O que são memes, quando usar na sua estratégia e muito mais: um guia completo!
Em um mundo dependente da internet e com as mídias sociais como núcleo, os memes são algo que quase todo mundo já ouviu falar ou viu em algum momento. Esta forma de mídia é também uma fonte de entretenimento: um conteúdo que provoca, diverte e leva o usuário a espalhar as mensagens.
Entre os millennials, o compartilhamento de memes é o modo como eles se comunicam entre si e isso faz do marketing de memes a base do conteúdo de amplificação de marca facilmente compartilhável.
Conforme relatório do Wavemaker de 2022, 55% dos jovens de 13 a 35 anos enviam memes toda semana e 30% os enviam diariamente. Sabendo que a geração do milênio e a geração Z ocupam 40% da população de consumidores , os profissionais de marketing se deparam com o desafio de capitalizar os memes em suas estratégias de conteúdo viral.
Mas, afinal, o que são memes? Como eles influenciam fortemente diferentes culturas? E por que as pessoas se relacionam facilmente com este tipo de conteúdo?
Elaboramos um conteúdo completo sobre o tema, mostrando o que são memes, como surgiram, as vantagens de usar e como fazer isso com sucesso.
Aproveite o conteúdo!
Você vai ler neste post
- O que são memes?
- O que faz de um meme um meme?
- Características dos memes
- Memes: como sugiram e como surgem?
- Por que os memes são tão populares?
- Como entender um meme?
- O uso de memes pelas empresas
- Como os memes são usados no marketing
- O que é uma estratégia de marketing de memes?
- Como faço para criar uma estratégia de marketing para memes
- Os memes mais conhecidos até o momento
- Dicas de marketing para memes
- Vantagens dos memes no marketing
- Memes são um destaque do mundo digital
O que são memes?
Os memes são piadas sobre uma situação, condição, pessoa, evento ou outros fatores culturais, ou sociais. Eles tendem a se tornar virais por meio da transmissão online quando são replicados, comunicados e compartilhados nas redes sociais.
Se você quer saber o que são memes, é importante ter em mente que eles nem sempre precisam de uma lógica clara para se tornarem populares. Algumas ideias apenas impactam as pessoas, e elas participam compartilhando os memes até que se tornem virais.
Embora um conceito definitivo de meme seja difícil de compor, o termo é mais frequentemente associado a uma imagem ou vídeo que retrata um determinado conceito ou ideia e, geralmente, é espalhado por meio de plataformas sociais online.
O meme continua a se espalhar em mídias sociais, fóruns, aplicativos de mensagens instantâneas e até sites de notícias. As imagens e vídeos que transmitem a mensagem são, muitas vezes, alterados e construídos durante este processo de compartilhamento. Ou seja, muitas vezes, um meme é resultado de uma evolução da ideia original, mas com uma proposta totalmente diferente.
Os memes são resultados de uma percepção cultural, como todas as formas de comunicação, e evoluem a partir da apropriação de quem os usa. Ninguém pode afirmar que conhece ou entende todos os memes que existem, já que, muitas vezes, eles são pessoais para os indivíduos que os criam e compartilham. Ainda assim, existem alguns elementos comuns que podem ajudar você a entender o que são memes.
O que faz de um meme um meme?
Mesmo que os memes pareçam difíceis de entender, possivelmente, você encontrou pelo menos um ao longo dos anos que fez sentido. Se você tem uma caneca “Keep Calm” em sua mesa de trabalho, então participou de um meme. Você descobriu isso de boca em boca, entendeu, mudou seu contexto e se apropriou dele. E esses são os principais componentes que nos ajudam a entender o que são memes.
Na prática, eles também podem transmitir significativamente mais informações do que apenas um texto simples. Assim como os emojis têm sido usados para expressar humores ou emoções complexas, um meme pode transmitir uma ideia, estado de espírito ou compreensão compartilhada muito mais rápido que um texto.
Características dos memes
Na maioria das vezes, os memes são usados como sátiras, com comentários políticos ou sociais, tentando dar sentido a esses eventos por meio do humor. Geralmente, você pode identificar memes com estes atributos:
Moldabilidade
Os memes têm uma estrutura reconhecível que permite pode mudar alguns itens, mas ainda invocar o mesmo sentimento ou essência, como o meme Change My Mind. Simplificando, os memes têm modelos.
Intertextualidade
Essa palavra pode parecer intimidadora, mas quer dizer apenas que uma peça de literatura é derivada de uma predecessora. Em termos de memes, seu contexto é construído um sobre o outro. Ou seja, um meme influencia os outros, dando origem a memes derivados e metamemes.
