Conheça 9 sites de paleta de cores!

A equipe criativa tem um grande desafio durante o atendimento com o cliente, encontrar a paleta de cores ideal para um projeto. Afinal, a cor é um dos principais elementos que compõem a identidade visual da marca. 

E para não errar na geração da escala de cores, separamos uma lista com 9 sites de paleta de cores, que vão contribuir para a criação dos logotipos, comunicação da marca, peças e campanhas. Confira! 

Criando uma paleta de cores

Antes de conhecer os melhores sites de paleta de cores, é preciso entender o que elas são e para que servem.

A paleta de cores é um conjunto de cores pré-selecionadas, elaboradas em harmonia, que servem para transmitir uma ideia ou sensação. 

Utilizada em diversas situações e ramos, como arquitetura, decoração, composição de looks ou maquiagem, a composição de cores é um elemento essencial ao design. Isso porque é a partir dela que o criativo da agência consegue elaborar a identidade visual das marcas, pois a cor consegue transmitir uma mensagem e sensação única.

Portanto, a partir da paleta de cores correta é possível promover a aceitação de uma marca. Para tanto, é importante entender sobre a composição das cores e seu círculo cromático.

Elas são separadas em três diferentes grupos:

  • Primárias: são as cores puras, ou seja, que não podem ser criadas a partir de outra combinação. O vermelho, azul e amarelo compõem essa primeira parte do círculo.
  • Secundárias: são os tons que surgem a partir da combinação de duas cores primárias em partes iguais, como verde, roxo e laranja.
  • Terciárias: essa última é composta pela mistura entre as cores primárias e secundárias, gerando novas possibilidades de tons.

Como criar a paleta de cores correta?

Não existe receita pronta, pois a paleta de cores irá variar segundo o escopo de cada projeto. Na prática, a escolha dos tons usados no logotipo, ou na produção de uma campanha, depende do que o cliente deseja expressar, e da forma como ele quer se conectar com o seu consumidor.

Em seguida, o designer escolhe as cores que melhor se encaixam na proposta do job. Por exemplo, cores vibrantes passam uma imagem mais alegre, já tons pastéis dão um toque mais suave e elegante. 

Com o auxílio do círculo cromático é possível criar diferentes combinações, baseadas nas leis da harmonização, a partir da escolha de apenas um tom. Elas podem ser divididas em três grupos:

  • Cores complementares: apresentam maior contraste entre si, e estão opostas no círculo, como vermelho e verde.
  • Cores análogas: são tonalidades que estão lado a lado, como laranja, amarelo e verde.
  • Cores complementares decompostas: conhecida também como tríade, ela é construída a partir de três cores equidistantes, que formam um triângulo.

Mas, afinal, como criar uma paleta de cores?

Manualmente essa é uma tarefa quase impossível, mas com o auxílio de sites geradores de paletas de cores, o trabalho fica muito mais fácil. Conheça alguns, a seguir!

Confira 9 sites de paleta de cores!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como criar uma boa escala de tonalidades, conheça 9 sites de paleta de cores que podem auxiliar nas suas criações!

#1 Colorhunt

Criado por Gal Shir, o Color Hunt é um site de paleta de cores feito a partir da combinação de cores. Ele funciona, basicamente, como uma vitrine, onde o designer pode buscar inspiração para montar o seu projeto.

O site permite, ainda, que o usuário crie uma própria coleção de cores, salvando as melhores. Além disso, ele possui filtros que auxiliam a encontrar a paleta que mais se aproxima do que o cliente deseja. Ah, e para dar vida a uma paleta de cores personalizada, basta apenas clicar nos três pontinhos localizados no canto superior direito da página.

#2 Shutterstock

Fácil e simples de usar, o Shutterstock é uma ferramenta popular no mundo do design, pois é um dos sites de paletas de cores que, além de contar com essa função específica, ainda possui um vasto banco de imagens.

