Publicidade, o futuro não te aguarda (pelo menos não sem uma reforminha).
Calma, calma, não queremos dizer que as agências devem fechar suas portas ou mudarem de ramo. Mas, qual o futuro da publicidade?
Nosso título (um pouco sensacionalista, admitimos) é um chamado especial para redirecionarmos nossos focos criativos para o futuro e suas características extraordinárias. Com constantes mudanças no comportamento do consumidor, na visualização de conteúdo e, principalmente, com as inúmeras e rápidas evoluções tecnológicas, os mercados estão sentindo a necessidade de se reinventarem e encontrar novas maneiras de cativar seus clientes. E para as áreas criativas isto não é diferente.
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O novo consumidor é quem dita as regras
O consumidor da atualidade possui novas características, pensamentos e inspirações, as quais precisam ser interpretadas e compreendidas pelas equipes de comunicação para que ele seja impactado positivamente e se identifique com a marca.
Contudo, uma das mudanças mais importantes no comportamento do consumidor foi a insurgência da busca por representatividade através das marcas. Comunicação, produtos e marcas, hoje, significam muito mais, em comparação com o passado (mesmo que recente). Ou seja, o consumidor agora espera que uma marca não apenas o ofereça um produto de qualidade, mas que também traga consigo uma cultura, uma ideologia.
A Apple é um ótimo exemplo de cultura de marca.
Outros aspectos priorizados na decisão de compra
Para o hoje e para o futuro, marcas e empresas precisam se atentar ao seu significado. E também posicionamento em relação aos clientes. Além disso, o produto é apenas mais um dos motivos pelos quais o cliente optará pela sua marca, aspectos como proteção do meio ambiente, ações sociais, missão e visão da empresa, serão as características que irão fundamentar a decisão de compra e concretizarão o relacionamento entre marca e seu cliente.
Portanto, a comunicação planejada para o futuro deve levar em consideração os anseios, desejos e aspirações dos novos consumidores. Principalmente os jovens. Ou seja, exaltar unicamente o produto deixará de ser o caminho criativo a ser escolhido, a partir dos dias de hoje, a publicidade terá de se concentrar mais em ambientar o cliente em uma cultura de marca que o represente e seja capaz de suprir suas visões de mundo e suas ideologias.
Pronto! O primeiro passo foi dado para a publicidade encontrar um futuro promissor.
Agora que já entendemos um pouco mais sobre o consumidor da atualidade e suas tendências para o futuro, precisamos discutir dois aspectos importantes: conteúdo e relacionamento.
Intenção da marca X Atitudes
Para este novo consumidor, o relacionamento entre empresa e cliente é extremamente relevante. De nada adianta ter boas intenções e discursos se as atitudes não os corroborarem. Neste caso, para concretizar todas as visões de uma comunicação bem planejada, é preciso investir pesado em relacionamento. E não há como discutir relacionamento sem levar em consideração o famoso conteúdo.
Não à interrupção!
Desde o princípio da publicidade e da propaganda, a comunicação sempre foi executada de uma maneira que interrompe outros conteúdos, os quais eram e são consumidos pelo público. Anúncios de jornal e revista, comerciais na televisão, banners em sites. E, mais recentemente, anúncios puláveis ou não no YouTube, são ótimos exemplos de publicidade interruptiva. Contudo, com as novas tecnologias, o conteúdo on-demand a falta de tempo e paciência das audiências para com a interrupção dos conteúdos sendo assistidos, esta tendência publicitária está em queda.
O público vem se sentindo cada vez mais invadido por publicidade indesejada. Principalmente se esta anula ou pausa o que ela estava procurando consumir primariamente. Mas não se desespere, isto não significa uma ameaça para a comunicação, na verdade esta situação pode e deve ser encarada como uma oportunidade de mudança (e, pasmem, para melhor).
Sutileza e assertividade juntas
Ao invés de interromper o conteúdo assistido, por que não contribuir para seu desenvolvimento? Deixando a publicidade intrínseca ao mesmo e não invadindo de forma agressiva o espaço do público? O hoje e o futuro demandam que a publicidade se torne mais sutil, porém com uma precisão nunca antes vista.
Bons exemplos desta prática são as publicidades inseridas em canais do YouTube como o Porta dos Fundos, a mensagem publicitária não está apenas sutil, mas está contribuindo de forma construtiva para o conteúdo desejado pelo público do canal. Ou seja, não há interrupção, não há invasão, há apenas um ótimo conteúdo.
Sendo assim, o futuro da publicidade precisa de planejamentos que não impeçam ou interrompam os conteúdos buscados pelo público, mas que contribua ou até mesmo crie estes conteúdos.
Por último, porém não menos importante. É preciso pensar sobre tecnologia, uma das maiores responsáveis por todas estas mudanças e por muitas mais que virão.
A evolução da escrivaninha.
A tecnologia irá moldar a publicidade. E você precisa se acostumar com isso.
Nos últimos dez anos é possível identificar diversas tendências em ascensão. As quais ainda crescerão e irão gerar ainda mais novidades. A internet das coisas (Internet-of-things), mobile, games, streaming e tantas outras evoluções tecnológicas ajudaram a moldar a publicidade como conhecemos hoje. Porém, o mercado ainda está se ajustando às novidades que chegaram, como já estávamos conversando anteriormente.
Nem mesmo o ambiente já conhecido do mobile está sendo utilizado de forma eficaz pela publicidade. Portanto é preciso concentrar nossos esforços em compreender estas novas plataformas e estes novos conceitos para criar e levar mensagens e conteúdos relevantes para o público de nossas marcas.
Experiência Mobile
Para hoje, tente verificar se seu site está bem adaptado para o ambiente mobile, incluindo smartphones e tablets. Analise, também, se este mesmo site é intuitivo e proporciona a experiência ideal para seu visitante.
Aproveite, também, para conhecer novas tecnologias que estão sendo lançadas para os meios de comunicação, vídeos interativos com 360º e conteúdos pré-carregados, ambos já ativos no Facebook, podem ser um bom começo para instigar seus pensamentos criativos e inventar um conteúdo diferente para sua marca.
Estar a par das novidades tecnológicas é essencial para qualquer pessoa e qualquer mercado, mas especialmente para a comunicação é muito mais que isso, é o que pode separar uma boa comunicação de uma comunicação excepcional.
Então, ao final deste textão, vamos juntar nossos esforços para entender melhor os anseios dos consumidores de hoje. E claro, do futuro. Inovar na forma de comunicar através de conteúdos relevantes para o público e entregar nossas mensagens de maneiras inovadoras. Utilizando todo o poder que a tecnologia tem a nos oferecer?
Enfim, não sabemos como vocês enxergam o futuro da publicidade. Mas nós estamos extremamente animados para ajudar nesta “reforminha” do padrão atual e construir uma comunicação ainda mais incrível.
- Por Editor em 31/03/2016
- Categoria: Setor Criativo