Indicialidade
Isso significa que os memes são profundamente contextuais e, a menos que você conheça a história por trás deles ou a situação a que eles se referem, você realmente não entenderá.
Memes: como sugiram e como surgem?
Alguns pesquisadores rastrearam a ideia de um meme centenas de anos atrás, mas sua interpretação moderna é considerada pela maioria como tendo sido cunhada pelo biólogo evolutivo britânico Richard Dawkins. Ele descreveu a ideia de um meme em seu livro de 1976, The Selfish Gene, como uma entidade ou ideia cultural que se replica, evolui e é passada de pessoa para pessoa.
A palavra é uma combinação do grego “mimeme” (algo imitado) e “gene”, pronunciado para rimar com “creme”.
Dawkins não sabia na época, mas esse termo seria mais tarde usado para descrever um número infinito de permutações de diferentes frases, imagens, sons e vídeos, todos espalhados pela internet em um esforço para compartilhar ideias e pensamentos de forma rápida e sucintamente.
O que são memes? Na definição de Dawkins, os memes estão contidos em como “nossas ideias, ideais, culturas e costumes se replicam. Quase como um vírus, eles viajam de pessoa para pessoa por meio de imitação, compartilhamento e repetição.”
Dawkins admitiu que os memes também são encontrados no reino animal, sugerindo que eles têm algum benefício evolutivo. Segundo o teórico, estamos todos programados para transmitir os memes que servem a um propósito. Por isso, os memes que não valem a pena compartilhar tendem a desaparecer rapidamente.
As redes sociais de hoje são perfeitas para transmitir esses genes culturais. Se uma postagem tocar o público, ela pode se tornar global quase instantaneamente. Os memes de maior sucesso tendem a capturar um momento, um pensamento ou sentimento em um formato visual e compatível com a mídia social.
Afinal, quando os memes surgiram e começaram a ser compartilhados? Chamado de “Baby Cha-Cha”, o GIF curto de um bebê dançando animado se tornou um sucesso viral em 1996. À época, foi amplamente compartilhado por meio de correntes de e-mail e apareceu em programas de TV populares como Ally McBeal. Hoje, é considerado o primeiro meme da internet.
Contudo, somente a partir de 2010 os memes se tornaram um fenômeno cultural por si só. Hoje, eles são uma das principais formas de as pessoas se comunicarem online, com milhões de trocas das mais populares.
Os memes que surgiram e desapareceram ao longo dos anos são muitos para contar e muito variados para cobrir em detalhe. Mais adiante veremos alguns dos mais famosos. Eles são incrivelmente variados, estão em constante mudança e difíceis de definir em uma categoria organizada.
Por que os memes são tão populares?
Como vimos até aqui, os memes têm uma série de características particulares que levam as pessoas a compartilharem as imagens e vídeos em uma velocidade acelerada.
1. Intercâmbio de informações culturais
Como humanos, somos seres sociais. Sempre gostamos de conhecer as fontes de nossos sentimentos e de nos relacionar com outras pessoas em nosso círculo social. Todos nós queremos ser apreciados, se destacar e ganhar atenção em nossa sociedade e cultura. Os memes nos permitem fazer tudo isso.
Eles são imagens e vídeos engraçados e contagiosos de conhecimento cultural. Tudo isso acelera a velocidade de compartilhamento!
Na prática, sempre que alguém posta ou compartilha um meme, está, essencialmente, colocando na rede informações culturais fáceis de digerir com o mundo. E as pessoas obtêm reconhecimento por suas ideias no processo.
Essa conveniência de compartilhar conhecimento cultural relacionável é uma das principais razões pelas quais os memes são tão populares globalmente. Eles permitem que você aprenda algo novo, além de simplesmente curtir a brincadeira. É uma situação ganha-ganha para o usuário.
2. Fonte de enfrentamento coletivo
É comum que certos eventos, acontecimentos ou comportamentos atinjam a comunidade global, ou um grupo cultural. Nestes casos, todos nós sentimos as mesmas emoções, tensões e estresse em tais situações.
E os memes são uma das melhores maneiras pelas quais as pessoas em um grupo cultural podem lidar com qualquer fator de estresse ou tensão.
A razão pela qual os memes se tornaram tão populares é que eles ajudam as pessoas a lidar coletivamente com as mais variadas situações.
