O que faz um revisor e qual o seu papel na agência?

Criar bons textos, peças publicitárias e mensagens persuasivas nem sempre é fácil, demanda tempo, muita pesquisa e boas doses de criatividade. Material produzido e pronto, agora é só o cliente aprovar, certo? Errado, antes disso ele passa pela mão do revisor. 

Este profissional é responsável por tornar a mensagem mais limpa, de forma que o público a entenda de maneira clara. Além disso, ele faz toda a verificação ortográfica do texto, afinal, entregar materiais com erros de português pode ser péssimo para a agência.

Ainda em dúvida, sobre o que faz um revisor? Continue lendo e descubra tudo sobre essa profissão!

O que faz um revisor?

O dia a dia das agências é corrido e agitado, como sempre reforçamos por aqui. Com o alto volume de produção de conteúdo, os profissionais da criação podem deixar passar alguns detalhes, incluindo erros ortográficos. É aí que o revisor entra em cena, ele é um dos profissionais que constituem a estrutura da agência.

O que faz um revisor? Ele é responsável por tornar o conteúdo da mensagem mais limpo, claro, conciso e sem erros gramaticais. Tudo isso com apenas um objetivo: garantir a entrega de um produto de qualidade para o cliente.

O trabalho de um revisor é minucioso, ele irá analisar linha por linha do texto ou campanha publicitária, para evitar que haja erros ortográficos, contextuais, ou de pontuação. Além disso, o profissional contribui (e muito) para o processo de edição, sugerindo a inclusão de novas informações, ou removendo trechos que pareçam repetitivos.

Ou seja, antes de ir para a aprovação final com o cliente, todo o material produzido passa por uma boa revisão. Dessa forma, é possível garantir a entrega de um produto final de qualidade ao cliente.

Formação e mercado de trabalho

Não existe uma formação específica para atuar na área de revisão de conteúdo. Entretanto, o profissional que deseja se aventurar nesse ramo, precisa ter um conhecimento amplo sobre a língua portuguesa – ou outro idioma, caso trabalhe com materiais estrangeiros.

Apesar de não ser exigida uma formação específica, ter uma graduação faz diferença na hora da contratação. Afinal, é uma forma de comprovar que o profissional tem o mínimo de conhecimento exigido. Portanto, é muito comum que os revisores tenham formação em áreas como:

Letras

É durante a graduação de letras que os alunos aprendem tudo sobre a escrita e suas regras, como os aspectos sintáticos, morfológicos e semânticos da língua portuguesa. O curso abrange também disciplinas relacionadas à revisão e à tradução de textos.

É muito comum que os profissionais formados em Letras atuem em editoras, revistas e agências, como revisores de texto.

Jornalismo

Os jornalistas também precisam ter um amplo conhecimento da língua portuguesa. Além disso, durante a graduação, eles aprendem a produzir diferentes tipos de textos, como reportagens, crônicas, roteiros para TV ou rádio, artigos para blogposts e muito mais.

Dessa forma, o profissional formado em Jornalismo pode atuar em diferentes áreas, inclusive na revisão de conteúdos.

Publicidade e propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda é voltado especificamente para a criação de peças publicitárias para meios online ou offline, sejam produtos textuais ou visuais.

Os publicitários também aprendem a produzir bons textos, ou seja, possuem ‘know-how’ para atuarem na revisão de conteúdos.

Hard skills e soft skills: quais são necessárias para se tornar um bom revisor?

O trabalho de um revisor pode ser bem desafiador, por isso, todo conhecimento e habilidades são válidas. Conheças algumas competências importantes para quem deseja atuar na área.

O que faz um revisor e hard skills: competências técnicas

Revisão gramatical

A língua portuguesa é cheia de regras gramaticais, por isso, para ser um bom revisor é preciso conhecer esse idioma em profundidade. Ou seja, o ideal é dominar todas as regrinhas, como o uso correto da vírgula, da crase dos artigos, e o uso correto do plural. 

Além disso, o conhecimento sobre coesão, regência e concordância verbal é fundamental para orientar o trabalho do revisor, que melhora e finaliza os conteúdos produzidos pelo time da agência.

Produção de conteúdo para web

Os textos para web possuem certos mecanismos únicos. Diferente dos textos offline, eles têm objetivos claros, como gerar engajamento e aumentar o compartilhamento. Para o digital, é importante que o conteúdo tenha uma boa estrutura textual e seja simples e direto.

Ah, mas isso não é papel do redator? Sim, mas, como mencionamos, o revisor pode contribuir e dar dicas para melhorar a estruturação do texto. Na prática, ele contribui para a entrega de um conteúdo que surpreenda o cliente pela alta qualidade. 

