Como fazer um projeto de endomarketing usando o Operand

São muitas as possibilidades de uso e aplicações do sistema Operand em uma agência de publicidade ou em uma empresa criativa. Para quem precisa criar um projeto de endomarketing ou comunicação interna, por exemplo, ter à mão um sistema que reúne todos os fluxos de trabalho em uma única plataforma e com uma interface intuitiva e amigável, é ter mais agilidade no dia a dia.

Neste artigo vamos mostrar como o Operand pode viabilizar a gestão de um projeto de endomarketing, com recursos e funcionalidades que facilitam o planejamento, controle, acompanhamento e monitoramento dos resultados.

Continue a leitura e saiba como levar sua agência ou empresa ao próximo nível com o suporte do Operand!

Projeto de Endomarketing: entenda a importância

Endomarketing não é um boletim interno pendurado em um mural ou em qualquer outra área comum da empresa. Nem é aquele e-mail marketing parabenizando os funcionários pelo dia internacional de sua profissão.

Endomarketing é relacionamento. E quando um relacionamento é saudável, forte e muito bem nutrido, todos os envolvidos ficam felizes.

Quando você cria estratégias de marketing, você está vendendo algo; ou, no mínimo, despertando a necessidade de compra para o seu produto ou serviço.

Endomarketing é orientado pela mesma lógica. Contudo, nesta abordagem, sua equipe deve “comprar” o conjunto de metas, valores e pilares da empresa.

São vários os resultados positivos para um projeto de endomarketing bem feito:

  • Uma equipe feliz e produtiva;
  • Colaboradores que buscam constantemente o aprimoramento e crescimento da empresa;
  • Pessoas recomendando excelentes profissionais para integrar a equipe;
  • Internalização da cultura organizacional;
  • Todo colaborador se torna um embaixador da marca.
  • Diminuição do turnover, aumento da produtividade e excelentes profissionais querendo fazer parte da sua equipe.

É comum que pequenas e novas empresas concentrem seus esforços de marketing na construção de reconhecimento de marca, serviços de publicidade, produtos e lançamentos. É ainda mais comum que tais esforços não sofram muitas mudanças ao longo do tempo.

Contudo, embora investir nas estratégias de marketing seja primordial para o crescimento de qualquer empreendimento, é preciso ir além. 

O problema é que os investimentos em endomarketing quase nunca são considerados desde o início. E isso torna a construção de uma cultura organizacional muito mais cara e demorada. 

A boa notícia é que nunca é tarde para começar a aplicar estratégias de endomarketing no seu negócio!

Passo a passo de um projeto de endomarketing com o Operand

Na hora de planejar, executar e monitorar um projeto de endomarketing, o Operand é o seu melhor aliado. O sistema traz todos os recursos e funcionalidades que você precisa para gerenciar o time e acompanhar as ações do projeto.

A seguir, mostramos como o sistema pode ajudar sua equipe na prática.

1. Crie um projeto para a Campanha de Endomarketing

Para iniciar uma campanha de endomarketing dentro do Operand, primeiro você precisa criar um projeto dentro do sistema. Indicamos realizar a configuração dessa forma pois facilita na hora de medir os resultados ao fim do processo.

Criar um projeto dentro do Operand é simples, basta ir até o módulo Projetos e em seguida em “Adicionar Projeto”.

Depois inclua o nome da campanha, (ex: Campanha de endomarketing – Mês da diversidade) selecione o cliente que será atendido e um briefing detalhado da empresa, com informações importantes para que a equipe tenha uma base do que fazer na execução do projeto de endomarketing.

Importante mencionar que o Operand permite que você tenha briefings predefinidos para cada cliente ou situação, ou seja, não precisa preencher novamente a cada campanha ou projeto desenvolvido para aquele cliente ou naquele formato.

O sistema armazena os briefings predefinidos no sistema e na hora de criar um novo job ou projeto, é só clicar no menu de contexto e escolher as informações que deseja, que o texto vai ser incorporado automaticamente no briefing.

Após criar o projeto, é importante inserir também as informações de prazo desejado e budget, conforme alinhado com o cliente. Caso já tenha clareza sobre os integrantes da equipe que vão participar da execução da campanha, você também já pode inseri-los em “Envolvidos no projeto”, que fica no rodapé da página. Mas, se preferir, também pode inserir os envolvidos em cada job separadamente.

