10 extensões do Google Chrome que vão te ajudar no dia a dia

A produtividade da equipe ou individual é uma das principais dificuldades de gerenciamento para 34,81% das pessoas que ocupam cargos de gestão, segundo o Censo Agências 2022. E são muitos os fatores que dificultam o uso inteligente do tempo pelo time. Porém, graças à tecnologia, algumas ferramentas simples, como as extensões do Google Chrome, podem agilizar muito o fluxo de trabalho dos colaboradores.

Na prática, os plugins instalados no navegador oferecem diferentes tipos de funcionalidades. Elas permitem realizar a tradução de textos e podem até mesmo ajudar no processo criativo da agência, inclusive auxiliando no uso inteligente de tempo

Confira, a seguir, 10 extensões do Google Chrome que farão a diferença na sua rotina. Aproveite a leitura!

Extensões do Google: o que são e como funcionam?

Primeiramente, precisamos entender o que são as extensões do Google Chrome.

Basicamente, as extensões do Google Chrome consistem em códigos ou programas instalados no seu navegador, tanto no desktop quanto no mobile. Elas servem para executar algumas tarefas, dentro do próprio browser.

De maneira simples, essas ferramentas são complementos do Google, projetadas para melhorar a experiência dos usuários de diversas formas. Sendo assim, elas são uma ótima maneira de expandir as funcionalidades do navegador, e o melhor: são totalmente gratuitas. 

As extensões Google Chrome podem otimizar tarefas como edição de textos, SEO e pesquisa de hashtags, levando ao aumento da produtividade. 

Instaladas diretamente no navegador, elas são mais leves e dispensam o download de aplicações pesadas e recursos que tendem a sobrecarregar o sistema. Geralmente, as extensões do Google Chrome são desenvolvidas por meio da utilização de linguagem de programação padrão da Web, como JavaScript,  HTML e CSS. 

Como instalar e gerenciar extensões do Google Chrome?

Além de facilitarem muito no dia a dia, as extensões do Google Chrome são fáceis de instalar. Confira abaixo um passo a passo super simples e rápido!

1. Acesse a loja oficial do Google, a Chrome Web Store.

2. Em seguida, basta pesquisar e selecionar a extensão desejada. Encontrou? É só clicar em “Usar no Chrome”;

3. Logo após a instalação aparecerá um pop-up, basta clicar em “Adicionar extensão” para continuar a instalação;

4. Após instalar a extensão, clique no ícone “extensões”, localizado ao lado da caixa de URL;

5. Ao clicar no botão “extensões” é possível verificar quais estão ativas no seu navegador;

6. Ao clicar em “Gerenciar extensões”, você é guiado para uma nova janela. Caso queira excluir uma das extensões, basta clicar “remover”. Já se quiser saber mais informações, clique no botão “Saiba mais”.

O processo de instalação de extensões Google Chrome é super simples e leva poucos segundos para ser concluído. 

10 extensões do Google Chrome que farão a diferença no seu dia a dia!

Agora que você já sabe como instalar e gerenciar as extensões instaladas no seu navegador, confira a lista com as melhores extensões que irão facilitar a sua rotina!

#1 Forest

Somos bombardeados por um volume imenso de informações e, inevitavelmente, isso pode afetar a produtividade. Por isso, às vezes é preciso buscar um empurrãozinho para se concentrar nas atividades.

E a solução que essa ferramenta apresenta é plantar uma árvore. Não, você não ouviu errado. O Forest é uma extensão que propõe que o usuário plante árvores virtuais para se manter concentrado, auxiliando, assim, na gestão de tempo

A ferramenta funciona de maneira simples: você define um período para realizar determinada atividade e planta a sua árvore. Porém, para que a árvore cresça é preciso se manter concentrado por aquele período, do contrário, ela morre.

O mecanismo funciona orientado pela gamificação, e ajuda o usuário a se concentrar. Além disso, não é apenas no jogo que o plantio é feito. Isso porque a ferramenta faz doações para a organização Tree for the Future a cada plantinha virtual que nasce.

#2 Briskine

Mandar e-mails é uma tarefa comum dentro das agências, que demanda um certo tempo dos profissionais. É pra facilitar tarefas como essa que as extensões Google Chrome devem ser usadas.

Sabia que dá para criar e-mails padrões e fugir do famoso “copia e cola”? 

É claro que sim! Com o auxílio do Briskine, você cria os seus próprios templates de email a partir de alguns modelos prontos, ou do zero, conforme sua demanda para cada situação. 

Com a ferramenta, também é possível criar atalhos no teclado, por exemplo: em vez de digitar “atenciosamente”, você digita apenas “att” e pressiona a tecla tab. Logo, a extensão se encarrega de inserir a palavra completa no seu texto.

#3 StayFocusd   

Trabalhar em frente ao computador e não ser interrompido por distrações, como pop-up de emails, notificações de redes sociais e de notícias é quase impossível. 

