Planejamento estratégico para agências: dicas e templates para pôr em prática

Que atire a primeira pedra quem já não teve dúvidas e travou na hora de montar um planejamento estratégico para o seu negócio. Por mais que os profissionais tenham experiência e conhecimento sobre o que precisa ser feito, revisado e ajustado, muitas vezes a tarefa de estruturar tudo isso em um documento, com metas e plano de ação, se torna mais complexa do que o esperado.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas sobre as etapas de um bom planejamento estratégico para agências, com materiais complementares que com certeza farão a diferença quando chegar a hora de colocar a mão na massa. Vamos lá?

Como começar?

Antes de iniciar o planejamento para o próximo ano, o ideal é primeiro se concentrar na conclusão dos jobs e propostas em aberto, com o objetivo de encerrar pendências e, quem sabe, encontrar oportunidades valiosas que ainda podem existir nos seus contatos.

Seja qual for o segmento de atuação ou o nicho da empresa ou agência, é preciso analisar tudo o que foi desenvolvido até o momento, buscando pontos de melhoria e avaliando estratégias que deram certo e podem ser replicadas nos 12 meses seguintes.

Além disso, é essencial avaliar como estão as demandas e a produtividade da equipe, sempre em busca de soluções para melhorar os fluxos e processos internos.

Etapas de um planejamento

Importante mencionar que existem inúmeras formas de se estruturar um planejamento, assim como diversas ferramentas e metodologias para auxiliar a criar esse documento, conforme o perfil administrativo de cada líder.

Porém, elencamos 3 das etapas que consideramos essenciais para dar início a um planejamento estratégico para agências mais assertivo. São elas:

1. Identificação das potencialidades e déficits do seu negócio

A famosa Matriz SWOT não é famosa à toa. Também chamada de FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças), essa ferramenta ajuda a identificar em que áreas uma empresa é especialista e pode investir mais e quais características ou cenários podem estar atrapalhando o negócio. O importante aqui é ser muito honesto sobre tudo, para depois não criar ações que possam prejudicar, em vez de ajudar.

2. Definição das metas de forma clara e objetiva

Esse é o momento principal do planejamento, a definição de metas. Um ponto que pode ser diferente entre alguns modelos é que há a possibilidade de dividir o ano em quatro trimestres ou em três quarters, cada líder é que poderá decidir o que é melhor para o seu negócio. Feito isso, agora é preciso estruturar os objetivos por área ou frente de atuação. 

Recomendamos o uso da ferramenta de OKR, que é o método que utilizamos na Operand e que, na nossa visão, torna esse processo mais dinâmico e simples. Nele, o profissional define o Objetivo (O1) e as suas chaves (KR1, KR2), que correspondem a um objetivo geral e a vários objetivos específicos. A quantidade de OKRs é definida de acordo com cada negócio.

3. Plano de ação!

Com os OKRs em mãos, é hora de traçar os planos para colocar tudo isso em prática! Isso significa pensar nas iniciativas e ações que vão viabilizar a execução do que você planejou. Essa é a parte mais micro do planejamento, pois é o momento de escolher que tipos de estratégia vão ser adotadas, seja de ordem comercial, de mídias, assessoria de imprensa, entre outros. Para essa fase, recomendamos o uso da ferramenta 5W2H, que torna esse plano mais simples e prático. Como o seu nome diz, ela vai ter como itens as perguntas básicas, que são: o que, por que, onde, quando, quem, como e quanto.

É hora de colocar em prática!

Com todas as informações necessárias ao alcance, é chegada a hora de colocar tudo o que está apenas no campo das ideias em prática! Pensando nisso, estamos disponibilizando um Kit de Planejamento Estratégico para Agências, com dicas e templates prontos para preenchimento conforme os dados de cada empresa.

O que vai ter nesse Kit?

– Checklist com 10 ações para fechar bem o ano

Planilha com 10 tópicos de ações que devem ser realizadas antes de o ano acabar. Dividida por setores, oferece checklists em todos os tópicos, para que nenhum detalhe fique para trás.

– Template de planejamento estratégico

Planilha que oferece o passo a passo de um planejamento. Simples e ṕrática, é dividida por etapas: matriz SWOT, definição de OKRs e um plano de ação 5W2H.

Esperamos que o material seja útil e que conduza a sua agência até o sucesso em 2022! E se precisar de um sistema para organizar as demandas da sua equipe, emitir propostas comerciais, gerenciar o financeiro, medir as horas investidas e acompanhar o desempenho da sua empresa por meio dos relatórios, conte com a Operand! 🧡

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O Kit de Planejamento Estratégico para Agências é um material desenvolvido pela Operand em parceria com Rodrigo Maciel, pioneiro no mercado de agências digitais em Santa Catarina e um dos principais produtores de conteúdo para esse público no país. À frente da Agênciando, Rodrigo realiza treinamentos e mentorias para agências digitais de todo o Brasil.