2. Definir as peças da campanha

O projeto de endomarketing está criado! Agora você precisa definir as peças da campanha, ou seja, os Jobs do projeto.

💡 Cabe lembrar que existem outros meios de criar uma campanha dentro do Operand, pois ele é flexível e se molda ao formato de trabalho da sua agência, ok? O que estamos informando aqui são dicas e boas práticas de uso da ferramenta!

Recomendamos a criação de um job por peça, para que facilite na hora de contabilizar as horas dedicadas a cada um dos itens ao fim do processo. Os relatórios passam a ser muito mais simples de serem visualizados e analisados se as campanhas seguirem esse formato.

Que tipos de peças podem ser feitas em um projeto de endomarketing? Seguem alguns exemplos abaixo:

  • Planejamento;
  • KV;
  • Cartilha;
  • Post;
  • Email marketing;
  • Ebook;
  • VT 30”.

3. Contabilizar o tempo de produção e de retrabalho

Ter visibilidade sobre como a energia e o tempo dos colaboradores estão sendo direcionados é fundamental. Por isso, durante a execução das peças da campanha, é essencial que a equipe aponte o tempo de criação de cada tarefa, por meio da ferramenta de timesheet, que permite apontar o tempo durante a tarefa.

Para contabilizar esse tempo, é só clicar no ícone de relógio que fica na parte superior do job e clicar em “Iniciar” assim que uma tarefa for iniciada e em “Parar” quando ela for finalizada. Da mesma forma, caso haja o esquecimento de dar o play, é possível apontar as horas de forma manual posteriormente. Basta clicar em “Apontar” e inserir o tempo que a atividade levou para ser concluída.

Outro ponto importante envolvendo o tempo de produção é o retrabalho de cada tarefa. Sabemos que no dia a dia é comum que sejam realizadas alterações em peças que já estavam em um fluxo de aprovação. Nesses casos, contamos como retrabalho, ou seja, uma refação. O timesheet também permite apontar horas de retrabalho, o que ajuda na hora de justificar para o cliente o tempo dedicado a um job. Para apontar horas de retrabalho, é só clicar no ícone de relógio na parte superior do job e clicar em “Apontar”, inserir o tempo e ativar o modo “Retrabalho”, que está logo abaixo.

O tempo é um recurso caro e valioso para você e para os seus clientes. Por isso é tão importante apontar o tempo dedicado a cada tarefa e job no timesheet. Valorize cada minuto da sua equipe!

4. Gerar relatório dos jobs do projeto

Por fim, você desenvolveu as peças, criou a campanha e entregou tudo o que precisava do projeto de endomarketing para o seu cliente! Agora é hora de verificar os relatórios e entender como foi a produção da campanha, se o tempo estimado foi cumprido, e se os jobs tiveram muito retrabalho nesse período.

Com os recursos do sistema Operand, é possível gerar relatórios de timesheet, de jobs e muitos outros, o que permite criar gráficos e compartilhar os resultados com os clientes, fazendo com que eles conheçam a dinâmica da agência e o modo como os colaboradores estão trabalhando.

No relatório de timesheet, por exemplo, caso o tempo de retrabalho tenha sido considerável, isso vai ficar claro aos olhos do cliente. Se a agência passar a cobrar pelas alterações, o cliente vai ter a oportunidade de entender o porquê.

Gerenciando o projeto de endomarketing com o Operand

A campanha de endomarketing é só um dos tipos de projetos e campanhas que o Operand atende dentro de uma agência de publicidade. O sistema de gestão integrada pode ajudar o seu time a gerenciar o projeto de um site, planejar a gestão das redes sociais, gerenciar as demandas de um freelancer e muito mais!

O sistema é completo e apresenta todas as funcionalidades para simplificar o gerenciamento das atividades do seu time. Mais agilidade, consistência e produtividade para a equipe e, claro, mais satisfação para o cliente. 

Ainda não conhece o Operand e tem interesse em explorar os recursos do sistema na prática? Conheça o Operand e experimente por 7 dias, sem compromisso 😉