Por isso, o StayFocusd é uma ótima opção para evitar essas distrações. A extensão serve como um bloqueador e opera de duas maneiras distintas:

Primeiro modo: você define um tempo para acessar determinados sites da sua lista proibida, que tendem a tirar sua concentração. Assim, o usuário só pode acessar o site naquele período. Depois, o acesso é bloqueado.

Segundo modo: funciona como um “tratamento de choque”. Isso porque o mecanismo oferece a “opção nuclear”, bloqueando imediatamente tudo o que não deve ser acessado.

#4 Grammarly

Com as constantes mudanças na língua portuguesa, é comum ficar em dúvida com a grafia de algumas palavras e suas acentuações. E entregar para o cliente um texto com erros de português é praticamente imperdoável. 

Por isso, uma extensão como o Grammarly pode ser mais que bem-vinda para a rotina da agência. Ela ajuda o time a fazer textos incríveis e com as pontuações corretas. Esta é uma ótima ferramenta de revisão de textos, já que analisa todos os aspectos do conteúdo, desde a gramática até a coesão do texto. Ao instalar a extensão, as correções são automáticas: a ferramenta identifica os erros enquanto você digita.

#5 Save image as Type

Em 2010, o Google criou o formato Webp, uma forma de inserir as imagens de forma compactada no site, para garantir a qualidade. Entretanto, isso dificulta o trabalho dos editores, uma vez que os aplicativos de edição não leem o formato Webp, obrigando a conversão do material para JPG ou PNG.

Com a extensão Save image as Type, é possível salvar a imagem tanto em PNG quanto em JPG. Ou seja, não é mais necessário fazer a conversão da imagem. E o melhor, tudo isso pode ser feito com apenas um clique no botão direito do mouse.

Além disso, essa extensão do Google permite fazer o caminho inverso e mudar uma imagem do tipo PNG ou JPG para o formato Webp.

#6 ColorZilla

O processo criativo de uma agência envolve a busca de referências, que estimulam a criatividade. E, em meio a esse “garimpo”, você pode se deparar com uma cor diferente que se destaca em uma página. Mas aí vem a dúvida: que cor é essa?

O ColorZilla é a extensão que ajuda você a encontrar a resposta. Ela permite usar a ferramenta de conta-gotas do Photoshop direto no seu navegador. Entre as funcionalidades dessa ferramenta, se destacam as seguintes:

  • Registro de extrações de cores;
  • Análise e extração de cores de toda a página;
  • Possibilidade de gerar cores gradientes no formato CSS.

#7 Chrome Remote Desktop

Com o Chrome Remote Desktop, você tem a tranquilidade de ficar fora do escritório e ainda assim acessar o seu computador à distância. E o melhor, tudo isso sem a necessidade de baixar programas pesados. Basta acessar o navegador, app para celular ou o Chromebook, e pronto!

O mecanismo permite, ainda, a realização de cópias de arquivos, acessos às pastas do sistema e controle total sobre a máquina.

#8 SEO Minion

Essa é uma ferramenta voltada para quem deseja melhorar o posicionamento orgânico dos textos nos buscadores. O SEO Minion permite que você identifique e corrija falhas que surgem após as atualizações do algoritmo, nos buscadores.

Com essa ferramenta, é possível avaliar a situação atual do SEO de uma página, localizar links quebrados, identificar links internos ou externos. Além disso, com esse mecanismo é possível entender como o Google trabalha no ranqueamento da página.

#9 Crystal

O Crystal é a ferramenta ideal para quem busca ampliar a cartela de prospects. Isso porque a extensão usa os seus perfis nas redes sociais, como o LinkedIn, para identificar os contatos de networking que podem ser abordados para uma conversa de negócios.

A ferramenta também pode ser usada na construção de buyer personas para novos serviços e produtos de uma empresa, garimpando perfis de usuários por segmentos e/ou grupo de interesse.

#10 HashTest

Quem trabalha com a criação de conteúdo para mídias sociais sabe que as hashtags são fundamentais. Elas auxiliam no posicionamento do conteúdo e ainda servem como indexador, facilitando as buscas de outros usuários.

Entretanto, nem sempre é fácil pensar em hashtags boas e criativas, por isso adotar o Hashset pode ser uma ótima solução. O mecanismo é extremamente funcional e possui um campo de buscas onde é possível pesquisar termos e descobrir quais os mais usados na Web.

Dessa forma, ele permite encontrar as melhores hashtags, que possuem o melhor desempenho em postagens para o Instagram, Facebook e Twitter

Agora que você já conhece o potencial das extensões do Google Chrome e sabe como elas funcionam, que tal adotá-las na sua rotina da sua agência? Explorar esse tipo de ferramenta é importante para quem busca mais organização na gestão de tarefas e produtividade.Quer mais dicas práticas para o seu dia a dia? Listamos 99 ferramentas para auxiliar equipes de marketing. Confira no artigo!