para áreas de Jogos, Tecnologia, Negócios, Educação, entre outros. Após a conclusão do curso, o aluno tem direito à certificação gratuita. A plataforma possui parceria com diversas empresas brasileiras que disponibilizam cursos próprios e gratuitos dentro do site. Veja a lista de cursos:  http://www.brasilmaisdigital.org.br/index.php/pt-br/

53) ESAB

São diversos cursos das áreas Educacional, Marketing, Negócios, Tecnologia, entre outros. A carga horária pode variar entre 40 e 240 horas, dependendo do curso. Todos são gratuitos para matrículas feitas até o dia 30/04. Para conferir a lista de cursos, acesse: https://www.esab.edu.br/cursos-gratis

54) SOLIDES Universidade

São 9 cursos gratuitos que abrangem as áreas de Desenvolvimento Profissional e Gestão de Pessoas. Os cursos são ministrados em videoaulas, com acesso ilimitado e certificação após a conclusão. Acesse: https://universidade.solides.com.br/course-status/

55) Tesouro Direto

A agência atende o mercado financeiro? Para quem deseja saber mais sobre essa modalidade de investimento, o Tesouro Direto disponibiliza 3 materiais gratuitos. Eles estão categorizados em Básico, Intermediário e Avançado e são ministrados por meio de eBooks em PDF. Confira: https://www.tesourodireto.com.br/como-investir/aprenda-a-investir/cursos.htm

Idiomas

Dominar uma segunda língua é um diferencial para os profissionais e também para a agência. Afinal, ter profissionais bilíngues pode otimizar muito a condução de projetos. Confira as opções focadas na aprendizagem de idiomas:

56) Cambridge

Conjunto de recursos, atividades, exames e jogos de aprendizagem para praticar ou desenvolver o Inglês. A plataforma também possui uma sessão onde os pais podem acompanhar e dar apoio ao desenvolvimento da aprendizagem dos filhos. Uma ótima oportunidade de aprender um novo idioma. Acesse: https://www.cambridgeenglish.org/learning-english

57) Duolingo

A plataforma de cursos gratuitos de idiomas mais conhecida pelo público traz cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão e Esperanto. Possui versão para desktop e aplicativo para Android e iOS e ensina com exercícios simples e práticos. O usuário pode utilizar sempre quando quiser, fazendo assim sua própria carga horária. Confira a proposta.

58) Hyper English

Essa é uma opção da lista de cursos voltada para o aprendizado de um idioma. O acesso às aulas de inglês exige o pagamento de mensalidade. Conta com professores para tirar dúvidas sempre que o aluno precisar e possibilidade de montar um plano de estudos, de acordo com a sua própria rotina. É dividido entre Iniciante, Básico, Intermediário e Avançado. O aluno pode fazer um teste para descobrir em qual deles se encaixa. Para começar, acesse: https://www.hyperenglish.com.br/student/sign_up/1U

Um leque de temas diferentes

Um acervo amplo de cursos com uma variedade imensa de temáticas. De Física, passando por engenharia da computação até turismo. Essa lista de cursos para capacitar a equipe da agência pode ajudar tanto os profissionais quanto seus familiares. Confira!

59) UNICAMP 

É um curso online de Física para curiosos, por isso não exige conhecimento prévio. O curso é composto por 12 módulos e oferece direito à certificação após a conclusão. Possui um valor simbólico de 15 reais. Pode ser legal estudar um assunto diferente para ajudar a começar pensar fora da caixa, não é?  Acesse: https://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=%81k%CA%C2%5E%E2%DF%96&of=%F7%12%A8

60) Code.org

Trata-se de um curso de Ciência da Computação para todas as idades. Crianças a partir dos 4 anos de idade já podem começar a aprender. Além disso, existem versões reduzidas e ilustradas dos cursos, e a plataforma conta com diversas ferramentas digitais que auxiliam da aprendizagem. Parece uma opção incrível! Indique-a para o colaborador que tem filhos e precisa engajar as crianças em novas atividades. Confira: https://code.org/

61) Lúmina – Plataforma de cursos gratuitos da UFRGS

São mais de 50 cursos em diversas áreas, elaborados por professores da UFRGS. No mesmo portal é possível conferir podcasts que abordam temas em debate atualmente. Confira os cursos: https://lumina.ufrgs.br/

62) IFRS

Com cursos voltados para áreas como Idiomas, Gestão e Negócios e Educação não faltam opções para quem busca se aprimorar. Oferecidos na modalidade Ensino a Distância, de curta duração, os cursos oferecem direito a certificação. Conheça os cursos: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=38

63) IFSP

São mais de 30 cursos voltados para as áreas de Sistemas, Design e Empreendedorismo. Eles possuem módulos curtos que se desdobram entre teoria e prática e são ministrados por especialistas das áreas. Mais uma ótima opção da lista de cursos. Acesse: http://mooc.ifsp.edu.br/courses

64) IF Sul de Minas

Com diversos cursos gratuitos que abrangem as áreas de Educação, Ciência e Tecnologia, não faltam opções para os profissionais e estudantes que buscam aprimorar os seus conhecimentos. A plataforma possibilita complementar as videoaulas com testes, simuladores e fóruns. Veja as opções em: https://mooc.ifsuldeminas.edu.br/

65) IFAC

Com mais de 20 cursos das áreas de Sistemas, Programação, Design e Produção de Conteúdo, esta plataforma de Ensino a Distância permite ao aluno adquirir conhecimento em áreas específicas de maneira prática e rápida. Saiba mais: http://cursos.ifac.edu.br/

