Publicidade Digital: conheça 3 cases de grandes marcas

Se antes as empresas e agências voltavam os recursos e esforços para as ações nas mídias offline, como panfletos, cartões de visita, outdoors e nos anúncios de TV, rádio e jornal, hoje é possível ir além.

A internet e as novas tecnologias viabilizam a criação de peças para a publicidade digital. A modalidade conecta marcas e consumidores em uma rede sempre acessível. Basta ter conexão e um dispositivo mobile nas mãos para que o usuário consiga interagir com o conteúdo da marca

Quando on-line, o consumidor é surpreendido com banners, links patrocinados, posts e anúncios nas redes sociais, email marketing e CTAs espalhados pela tela. São muitas as possibilidades! O desafio é saber como usá-las de maneira eficiente e estratégica.

Por isso, neste post, vamos apresentar o conceito de publicidade digital, os benefícios e de bônus: o case de três grandes marcas para inspirar você.

Avance na leitura do artigo!

Publicidade digital: conceito

Podemos definir publicidade digital como toda forma de promover uma marca por meio de dispositivos e canais digitais.

Com a rápida evolução da tecnologia e os hábitos de consumo cada vez mais influenciados pelo uso da internet, as empresas precisam usar a publicidade digital para marcar presença na rede e estar perto do cliente.

O objetivo central é divulgar a marca e seus produtos nos diferentes canais digitais, impactando e engajando o seu público-alvo. Essa estratégia contribui para fortalecer o relacionamento com os consumidores.

4 razões para investir em publicidade digital

Essa nova forma de fazer publicidade trouxe uma série de benefícios tanto para as agências quanto para as empresas. A modalidade ampliou as oportunidades de divulgação da marca e construção de relacionamento com o consumidor. Principalmente para os pequenos negócios, que costumam ter margem de investimento pequena, a publicidade digital potencializou o alcance da marca.

A seguir, elencamos algumas das principais razões para investir neste modelo.

Capacidade de segmentação do público

Com o uso de tecnologias, como o software de gestão para agência e o Big Data, que oferece acesso uma infinidade de dados, inclusive sobre os consumidores, fazer a segmentação de público na publicidade digital se tornou mais simples. Desse modo, você pode definir uma ação ou campanha e atingir exatamente quem deseja. 

Cobrança mediante resultados

Essa é outra vantagem das mídias pagas da internet em relação aos canais offline. Na publicidade digital, o anunciante não precisa fazer o pagamento antecipado.

Na internet, a cobrança acontece quando ele obtém o resultado que gostaria. Pode ser um clique, uma visita ao site ou, ainda, uma conversão. São várias as formas de cobrança:

  • Custo por clique (CPC);
  • Custo por mil impressões (CPM);
  • Custo por aquisição (CPA).

Poder de mensuração

Usando o Big Data também se torna mais fácil mensurar os resultados da publicidade digital com mais precisão.

É possível, por exemplo, medir o ROI (Retorno sobre Investimento), além de saber saber exatamente quantas pessoas visualizaram um anúncio, quantas clicaram e quantas vendas foram geradas a partir dele.

Diversos formatos e alcance ampliado

Na publicidade digital as limitações de produção e de alcance praticamente não existem.

Como quase todo mundo está na internet, as marcas podem gerar impacto no consumidor que está na cidade da sede e com aquele que está em outro país. Essa modalidade ultrapassa qualquer fronteira física.

Além disso, o time da agência pode ser muito criativo e apresentar uma série de possibilidades para o cliente. Desde anúncios nas redes sociais, textos simples nos links patrocinados, podcasts no Spotify até uma websérie de episódios no YouTube. É possível explorar esses e outros formatos!

Publicidade digital: 3 cases de grandes marcas 

São muitos os cases de publicidade digital que engajaram o público, de verdade, e registraram os resultados esperados. Cada vez mais, as grandes marcas aprendem a usar a publicidade digital, tendo outro canal ou espaço como apoio. Por exemplo, a combinação da história, da rotina das pessoas com a proposta das campanhas digitais, normalmente, rende ótimos resultados. Confira os cases!

Airbnb

As grandes companhias estão cada vez mais engajadas em questões sociais e suas campanhas de publicidade digital retratam esse posicionamento.

Seguindo essa tendência, um case de sucesso é a campanha #weaccept do Airbnb.

Lançada logo após a proibição da entrada de refugiados e imigrantes de países muçulmanos nos Estados Unidos, no início de 2017, a campanha mostrou que a companhia não corrobora com a decisão do presidente Trump.

Veiculada em vídeo durante o Super Bowl, a final do futebol americano, a campanha contou com ações nas suas mídias sociais usando a hashtag #weaccept e gerou um grande engajamento. Além, é claro, de destacar a capacidade da marca se posicionar em relação a um tema tão importante.

Heineken 

Conhecida pelas campanhas virais, em 2018, a Heineken veiculou um curta no Facebook, que chegou rapidamente à marca de mais de 130 mil compartilhamentos e mais de 325 mil interações, somando ainda milhões de visualizações.

A campanha de vídeo reunia pessoas com diferentes visões de vida e ideológicas, como um homem de direita com uma mulher de esquerda.

Depois de realizarem uma tarefa juntos e responderem algumas perguntas, eles realizavam mais uma tarefa e eram confrontados com suas ideias. Por fim, eram convidados a tomar uma cerveja com o outro e discutir suas diferenças ou então sair de cena.

Além do vídeo, a marca também divulgou a hashtag #OpenYourWorld, que atingiu números expressivos e positivos.

A campanha se tornou um viral, com o produto em destaque na narrativa, e fortaleceu a imagem da marca perante seu público.

Disney 

Além de oferecer lições de atendimento ao cliente, a Disney se destaca com a estratégia de publicidade digital.

Em uma campanha, a marca publicou  um vídeo pedindo aos seus seguidores que postassem uma foto, usando as orelhas do Mickey como inspiração, com a hashtag #ShareYourEars.

A cada foto que fosse publicada, a Disney doaria 5 dólares para fundação Make-a-Wish. Com o engajamento dos seguidores, rapidamente, o limite definido pela Disney, de 1 milhão de dólares, foi alcançado. Então, a Disney dobrou o valor para chegar a 2 milhões de dólares em doação.

A campanha #ShareYourEars usou os diferentes recursos das redes sociais para impulsionar a divulgação e, assim, se destacou com uma iniciativa de publicidade digital com alto engajamento e sucesso.

Como vimos, os recursos para construir campanhas digitais são muitos. Com uma equipe criativa, que busca conhecer as novas tecnologias e possibilidades das redes sociais, a agência pode fazer muito mais pelas marcas e pelos consumidores delas.
Quer saber mais sobre este e outros temas do segmento? Continue acompanhando o blog!