Quando um fato difícil é convertido em um meme engraçado, a maioria das pessoas pode se relacionar com ele, falar sobre e sentir que não está sozinha. Tudo isso torna a situação menos dolorosa e mais fácil de lidar.
3. Perspectiva diferente de um evento estressante
Os memes desempenham outro papel interessante que os torna virais. Eles fazem você ver o outro lado da imagem, oferecendo uma nova perspectiva. A partir da sugestão do meme, as pessoas mudam como veem uma situação estressante.
Os memes fazem tudo isso de maneira bastante eficiente e eficaz. Eles são uma fonte de esclarecimento humorístico para as pessoas.
Outra coisa interessante sobre os memes é que esse tipo de mídia traz toda essa positividade por meio do esforço das pessoas comuns, ou memers, como são chamados. A principal intenção desses memers é criar um meme viral. E nesse processo, eles exploram diferentes perspectivas, trazendo positividade sem querer.
4. Nova forma de meio de comunicação
Na era da internet, o mundo encolheu para uma aldeia global. Todos nós podemos nos comunicar entre si usando diferentes plataformas de mídia social.
Os memes levam essa comunicação para o próximo nível. Você recebe e compartilha memes o tempo todo por meio de imagens, textos, GIFs ou vídeos curtos.
Essa capacidade de deixar a comunicação mais simples, fluida e amigável tornou os memes o modo preferido para compartilhar mensagens engraçadas de maneiras únicas. As múltiplas mensagens sensoriais em um meme ajudam a torná-lo viral.
Pessoas de todas as faixas etárias e níveis de alfabetização podem se relacionar facilmente com essas imagens e vídeos. De tal modo, os memes formam um meio eficaz de comunicação.
5. Interpretação humorística para reduzir o estresse
Os memes podem fazer você rir alto. Esta é a melhor coisa que eles fazem. Por meio deles, você interpreta uma situação estressante ou que gera ansiedade de uma forma que a torna bem-humorada e divertida. E isso reduz os níveis de estresse na sociedade.
Os memes gerais adicionam humor a uma situação, levando a um menor estresse, aceitação mais fácil e menos raiva. O humor ajuda a relaxar. E é exatamente isso que a maioria das pessoas busca: redução do estresse, mais diversão e felicidade em nossas vidas já ocupadas e estressantes.
6. Melhora do humor
Nossas agendas são bastante agitadas hoje em dia. Além disso, certos eventos da vida podem diminuir nosso humor.
Portanto, é natural buscar maneiras de se elevar. Pessoas diferentes usam práticas e ferramentas diversas para melhorar seu humor, como jogar, assistir TV, conversar com um membro da família e assim por diante. E é aqui que os memes desempenham um papel importante.
Os memes são um meio que você pode usar para melhorar o humor. Quando uma pessoa vê uma imagem ou vídeo cômico, seu cérebro imediatamente começa a secretar hormônios da felicidade, como endorfinas e oxitocina, que fazem ela se sentir melhor.
Esse papel significativo na melhora do humor é outro motivo que torna os memes tão populares. Muitas pessoas os usam para fugir das tensões da vida cotidiana para se sentirem relaxados e felizes.
7. Compartilhamento
Como vimos, os seres humanos são animais sociais que desejam, instintivamente, compartilhar as emoções e se relacionar com os outros.
Geralmente, as pessoas adoram compartilhar, compreender os outros e serem compreendidos. É exatamente isso que os memes proporcionam. Por isso, eles são tão agradáveis. Os memes podem ser compartilhados com um grupo e todos entenderão, facilmente, a mensagem pretendida.
Em síntese, os memes têm alta capacidade de identificação e compartilhamento, unindo as pessoas ao discutir uma situação, evento ou acontecimento que afeta a todos mutuamente.
Quem recebe o meme e se identifica se sente relaxado ao entender que uma determinada situação ou evento é comum para a maioria das pessoas ao seu redor. A sensação de não estar sozinho é outro motivo pelo qual os usuários amam tanto os memes.
Como entender um meme?
A compreensão dos memes depende de uma série de fatores, inclusive do repertório cultural e da bagagem de experiências de cada um.
Os mais fáceis são conhecidos como memes de “macro de imagem” e, geralmente, envolvem algum tipo de imagem expressiva e texto em bloco. Eles são enfáticos e projetados para transmitir um estado emocional de uma maneira simples. Isso porque reconhecem uma experiência compartilhada entre o criador e o espectador.