A plataforma permite que o designer busque as cores na imagem, verificando em qual paleta ela se encontra. Além disso, é possível encontrar paletas análogas, contrastantes e tríades. 

O site possui um fluxo de criação com alguns recursos gratuitos. No entanto, a versão paga oferece uma gama maior de ferramentas que auxiliam na elaboração do projeto, e custa apenas 13 dólares.

#3 Adobe Color CC

Com o auxílio de uma conta Creative Cloud, o usuário pode aproveitar todos os recursos da Adobe Color CC. O site possui uma ferramenta de roda de cores interativa, que permite que o designer brinque com a harmonia dos diferentes tons, arrastando o ponteiro para criar uma paleta personalizada.

Além disso, é possível extrair a paleta ou as cores gradientes de uma determinada imagem, por meio do upload dos arquivos na plataforma. Você pode explorar o site e ter acesso às principais tendências de paletas incríveis criadas por designers profissionais. 

Ah, é possível também tocar em uma combinação de cores e visualizá-la em uma escala maior, após aberta você pode copiar a cor ou baixá-la para usar pelo software Adobe Creative Suite.

#4 Canva

Uma das plataformas mais conhecidas no mercado, principalmente pelos designers gráficos. A ferramenta oferece diferentes recursos para elaboração de peças gráficas e um espaço para a criação de paletas de cores.

Para dar vida a novas escalas é preciso abrir o disco de cores e selecionar o tom desejado, logo o Canva apresenta outras tonalidades complementares. Ele é um pouco mais limitado, mas permite a exportação da paleta para outros programas.

#5 Khroma

Uma ferramenta inteiramente gratuita que usa inteligência artificial para aprender as preferências pessoais de cores e treinar o algoritmo para produzir uma sequência própria.

Simples e fácil de usar, o Khroma permite a inserção das suas cores favoritas. A partir delas, você pode gerar novas combinações personalizadas. Além disso, o site dá dicas sobre cores da fonte e plano de fundo que combinam, ajudando o usuário a fazer a escolha acertada de tipografia para os projetos de impressão ou web.

#6 Color Drop

Trata-se de uma ferramenta inteiramente gratuita com diversos recursos que facilitam a criação de paletas de cores. 

O site permite a navegação por meio de diferentes abas, e possui um espectro de cores planas, que auxiliam a chegar facilmente a códigos hexadecimais. Por fim, ele permite que o designer crie gradientes de duas cores e os adicione a projetos da web.

#7 Colormind

Gratuito, o colormind é um dos sites de paleta de cores que permite encontrar tons a partir de imagens da sua preferência. 

Para isso, basta apenas fazer o upload da imagem e encontrar as cores dominantes. Feito isso, a plataforma combina a paleta de cores por meio de um algoritmo. O site permite também que o usuário navegue pelas criações de outros designers.

#8 Color Space

Dificuldades em criar o efeito desejado com aquela cor que você ama? O Color Space te ajuda!

Simples e rápido de usar, basta apenas digitar um código decimal ou usar o controle deslizante até encontrar sua cor preferida, e pronto! O site gera automaticamente uma sequência de 25 novas paletas a partir da sua escolha. Elas são construídas em diferentes escalas, que vão desde tons de alto contraste a combinações mais suaves.

#9 Brand Colors

Um site de paleta de cores com mais de 1.600 tonalidades para se inspirar, o Brand Colors é a maior coleção de cores oficiais de marcas.

Criado pela DesignBombs, o site gratuito tem mais de 2 milhões de visualizações e mais de 600 cores de marcas em seu catálogo. Você pode rolar a lista, pesquisar por um nome específico e encontrar um esquema inteiro de cores para se inspirar.

Bom, mas nem só de cores lindas é feito um projeto. Os criativos precisam contar com as melhores ferramentas, incluindo fontes e imagens. 

Para facilitar ainda mais a sua rotina, que tal conferir os melhores bancos de imagens do mercado? Conheça os 19 melhores bancos de imagens do mercado