Por que a comunicação precisa estar alinhada com a TI?

Em um cenário de comunicação em tempo real, redes sociais, e, principalmente, de tecnologia mobile, nos deparamos com desafios cada vez maiores. Neste artigo, iremos falar sobre por que comunicação precisa estar alinhada com a TI.

Vivemos com a necessidade latente de reinventar, surpreender. E, apresentar o novo, para um público ansioso e curioso e, ao mesmo tempo, saturado com tanta informação. Neste contexto, não basta ser muito criativo. É preciso analisar se as ferramentas já conhecidas são suficientes para fazer uma campanha acontecer. Em um brainstorming, por exemplo, temos uma grande ideia, e, na sequência, disparamos a pergunta: mas, como fazer? Aí, que a gente se dá conta que nem sempre nossa expertise é suficiente para um job ganhar vida. E no meio de tanta tecnologia, tem uma galera que pode ajudar muito as agências. São os profissionais de Tecnologia da Informação.

Profissionais de TI e comunicação trabalhando juntos

Hoje, a comunicação é desenvolvida, armazenada e disponibilizada na rede, permitindo que as pessoas possam acessá-la, de acordo com suas necessidades e de qualquer lugar. Enquanto nós, publicitários, pensamos na melhor forma de apresentar o conteúdo ao público – e interagir com ele -, os profissionais de TI estudam como operacionalizar, tecnicamente, nossas propostas. Por exemplo, a ideia é desenvolver um aplicativo, com conceito de gamificação, para o concurso de uma marca. Neste caso, a equipe de criativos da agência e os profissionais de desenvolvimento de sistemas devem trabalhar lado a lado neste projeto.

O fato é que, de uma forma ou de outra, desenvolvemos nosso trabalho usando a tecnologia. E, contando com o apoio dos profissionais da área. Afinal, é preciso criar estratégias para manter os clientes engajados em diversas plataformas, gerenciar o conteúdo nas redes sociais e ainda transformar dados em ações – e vice-versa – para nós e para as empresas. E a gente pode até tentar fazer tudo isso de um jeito mais autônomo, um pouco isolado. Mas, fica mais difícil. Além do mais, compartilhar estes desafios com os profissionais de TI não só é importante como também superconstrutivo. Normalmente, aprendemos mais do que imaginávamos que seria possível.

Comunicação que evolui com a tecnologia

Na prática, muitas equipes – de TI e de publicidade – vêm reconhecendo a importância deste trabalho conjunto e embarcando em projetos. Segundo estudos do Gartner Group, em 2017, o Marketing vai depender mais de TI do que os CIOs. O indicativo sugere que os diretores de marketing devem gastar mais em tecnologia dos que os próprios gerentes de TI.  A perspectiva é mais do que otimista, mas tem razões fortes de ser. Afinal, a comunicação e o marketing vêm evoluindo baseados em Tecnologia da Comunicação, Business Inteligence e bancos de dados. E a fórmula tem dado muito certo.

Possibilidade de personalização

Ao se apropriar das ferramentas que a TI oferece, a experiência do cliente pode ser mensurada com mais facilidade. Possibilitando o desenvolvimento específico para cada perfil de consumidor. A personalização, por exemplo, se torna possível por meio do cruzamento de dados estruturados. Como o dia, a hora e o local de uma compra. E dados não estruturados. Como o que o cliente comenta nas redes sociais. Com o histórico e os hábitos de navegação de seus consumidores, os sites de muitas marcas já conseguem, por exemplo, identificar e sugerir os produtos com mais chances de conquistar os clientes.

Além disso, a TI dá suporte aos profissionais de comunicação na mitigação dos riscos, já que permite um gerenciamento mais eficiente das campanhas off-line e on-line.  Com as novas ferramentas tecnológicas, após lançar uma ação de comunicação, é possível identificar, com mais rapidez, os impactos das campanhas e interferir, com agilidade e em tempo real, se for preciso.

Integração e novas tecnologias que geram valor

A verdade é que ao criar e produzir um projeto, consumimos cada vez mais formas diferentes de tecnologia. Destacando recursos que há pouco tempo não haviam sido incorporados à comunicação. À medida que trabalhamos e usamos novas ferramentas, não só vemos resultados cada vez mais positivos, como também promovemos um estreitamento saudável e produtivo das áreas. A integração entre comunicação e tecnologia da informação é necessária, imediata e já está acontecendo. Estamos em um caminho sem volta e, neste caso, é bom demais percorrê-lo.

Só assim, encarando os desafios e reinventando o modo de fazer publicidade, em parceria com os profissionais de TI, descobrimos que a comunicação e as arquiteturas tecnológicas são peças interdependentes de um sistema de informações, conhecimentos e relacionamentos que permite às empresas e às pessoas construir relações mais interativas, dinâmicas e ricas, em conteúdo e em formatos. As possibilidades são muitas e, nesta era digital, serão vencedores aqueles que conseguirem fazer o melhor uso da tecnologia, somada à criatividade, para cativar os clientes, adaptando-se com rapidez às suas necessidades. Agora que você compreendeu por que a comunicação precisa estar alinhada com a TI, que tal analisar se na sua empresa é necessária alguma mudança?