Outros podem ser um pouco mais difíceis de interpretar. Um meme como Slender Man pode parecer assustador ou perigoso. Outros podem ser obscuros, fazendo referência a um episódio específico de um programa de TV ou filme que foi ao ar décadas atrás. Frequentemente, as origens de tais memes podem estar conectadas em um contexto tão profundo que entender suas origens requer um conhecimento prévio ou uma pesquisa.
Afinal, por que entender o meme é tão importante?
As pessoas têm diferentes motivações para entender o meme. Na maioria das vezes, trata-se apenas de curiosidade para saber o que é, porque estão usando e se é possível se apropriar.
Contudo, ter essa compreensão sobre o mecanismo de um meme se transforma em requisito fundamental para os profissionais de marketing, que desejam criar o seu próprio para uma marca e entrar na brincadeira, com responsabilidade.
Nessa busca, se você quiser descobrir mais sobre o que isso significa, a melhor maneira é conversar com os usuários, para pedir informações a eles e entender quais são os impactos gerados pelo meme.
Além disso, recursos úteis como Know Your Meme podem esclarecer ainda mais a origem de um meme e como ele se desenvolveu e evoluiu ao longo do tempo. No entanto, é importante observar que eles estão mudando, sempre.
Após observar como essa dinâmica funciona, se quiser entrar na onda e explorar os memes, experimente a fazer seus próprios memes. Sites populares como ImgFlip e Kapwing’s Meme Maker são excelentes lugares para começar.
O uso de memes pelas empresas
As marcas devem estar cientes de que os memes só ajudarão a atingir alguns objetivos de marketing. Os memes não devem ser usados, por exemplo, para enviar uma mensagem de vendas.
Para ter sucesso no uso de memes, a chave é entender o pulso do público e participar, acrescentando algo que contribui para o momento. Marcas que erram prejudicam o relacionamento com a audiência e pagam o preço.
Mas os memes podem, sim, podem fazer parte de uma estratégia eficaz. Ao colocá-los no seu plano de marketing, lembre-se destas dicas:
- Mantenha-se atualizado com a cultura pop: acompanhe as tendências para evitar perder o timing; pontualidade é a força vital do meme viral.
- Mostre um pouco de autoconsciência: se você espera transmitir uma mensagem de marca, use o humor para desviar e mostrar um lado humano.
- Encontre o canal certo: os memes estão por toda parte, do Snapchat ao LinkedIn, mas diferem em formato e tom por canal. Por exemplo, os memes do TikTok costumam usar a música como um elemento extra. Conheça os diferentes memes e faça adaptações para cada canal.
- Use um tom que combine com a marca: é importante manter o profissionalismo, mesmo ao participar de um desafio de mídia social. Os clientes esperam que a marca atue de acordo com sua identidade tradicional.
- Pesquise as preferências do seu público: use as ferramentas de publicidade de mídia social para identificar experiências culturais antes de lançar uma estratégia de meme.
- Envolva-se com tendências e desafios: por já serem virais, garantem visibilidade. Apenas se certifique de usar essa moeda com sabedoria.
- Verifique o licenciamento de imagens: um aspecto burocrático, mas importante. Ao buscar imagens para criar memes, verifique todas as considerações de licenciamento.
Como os memes são usados no marketing
O apelo visual é cada vez mais intenso. Um estudo da Omnicore de 2023 prevê que 80% das pessoas assistirão a um vídeo, enquanto apenas 20% lerão o texto em uma página, destacando a importância da narrativa visual nas mídias sociais.
Como as estatísticas indicam, os usuários esperam por um conteúdo visual criativo que permite ao público a se conectar com os aspectos humanos de sua marca.
Sabendo disso, fica claro que o desafio dos profissionais de marketing é criar uma estratégia consistente capaz de criar uma comunidade online, que realmente presta atenção ao seu conteúdo.
É aí que os memes entram em cena. Eles despertam a curiosidade das pessoas com uma simples imagem, GIF ou vídeo curto. Criados com objetivos de marketing específicos, eles se encaixam bem em postagens de blog, lançamentos de produtos e marketing por e-mail, ou até mesmo como postagens de mídia social independentes simples.
Na prática, os memes ajudam as marcas a provocar emoções específicas com seu conteúdo, e esse é o primeiro passo para se conectar com sua audiência. Depois disso, você poderá moldar livremente esse espaço para anunciar seus produtos.
Cuidado: uso de memes e direitos autorais
Agora que você já sabe o que são memes e pretende usá-los no marketing, é importante saber que publicar memes com fotos e vídeo sem consentimento é ilegal. E quem mesmo assim o fizer, arrisca pagar uma indenização alta para a vítima.