Soft skills: habilidades comportamentais

Comunicação

A comunicação é um elemento fundamental para se trabalhar em uma agência, mas, para o revisor, isso é ainda mais importante. Afinal, ele se comunica diretamente com os redatores, para fazer sugestões, corrigir os textos e eventualmente tirar dúvidas sobre os materiais revisados.

Além disso, o revisor precisa dar feedbacks ao redator, indicando onde ele errou e como pode melhorar. O revisor participa da jornada de aprendizagem do colega, contribuindo para a melhoria contínua dos jobs. 

Paciência

O revisor pode se deparar com prazos apertados e diversas correções. Isso porque o texto e as peças publicitárias nem sempre chegam redondas e completas até a sua mesa.

Dessa forma, é comum que o material volte algumas vezes até ficar 100% redondo. Sendo assim, o revisor precisa ter paciência para lidar com esse fluxo de trocas.

Dicas para se tornar fera na revisão 

Agora você já sabe o que faz um revisor e conhece quais as habilidades comportamentais e técnicas necessárias para se dar bem na área. Para completar, selecionamos algumas dicas que podem te auxiliar no dia a dia.

Compreensão da língua

Qualquer profissional que busca atuar na área precisa estudar a língua portuguesa sempre, pois ela é viva e passa por mudanças constantes. 

Vira e mexe, é um acento que cai, uma palavra que muda, um hífen que entra em desuso. Nesse sentido, estar atualizado sobre as principais reformas ortográficas, é fundamental. 

Busque aprender um pouco de tudo

Assim como o redator publicitário, o revisor também irá se deparar com conteúdos mais variados, pois os clientes da agência atuam em diferentes segmentos. Ou seja, hoje, em pauta, um conteúdo tecnologia, amanhã um material sobre moda e por aí vai.

Dessa forma, ter um amplo repertório de referências pode contribuir na hora de revisar os textos e peças publicitárias. 

Conhecimento lexical e figuras de linguagem

Para ser um bom profissional, é preciso ter conhecimento sobre as palavras de outros idiomas que se integram ao português e passam a fazer parte do vocabulário.

Em publicidade, por exemplo, é muito comum a adoção de termos em inglês para se referir a métodos, técnicas, dentre outros. Por isso, entender o significado e para que serve cada palavra é fundamental.

Além disso, compreender as figuras de linguagem também é importante, pois o redator pode escrever textos mais soltos e lúdicos, se a linguagem da marca do cliente permitir. Sendo assim, entender as metáforas, metonímias, personificação e as figuras de linguagem, é essencial para o revisor.

Revisor nas agências: por que é importante?

Vivemos em uma era digital e volta e meia surgem ferramentas que auxiliam no dia a dia das agências, como os dicionários online, corretores ortográficos automáticos, entre outros. O surgimento dessas ferramentas fez com que essa posição dentro das agências perdesse a relevância que tinha antes levou muitos gestores a dispensarem esses profissionais.

Essa afirmação pode ser comprovada também nos resultados do Censo Agências, em que esse cargo não apareceu na última edição nem como atividade terceirizada e nem como atividade a ser aperfeiçoada pela agência. Isso mostra que cada vez mais a posição tem perdido o seu espaço no setor.

Por isso, talvez você se pergunte: a agência precisa mesmo de um revisor?

A resposta é simples (e meio clichê): nada substitui uma abordagem humanizada. As ferramentas podem até identificar erros ortográficos e gramaticais, mas, elas não têm total compreensão sobre a mensagem que o texto busca passar. 

Mas só o redator não dá conta do trabalho?

O principal empecilho de colocar o redator para revisar o próprio texto é que ele possui um olhar “viciado”, isto é, ele ficou tanto tempo na produção daquele material, (em um escreve-apaga-escreve de novo), que pode deixar passar alguns errinhos, como palavras repetidas.

Além disso, o olhar atento e treinado do revisor permite identificar também possíveis ruídos no texto, que precisam ser ajustados. Sabe quando o autor tenta passar uma informação, mas nem sempre ela está clara? O revisor consegue arrematar o conteúdo, deixando a mensagem limpa, concisa e de fácil compreensão para o público.

Na prática de produção de conteúdo, redator e revisor formam uma dupla poderosa. Sua agência conta com o trabalho de um revisor de texto? 🤔

Dica extra: estude!

Um dos focos do sucesso profissional, seja qual for a posição que você ocupa no campo criativo ou de gestão, é se manter atualizado, como pudemos ver nas dicas que demos neste texto. Pensando em contribuir com essa missão, listamos uma série de cursos que podem te ajudar a potencializar a carreira. Para conferir, é só clicar aqui!