Redator publicitário: o que faz, características e como se tornar um bom profissional da área
Boas campanhas publicitárias estão sempre acompanhadas de chamadas e textos incríveis. Afinal, é por meio de mensagens persuasivas que os consumidores serão atraídos para a compra de um produto ou a contratação de um serviço.
Na agência, o profissional responsável por produzir ótimos textos para ações publicitárias e de marketing é o redator publicitário. Ou seja, aqueles títulos criativos, blogposts e e-mails que prendem sua atenção são produto do trabalho dos redatores.
Conheça melhor o perfil do redator publicitário, o que ele faz e como conduz seu trabalho. Continue a leitura do artigo!
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O que faz um redator publicitário?
Também conhecido como copywriter, o redator publicitário é um dos profissionais que fazem parte da estrutura da agência.
O redator é responsável por criar textos e chamadas que estabeleçam conexão entre a marca e o público-alvo, construindo mensagens persuasivas capazes de mover as pessoas para a ação.
Para ter sucesso, o copywriter deve estudar o público-alvo da empresa que atende, a fim de entender suas necessidades e desejos. A partir daí, ele tem os insumos que precisa para criar conteúdos capazes de desenvolver uma conexão com a persona, apresentar sua dor e, assim, entregar uma solução.
É por meio da escrita que o redator publicitário informa, envolve, impacta e convence o público, chamando atenção para a marca ou determinado produto/serviço. Entre os materiais produzidos por um copywriter, estão: blogposts, artigos, anúncios, posts para mídias sociais, e-mail marketings, guias, e-books, whitepapers, entre outros.
Atividades exercidas pelo redator publicitário
De forma geral, os redatores publicitários fazem de tudo um pouco, incluindo:
- Produzir conteúdo para informar, educar ou inspirar o público;
- Pesquisar informações, estatísticas, palavras-chaves, tópicos e informações para enriquecer o conteúdo;
- Editar e revisar textos;
- Escrever chamadas que levem o leitor à ação;
- Trabalhar gerenciando projetos e criando pautas para futuras produções.
Vale ressaltar que uma das funções deste profissional é a criação de ideias para solucionar determinados problemas de comunicação de um produto, marca ou serviço. Após sugeridas e aprovadas, as ideias se transformam em textos e/ou roteiros, dependendo da mídia onde o conteúdo será publicado.
Elementos necessários para uma boa redação publicitária
O trabalho do redator publicitário é criar e desenvolver conteúdos, no entanto, para escrever um bom texto é preciso atenção a uma série de detalhes. Para entregar um material de qualidade ao cliente, o profissional deve observar alguns elementos essenciais, como:
Clareza
Um bom texto é aquele que pode ser compreendido na primeira leitura. Garantir que o leitor não irá ler e reler várias vezes o material para entender o assunto é fundamental.
Por isso, uma redação publicitária precisa ser escrita de forma clara e objetiva.
Concisão
Para campanhas publicitárias, uma boa redação é aquela em que o autor consegue falar muito usando poucas palavras, ou seja, produzir longos textos que não explicam nada só prejudica o entendimento do leitor.
A qualidade da produção é medida pela capacidade de o redator publicitário saber se expressar em poucas palavras.
Persuasão
Para atrair o leitor e direcioná-lo para uma tomada de decisão, o texto deve ser persuasivo, de forma que o público enxergue na sua marca uma solução para os problemas.
O papel e a importância do redator publicitário
Sabe aquela ideia criativa de campanha ou lançamento de produto? Ela precisa da dedicação do redator publicitário para ganhar vida! O projeto de inbound marketing com fluxo de nutrição de email e materiais ricos? Este também pede o trabalho do redator, que, além de ter ótima redação, precisa se atentar a uma série de detalhes.
Basicamente, o papel do redator publicitário é vital para o desenvolvimento das ações de marketing – que visam atrair e conquistar o público.
Entre os vários profissionais envolvidos no fluxo de produção da agência, o redator publicitário é uma das peças-chave, e o seu trabalho é indispensável para que a geração de conteúdo criativo e de valor seja capaz de gerar bons resultados e atrair novos clientes.
Características de um redator publicitário
Afinal, qual o perfil ideal de um redator publicitário? Quais habilidades e competências fazem a diferença no desempenho dele e no dia a dia da agência? Conheça algumas características importantes para ser um redator publicitário:
Saber escrever
Parece óbvio, mas todo redator publicitário sabe escrever do jeito certo, dominando as regras gramaticais. Um texto com erros ortográficos pode atrapalhar e muito a leitura.