Só porque uma imagem está disponível ou circulando na internet, inclusive como meme, não quer dizer que ela seja de domínio público. Portanto, para evitar dor de cabeça, processos judiciais e indenizações pesadas, busque sempre a autorização de uso da imagem ou vídeo.
O que é uma estratégia de marketing de memes?
Basicamente, trata-se da aplicação sistemática de entretenimento humorístico com objetivos de marketing específicos em mente.
As estratégias de memes podem fornecer conteúdo que varia de informativo a extremamente engraçado, visando trazer um tom alegre para a estratégia geral de marketing.
Ao longo dos anos, os profissionais do setor adaptaram com sucesso a narrativa de sua marca para atender públicos difíceis de alcançar.
Hoje o marketing de memes é uma das ferramentas que mais permite manter proximidade com as pessoas. Por isso, o uso de memes está no centro das estratégias de marketing de conteúdo de muitas marcas.
Como faço para criar uma estratégia de marketing para memes
Etapa 1: identifique a voz da sua marca
Uma voz de marca pode falar com uma infinidade de públicos e desenvolver um tom consistente que reflita com precisão a imagem, a identidade e a personalidade da empresa. Portanto, o primeiro passo é criar diretrizes abrangentes de compatibilidade de memes de marca para otimizar sua eficiência de marketing de memes.
Etapa 2: identifique seu público
Os memes atraem e envolvem segmentos específicos do mercado com conteúdo relacionável. Após determinar a voz da marca, decida para quem é o meme. Segmentação de mercado, análise e pesquisa sobre as demandas do consumidor ajudam você a encontrar o conjunto certo de modelos de memes para um grupo demográfico específico.
Passo 3: Simplicidade e Personalização
O sucesso do marketing de memes está em aprimorar um conceito simples e personalizá-lo de acordo com seu público-alvo. Busque o equilíbrio entre a promoção e o engajamento e crie impressões de marca duradouras.
Etapa 4: siga as regras dos memes
Aqui estão algumas regras do mundo dos memes que destacam a importância de ser nítido, rápido e estar na moda:
- Textos grandes e fáceis de ler geram maior engajamento;
- Use memes pré-existentes, mas não altere seu significado original para evitar confusão;
- A personalização extrema de modelos reciclados pode afetar negativamente a voz da sua marca;
- Quando possível, insira mensagens de CTA sutilmente.
Passo 5: Mantenha tudo viral
Embora nem sempre seja importante criar conteúdo original hiper personalizado, encontrar maneiras inovadoras de reutilizar modelos antigos de memes virais oferece uma vantagem competitiva na estratégia de conteúdo.
Os memes mais conhecidos até o momento
Meme ‘Doge’
Este meme começou no Reddit, onde os usuários construíram fotos fofas de cachorros Shiba Inu em diferentes fundos. A curiosa expressão do cachorro cria uma justaposição bem-humorada com seu novo ambiente.
O meme gerou uma criptomoeda satírica, Dogecoin, que mais tarde foi apoiada por Elon Musk e agora atua como patrocinadora de camisas do Watford FC, clube de futebol da Premier League. Essa trajetória é crucial para a vida útil dos memes da internet; são transmissíveis, mas também infinitamente adaptáveis e ganham vida própria.
Disaster girl
O meme da garota do desastre virou símbolo da malícia na internet ainda em 2005 quando Zoe Roth, com quatro anos, foi fotograda pelo pai em frente a uma casa em chamas.
De lá para cá, o meme ganhou valor no mercado. Então, Zoe e seu pai usaram a técnica de (NFT) para dar lastro à fotografia.
O resultado: a garota do desastre vendeu o meme como uma obra de arte, usando a tecnologia NFT, e recebeu US$ 473 mil (cerca de R$ 2,53 milhões). Zoe usou o lucro para para quitar seus empréstimos e ainda fez doações para instituições de caridade.
Nazaré confusa
A personagem Nazaré Tedesco, interpretada pela atriz Renata Sorrah, na novela Senhora do Destino ganhou fama no Brasil com o meme Nazaré confusa. Isso porque a imagem combina as expressões faciais da atriz que aparentam confusão e as equações matemáticas. Mundo afora, o meme é conhecido como Math Lady, ou Senhora da Matemática, na tradução literal.
Dicas de marketing para memes
Agora que você já sabe o que são memes e a importância deles para o marketing, a dúvida é: como colocar em prática na sua estratégia?
