OMUNGA lança campanha para beneficiar a educação na Amazônia: saiba como doar livros!

Desde o início da pandemia, vimos muitas mudanças e disrupções na dinâmica da sociedade. Contudo, o período de isolamento social e as práticas de distanciamento social necessárias também geraram prejuízos e lacunas que precisam ser supridas. Estima-se que, em 2020, mais de 5,1 milhões de crianças e adolescentes ficaram sem acesso à educação

Hoje, mesmo com o cenário de aparente volta à normalidade, algumas iniciativas permanecem inviabilizadas. Para manter as atividades, muitos projetos sociais, como o OMUNGA, buscam alternativas.

Pensando nisso, o instituto criou uma campanha criativa para levar conteúdo e conhecimento às crianças. 

Com a solidariedade das pessoas, o objetivo é compor um acervo de livros que atenda 19 escolas municipais de Atalaia do Norte/AM, beneficiada pelo projeto OMUNGA na Amazônia.

Quer saber mais sobre o projeto e entender como você pode doar livros? Continue lendo o artigo! 

OMUNGA: conheça a proposta da grife social

Com sede em Joinville, a OMUNGA Grife Social é um empreendimento social, criado em 2013, pelo empresário Roberto Pascoal, depois de uma vivência de quatro anos na Angola. 

Quando visitou o país africano em 2009, Roberto teve contato com um cenário em condição de extrema pobreza, similar a algumas regiões do Brasil. Ciente dessa realidade, a OMUNGA foi criada para impactar e mudar a realidade de crianças por meio da educação.

Para isso, Roberto apostou na construção de bibliotecas em regiões brasileiras não-metropolitanas e mais afastadas, como o sertão nordestino. Inicialmente, o projeto consistia em identificar as áreas de vulnerabilidade, levantar arrecadações, mobilizar voluntários e construir a biblioteca nessas regiões.

Entretanto, Roberto percebeu que somente a biblioteca não bastava e decidiu, então, agregar uma segunda etapa ao projeto, oferecendo formação aos professores locais. Assim, os educadores poderiam ajudar os alunos com os livros e computadores arrecadados.

Hoje, além das doações, a OMUNGA executa projetos financiados pela renda obtida com a venda de camisas e de outros produtos promocionais. 

Para completar a estratégia de manutenção das atividades de cunho social, o instituto lançou, em 2018, o OMUNGA Clube, um pacote de assinaturas para aqueles que querem ajudar mensalmente e acompanhar de perto as experiências sociais. O projeto também conta com o apoio de empresas e doações de pessoas físicas.

Até o momento, a organização já beneficiou milhares de crianças e construiu 4 bibliotecas em 2 cidades diferentes, por meio do primeiro projeto “Escolas do Sertão”.

Projeto OMUNGA na Amazônia

Há dois anos, a OMUNGA decidiu criar um novo projeto, o OMUNGA na Amazônia, para atender as crianças e professores de uma das regiões mais vulneráveis e longínquas do país. No entanto, devido à pandemia, o lançamento previsto para abril de 2020 ainda não aconteceu fisicamente. De todo modo, a cidade beneficiada, Atalaia do Norte (AM), precisa das ações educativo-culturais. 

De acordo com dados do IBGE, a cidade de Atalaia do Norte registrou a média de 4,2 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e ocupa a 5510ª posição, entre os 5570 municípios brasileiros. A cidade fica localizada no interior do estado do Amazonas, a mais de mil quilômetros da capital Manaus e faz fronteira com o Peru, sendo uma das regiões mais vulneráveis e isoladas do país.

Sabendo desse cenário, para levar inclusão, conhecimento e educação à comunidade local, a OMUNGA acredita que a educação é o caminho mais viável. É a partir dela que as crianças passam a fazer uma leitura de mundo, adquirem autonomia e poder de escolha. É a educação que permite o desenvolvimento de novas habilidades e competências, fazendo delas protagonistas do próprio futuro.

Como doar livros para OMUNGA

É para transformar a realidade da comunidade pela educação que o projeto OMUNGA na Amazônia irá:

  • Fornecer a formação contínua de professores por meio de ações educativo-culturais;
  • Distribuir livros para as escolas públicas municipais; e 
  • Construir a primeira biblioteca da cidade.

Ao todo, o projeto abrange seis ciclos de formação com professores, oferecendo 24 oficinas, 120 horas-aula e a distribuição de 1.000 livros. Serão beneficiados cerca de 200 professores, 1.900 crianças e adolescentes.

Contudo, enquanto as ações presenciais não são levadas até Atalaia do Norte precisamos da sua ajuda.

OMUNGA lança campanha 20 mil livros para Amazônia

A pandemia do COVID-19 fez com que as expedições de formação de professores realizadas pela OMUNGA fossem suspensas. O projeto foi adiado, mas não cancelado.

Por isso, agora a ONG busca arrecadar 20 mil livros, que serão doados para as 19 escolas municipais de Atalaia do Norte/AM, fazendo a diferença na vida de 1.900 crianças e 200 educadores.

“Acreditamos que toda criança, independentemente de onde esteja, possui o direito a uma educação de mais qualidade, de forma a acessar o mundo que existe além das fronteiras da extrema vulnerabilidade de onde vive.”

Roberto Pascoal, fundador da OMUNGA

Como ajudar e doar livros para a campanha?

Até o mês de junho, você pode doar livros novos ou usados, que estejam em bom estado de conservação, ou comprar livros e enviar diretamente para a sede da OMUNGA.

🟢 O que doar?

O foco da campanha são livros infantis, infanto-juvenis e gibis. 

🔴 O que não doar?

Livros didáticos, enciclopédias, revistas e jornais não se adequam ao interesse da campanha e ao contexto da comunidade beneficiada.

Como doar?

1. Se você tem livros do seu filho que estão parados, porque não doar para outra criança que também irá aprender se divertindo?

2. Quer doar um livro infantil, mas não tem em casa? É só comprar em um e-commerce e direcionar a entrega para a OMUNGA. Dica: procure sites que oferecem frete grátis!

3. Quer ajudar de um jeito mais prático? É possível, sim. Basta doar um valor para ajudar nas operações financeiras. O dinheiro arrecadado será investido em embalagens apropriadas para o envio dos livros, despacho local, interestadual e fluvial.

Os livros podem ser levados ou enviados diretamente para o espaço da OMUNGA, que fica localizada no endereço:

Parque Empresarial Perini Business Park
Rua Dona Francisca, 8.300 – Bloco Ágora Tech Park – Sala 307
Distrito Industrial de Joinville.

Dentro do parque empresarial está localizado um depósito, onde os livros serão recebidos, selecionados, catalogados e empacotados para despacho. O projeto conta com o apoio da Operand e parceria da Editora Dentro da História, Perini Business Park e a Ágora Tech Park.

A expectativa é arrecadar vinte mil livros até junho, a distribuição será feita no início do segundo semestre de 2022. Está esperando o quê? Apoie essa iniciativa e garanta o acesso à leitura a milhares de crianças. A educação muda o mundo!