Tendências 2023 no marketing: o que você precisa ficar por dentro
Em um cenário de mudanças constantes, os profissionais de marketing precisam ficar atentos. À medida que as tecnologias avançam e as condições de negócios se alteram, os componentes de uma estratégia de marketing eficaz também são revisados.
Para executar ações e estratégias de marketing bem-sucedidas, os profissionais do setor precisam conhecer as tendências 2023, que servirão de base para as que ainda estão por vir.
Assim, é possível elaborar um planejamento alinhamento ao novo momento, aproveitando as novas possibilidades, oportunidades e recursos disponíveis.
Para orientar a construção da sua estratégia de marketing, listamos neste artigo algumas das tendências 2023 mais importantes. Confira!
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Tendências 2023: mídias sociais e tendências de marketing de influenciadores
Conforme as projeções, essa é uma área do marketing que sofrerá mudanças significativas. O desafio dos profissionais do setor é conhecer as tendências 2023, para se manterem atualizados, sabendo como usar as plataformas de maneira eficaz.
TikTok continua a evoluir e dominar
O TikTok se tornou um grande player entre as mídias sociais. E isso não deve mudar em 2023. O TikTok gerou US$ 4,6 bilhões em 2021, um aumento de 142% em relação ao ano anterior.
Entre as tendências 2023, além de se destacar entre consumidores ou criadores de conteúdo, o TikTok está aplicando esforços para melhorar a usabilidade da plataforma para empresas, incluindo novas opções de segmentação para publicidade.
A proposta é simplificar as ferramentas de negócios, melhorando a usabilidade para empresas em torno de seu painel de anúncios.
A descentralização das redes sociais para criar um ‘super app’
As mudanças no Twitter colocaram em destaque a vulnerabilidade das plataformas de mídia social. Os clientes tendem a deixar de se envolver com plataformas lideradas por bilionários e não por especialistas. Em vez disso, buscam ter controle sobre seu conteúdo e seus dados.
Os especialistas observam uma tendência de descentralização das redes sociais. Algumas das plataformas novas que vêm se destacando incluem o Mastodon, que está registrando um alto volume de downloads. E é uma ferramenta interessante porque é construída pelas massas.
Outros aplicativos estão sendo criados, como o BlueSky, desenvolvido pelo ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey. Mais uma infraestrutura do que uma plataforma, a BlueSky é definida como “uma nova base para redes sociais que dá aos criadores independência das plataformas, aos desenvolvedores a liberdade de construir e aos usuários uma escolha em sua experiência”.
O crescimento da ‘economia de criadores’ crescerá e mudará
Para as marcas, criar conteúdo que envolva os clientes é um desafio. À medida que o conhecimento da marca se torna mais focado nas mídias sociais (em oposição à exclusiva geração de leads), os profissionais de marketing precisam encontrar criadores de conteúdo que tenham voz e base de fãs.
Por isso, uma das tendências 2023 no marketing é investir na busca de criadores de conteúdo e isso não significa influenciadores de alto nível. Eles podem ser colaboradores, clientes ou até mesmo especialistas em um nicho.
Os especialistas observam que, desde a pandemia, uma nova cultura de mídia social que se concentra não no número de seguidores, mas no próprio conteúdo, vem ganhando força. Além disso, a ‘mídia recomendada’ impulsiona ainda mais as marcas a trabalharem com influenciadores e criadores de conteúdo.
O surgimento de fundos para criadores de conteúdo no TikTok, YouTube e Twitch aponta um incentivo para que os criadores dediquem tempo à criação de conteúdo que uma marca pode aproveitar.
E o universo de criadores de conteúdo é imenso. Segundo Relatório State of Consumer Trends de 2022 da HubSpot, 30% dos jovens de 18 a 24 anos e 40% dos jovens de 25 a 34 anos se consideram criadores de conteúdo.
Tendências 2023 de marketing de conteúdo
Dados do Content Marketing Institute indicam que 78% dos profissionais de marketing têm uma abordagem estratégica para o gerenciamento de conteúdo. Cada vez mais, as empresas precisam consolidar um modelo de marketing de conteúdo consistente.