Listamos algumas dicas essenciais de marketing de memes que podem aumentar o engajamento do usuário:
- A capacidade de identificação de memes, geralmente, é mais importante do que encontrar conteúdo original;
- Os memes de sucesso sempre atendem a personas estritamente definidas;
- O tempo é tudo nas estratégias de marketing de memes, especialmente se você está apenas começando;
- Como os memes se destacam entre as tendências, usá-los a seu favor é mais eficaz para atrair tração.
- Os memes não podem soar ofensivos ou dúbios. Não dê margem para uma interpretação negativa.
- A persona e a voz da marca devem sempre estar alinhadas com os temas e assuntos dos memes.
Vantagens dos memes no marketing
Mais do que apenas imagens engraçadas com legendas inteligentes, os memes são compartilháveis, versáteis e econômicos.
Como uma ferramenta de marketing muito eficaz que as empresas podem usar, eles são uma ótima maneira de se conectar com seu público-alvo.
Listamos cinco razões pelas quais você deve começar a usá-los:
1. Memes são incrivelmente compartilháveis
Se você criar um meme que ressoe com as pessoas, é provável que elas o compartilhem com seus amigos e seguidores. Esta é uma exposição valiosa para a sua marca e pode ajudá-lo a alcançar um público maior. E, quanto mais pessoas virem seu meme, maior a probabilidade de visitarem seu site ou página de mídia social.
2. Os memes são uma ótima maneira de se conectar com seu público-alvo
Os memes, geralmente, são criados em torno de eventos atuais ou referências à cultura pop. Se você puder criar um meme relacionado ao seu negócio, poderá se conectar com seu público-alvo em um nível mais profundo. Eles também podem ser usados para iniciar uma conversa sobre sua marca.
3. Memes podem te ajudar a humanizar sua marca
Eles podem ajudá-lo a fazer isso adicionando um pouco de personalidade aos seus esforços de marketing, porque são engraçados ou relacionáveis. Ao humanizar sua marca, você poderá se conectar com seu público-alvo em um nível mais pessoal, o que pode levar à fidelidade e à retenção de clientes.
4. Memes são versáteis
É possível usar memes para promover a marca, produto ou serviço de várias maneiras. Por exemplo, você pode criar um meme que apresenta um produto e adicionar uma legenda bem-humorada. Ou você pode usar um meme para direcionar o tráfego para seu site ou blog. Dá, inclusive, para colocar o meme em destaque visando gerar leads ou vendas.
5. Os memes são econômicos
Criar um meme é relativamente barato e pode garantir um ótimo ROI para sua estratégia de marketing. É possível criar um meme usando ferramentas on-line gratuitas e compartilhá-lo em seus canais de mídia social sem gastar dinheiro.
Vale ressaltar também que você não precisa ser um designer gráfico profissional para criar um meme. Existem muitas ferramentas online gratuitas, como o Canva, que podem ser usadas para criar memes.
Estas são algumas das razões pelas quais você deve começar a usar memes para divulgar seu negócio e alcançar um público maior.
Memes são um destaque do mundo digital
Conforme dados do relatório do Wavemaker de 2022, um millennial encontra uma média de 20 a 30 memes por dia. Já um estudo de 2022 da Amra & Elma mostrou que a taxa de cliques (CTR) de uma campanha de memes é 14% maior do que a do marketing por e-mail, tornando o uso de memes a tática mais eficaz para aumentar o retorno do investimento.
Como vimos até aqui, a prática dos profissionais do setor e as estatísticas dos estudos apontam para a eficiência dos memes como uma ferramenta de marketing diferenciada.
Então, agora você sabe o que são memes e entendeu por que a maioria das pessoas gosta tanto deles. O próximo passo é começar a criar memes na estratégia de marketing das suas campanhas. Eles fazem as pessoas observarem o lado engraçado de uma situação estressante, ajudam na comunicação global e no intercâmbio cultural e levam ao enfrentamento coletivo.
Além disso, os memes melhoram o humor e podem ser amplamente compartilhados, tornando-os ainda mais populares.
Tais características justificam porque memes se tornaram virais sendo amados pelas pessoas. Eles se tornaram quase uma linguagem alternativa na nossa aldeia digital global.
O uso de memes está diretamente relacionado às redes sociais. Que tal aprender a criar uma narrativa de sucesso? Ana Santos mostrou o caminho em sua palestra na OPCON Criatividade, confira! E para assistir mais palestras como essa gratuitamente, é só acessar o site da OPCON Criatividade!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 28/02/2023
- Categoria: Setor Criativo