Além disso, na hora de escrever é preciso elaborar as ideias com concisão e de forma coerente, sendo sucinto e objetivo.
Gostar de ler
É por meio da leitura que o redator publicitário consegue enriquecer o próprio vocabulário e o seu repertório, ou seja, ler é fundamental para produzir bons textos.
E vale a leitura de tudo, livros, revistas, artigos, entre outros. Essa variedade amplia o conhecimento e traz novas referências para o redator publicitário.
Estudar marketing e buscar referências
Com a constante transformação digital, o marketing também passa por mudanças. Por isso, estar antenado é essencial. Conhecer novas técnicas e aprender como usar cada plataforma da maneira correta e a seu favor, é essencial para entregar um bom trabalho.
Além disso, é importante buscar novas referências para sua criação, encontrar fontes confiáveis e, que de alguma forma, sirvam como inspiração para o seu trabalho.
Trabalhar a criatividade
Como inspirar pessoas ao seu redor sendo sério e pragmático? Isso é quase impossível, por isso, todo redator publicitário precisa ser criativo.
Assim, é possível vender uma ideia, conquistar e cativar o público. Os redatores que trabalham para agências de publicidade geralmente são algumas das pessoas mais criativas e imaginativas. Eles pensam fora da caixa e fogem do comum.
Formação
Não existe uma formação específica para se tornar um redator publicitário. As vagas do setor em sua grande maioria são preenchidas por profissionais formados em Publicidade, Jornalismo, Marketing e Letras, ou apenas por pessoas que gostem de escrever.
Apesar de não ter a exigência de uma formação específica, é recomendado que o profissional que queira entrar na área tenha algum conhecimento em marketing, publicidade e, principalmente, tenha domínio sobre as regras da língua portuguesa.
Dicas para se tornar um bom redator publicitário
Agora que você já sabe como é o trabalho de um redator publicitário, confira algumas dicas para se tornar um bom profissional nessa área!
#1 Esteja sempre atualizado
Um bom redator publicitário deve estar sempre em busca de novidades e do que está em alta. Aprimorar as próprias técnicas é o segredo para se tornar um bom profissional. Ler blogs especializados em marketing e publicidade pode ser de grande ajuda.
Dessa forma, os seus textos publicitários terão cada vez mais qualidade, gerando ótimos resultados para os clientes.
#2 Seja empático
Os textos são uma forma de comunicação, e eles são escritos para transmitir uma mensagem para outras pessoas. Redações publicitárias precisam ser envolventes e sedutoras. O desafio é convencer quem está lendo a tomar uma decisão.
Por isso, é importante se colocar no lugar do leitor, afinal ele é o receptor dessa mensagem.
#3 Tenha disciplina
A maioria dos redatores prefere trabalhar como freelancers, pois é possível ter mais autonomia. Entretanto, é preciso disciplina e comprometimento com os prazos e demandas.
#4 Saiba trabalhar em equipe
É fundamental saber trabalhar de maneira colaborativa. Isso porque o redator publicitário estará em contato direto com outros profissionais, seja para a elaboração de uma campanha, ou para planejar projetos futuros.
E é por meio dessas interações que podem surgir novas ideias para campanhas e projetos inovadores. Quem colabora, cresce.
#5 Conheça as técnicas de SEO
O Search Engine Optimization (SEO) trata-se de um conjunto de estratégias que visam potencializar e melhorar o posicionamento da página de resultados orgânicos.
O ideal é construir uma estratégia de SEO planejando e implementando atividades que melhorem o desempenho da sua marca ou do cliente nos mecanismos de busca.
#6 Mensure os resultados
O trabalho produzido pelo redator publicitário deve gerar resultados, e é por meio das métricas que você irá mensurar seu desempenho.
É preciso verificar periodicamente se as peças, campanhas e textos estão impactando de alguma forma o público-alvo.
Como podemos ver, o redator publicitário é uma das mentes criativas da agência de publicidade, e sua função não se resume apenas à escrita. Ele fica encarregado também de montar estratégias que visam atingir os melhores resultados em meio aos mecanismos de buscas e clientes.
Por isso, redatores e outros profissionais do mercado de agências e comunicação precisam estar atualizados sobre as tendências, novidades e também os desafios do dia a dia. A Opcon é um evento totalmente online e gratuito e irá abordar temas como IA, resultados, dados e algoritmos, inscreva-se e participe!
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03 DE DEZEMBRO
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 09/08/2022
- Categoria: Setor Criativo