66) IFPA

Como a própria plataforma destaca, a lista de cursos disponível é extensa. Eles são rápidos, livres, online e gratuitos. Voltados para as áreas de Tecnologia e Empreendedorismo, o aluno pode contar com recursos como materiais complementares e um caderno virtual para anotações. Acesse: https://mooc.ifpa.edu.br/

67) IF Baiano

Conta com cursos voltados para as áreas de Tecnologia, Educação e Empreendedorismo. Além das matérias complementares os alunos também podem contar com aulas fracionadas em pequenos capítulos, o que torna o processo de aprendizagem mais rápido e fluido. Uma ótima opção da lista de cursos. Confira: http://mooc.ifbaiano.edu.br/

68) IFRS

Com cerca de 70 cursos das mais diversas áreas – Idiomas, Gestão e Negócios, Ciências Exatas, Turismo, entre outras – essa plataforma é completa para quem busca aprimorar seus conhecimentos de forma rápida e prática. Todos os cursos contam com certificado digital emitido pelo próprio estudante após a aprovação. Veja a lista de opções: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=38

69) UFRB

São 10 cursos de modalidade Ensino a Distância sem tutoria e com carga horária máxima de 68 horas. O aluno tem entre 30 e 60 dias para finalizar as aulas. As opções  fazem parte das áreas de Administração Pública, Design, Educação, entre outras. Confira as opções: https://avaacademico.ufrb.edu.br/course/index.php?categoryid=2

70) Escola de Administração Pública

Escola Virtual de cursos voltados para profissionais e servidores de cargos públicos e governamentais, mas qualquer pessoa interessada pode acessá-los. Os cursos são ministrados em sua maioria por órgãos públicos do governo. Confira: https://www.escolavirtual.gov.br/catalogo#inicio-listagem-cursos

71) IVY League

A plataforma reúne cursos online e gratuitos das principais universidades do mundo: Harvard, Yale, Brown, Columbia, entre outras. Abrange áreas que vão desde Ciências e Negócios até Artes e Design. Em uma plataforma como essa você tem certeza da qualidade do conteúdo. Descubra a lista de cursos para capacitar a equipe da agência: https://www.classcentral.com/collection/ivy-league-moocs

72) Leiaut Online

Os cursos gratuitos incluem conteúdos de Marketing Digital, Vendas, Empreendedorismo, Utilização de Ferramentas, Inglês e Oratória, todos voltados especificamente para os profissionais da Construção Civil. Se a sua agência atende clientes do setor essa é uma ótima oportunidade para o time se especializar. Acesse: https://leiautonline.com.br/

73) Mongeral AEGON

Mais de 300 cursos online e gratuitos de requalificação com foco no público-alvo composto por pessoas da terceira idade. Abrange áreas como Gestão Financeira, Marketing, Mídias Sociais, Informática, Inglês e Comunicação Oral. É indicação perfeita para os profissionais que têm idosos em casa. Acesse: https://institutomongeralaegon.org/servicos-50/cursos-de-requalificacao

74) ONU

Para quem se interessa em assuntos climáticos, a ONU oferta um curso introdutório online e gratuito sobre o tema. Ele foi desenvolvido em parceria com 30 organizações que apoiam ações de educação e aprendizagem em mudança climática para pessoas de todas as idades. Saiba mais: https://unccelearn.org/course/view.php?id=24&page=overview

75) SEST/SENAT

A plataforma  liberou o acesso gratuito a uma extensa lista de cursos: são mais de 200 opções. Os cursos abrangem uma infinidade de áreas de atuação, sendo que a maioria tem curta duração e oferece certificação após a conclusão. Acesse: https://ead.sestsenat.org.br/cursos/

76) SESI

São 5 cursos online e gratuitos ofertados pela plataforma, abrangendo áreas de Desenvolvimento Pessoal, Saúde, Atendimento ao Público e Libras. Ao final todos os cursos precisam de nota 60 para aprovação para garantir a certificação. Acesse: https://ead.sesi.org.br/ms/?anonymous=1#coursecatalog/71

77) UFSCAR

Trata-se de uma plataforma de cursos online exclusivamente gratuitos. Abrange áreas como Educação, Comunicação, Inclusão, entre outras. Todos são ofertados na modalidade de Ensino a Distância e possuem certificação após a conclusão. Confira: https://cursos.poca.ufscar.br/

78) UNESP

A UNESP oferece conteúdos online gratuitos que abrangem áreas das Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. A plataforma deixa claro que não se tratam de cursos e, portanto, não possuem certificação. São 73 temas, 2.104 materiais e cerca de 183 eBooks disponíveis. Conheça o acervo e aproveite: https://unespaberta.ead.unesp.br/index.php/menu-principal-institucional/comunicado

79) Museu GOV

Precisa entender mais sobre museus para atender um cliente do segmento de turismo? Cursos online e gratuitos desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro de Museus que abrange diversas áreas específicas voltadas para a administração de museus: Conservação Preventiva para Acervos, Planejamento Estratégico, entre outros. A maioria do cursos já está com as inscrições abertas. Acesse: https://sabermuseu.museus.gov.br/categoria/cursos/

Como você viu até aqui, a lista de cursos para capacitar a equipe da agência é imensa. As opções disponíveis gratuitamente podem oportunizar muito aprendizado. Aproveite esta quarentena para investir em você e sugira que os colaboradores da agência façam o mesmo! É hora de aproveitar esse tempo e torná-lo produtivo.

Ah! E não precisa, necessariamente, buscar formação técnica. Aprender mais sobre inteligência e felicidade é tão importante quanto saber mais sobre marketing e negócios. Ter acesso a outros tipos de assuntos pode ajudar a pensar fora da caixa, melhorar a produtividade e criatividade.

Bons estudos! 😉