Use o conteúdo para gerar conexões
Mais do que produzir conteúdo para todas as etapas do funil de marketing e vendas para fornecer informações e soluções, o conteúdo pode fazer muito mais.
Uma das tendências 2023 é usar o conteúdo para fazer conexões e construir comunidades. Kate Toon, fundadora da Stay Tooned, acredita que “são as comunidades que impulsionam a maioria das minhas vendas. As pessoas estão buscando comunidade. Eles querem alcançar e obter apoio de outros humanos”, pondera.
À medida que os clientes se tornam interessados no valor e no ethos das marcas, as empresas que promovem e buscam conexões genuínas com o público terão mais sucesso.
Para os profissionais de marketing, é importante ter em mente que as pessoas querem sentir que estão comprando de (empresas com) valores semelhantes que se alinham aos seus próprios.
Refinar e definir parcerias criador/marca
Há muito barulho online, ou melhor: muito conteúdo. Parte do conteúdo é ótimo, mas muitas vezes não se destaca porque está sendo apresentado pelo influenciador errado ou não é direcionado ao público certo.
Uma boa parceria entre criador de conteúdo e marca é uma das tendências 2023 em marketing.
Muitos criadores querem crescer ao longo do ano e estão procurando marcas que se alinhem com seu conteúdo, para que as postagens pareçam naturais e as empresas ofereçam orientação e suporte.
Tendências 2023: estratégia de automação de marketing e personalização
À medida que as empresas coletam mais dados e precisam executar mais processos para implementar campanhas de marketing, as ferramentas de automação aparecem como alternativa para otimizar o fluxo de trabalho.
Uma das tendências de marketing em 2023 é uma mudança de mentalidade do marketing de base técnica para o marketing de antecipação.
A expectativa é que os profissionais de marketing antecipem o que os clientes desejam e, em seguida, alimentem os processos de automação.
Essa nova mentalidade tornará as coisas mais eficientes, mas permitirá a personalização. Isso se aplica a plataformas como o Google Ads e também parece ser para onde o Facebook e outros canais sociais estão indo.
No marketing digital, as empresas já estavam coletando dados, observando comportamentos, e agora buscam sinais. Eles podem soar como a mesma coisa, mas são um pouco diferentes. Os comportamentos refletem interesses, enquanto os sinais revelam o que os consumidores querem.
Importância das ferramentas de automação
Saber como explorar as ferramentas de automação para processos internos e para aprimorar a experiência do cliente é essencial. Isso inclui ferramentas de marketing para CRM, mídia social, publicidade, gerenciamento de leads ou e-mail.
Uma das tendências 2023 é o uso crescente de ferramentas para automação e personalização em escala. Fazer isso é difícil, mas possível. Para tanto, é importante entender os dados que possui, colocar esses dados em uma ferramenta e usá-los na automação de marketing com os consumidores.
Dessa maneira, as marcas podem automatizar coisas como ‘a próxima melhor ação’ com base no que os clientes fizeram no passado e no que podem fazer a seguir.
Planejamento estratégico: comece considerando as tendências 2023
Conhecer as trends de marketing do ano novo é o primeiro passo para planejar um ano de muito trabalho, com metas definidas, indicadores e alinhamento da equipe.
Como vimos até aqui, são várias as circunstâncias externas que exigem atenção dos profissionais de marketing. Acompanhar a evolução da tecnologia e das redes sociais, por exemplo, permite que as marcas consigam ajustar suas estratégias, conforme os novos recursos e funcionalidades.
Além disso, é igualmente importante pensar cuidadosamente sobre suas mensagens para envolver seu público, estabelecendo parcerias com criadores e influenciadores que tenham os mesmos valores.
Agora que você já conhece as tendências 2023 para o marketing, aproveite e considere-as no seu planejamento.
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Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 25/01/2023
- Categoria: Setor Criativo