5 principais vantagens de responder o Censo Agências

E se você tivesse a oportunidade de acessar dados estratégicos do mercado de agências, de forma gratuita e exclusiva? Isso já é possível! Desde 2014, a Operand realiza a pesquisa Censo Agências, um dos principais estudos sobre gestão no mercado publicitário. 

Ao responder o Censo Agências, os profissionais que atuam na gestão, liderança ou coordenação de uma agência, têm acesso aos resultados completos, de forma antecipada e exclusiva, tanto em formato PDF quanto em uma plataforma interativa que permite cruzar informações. Quer mais detalhes e entender como você pode participar? Continue a leitura!

O que é o Censo Agências?

A pesquisa Censo Agências é um estudo realizado desde 2014 pela Operand, empresa que desenvolve um sistema de gestão de projetos e que também promove ações com objetivo de contribuir para a evolução e profissionalização do setor.

O Censo Agências já abordou diversos temas que fazem parte da rotina de quem atua no setor, e é revisado anualmente, para que possa abranger tendências e novidades do mercado. Durante a pandemia de coronavírus, por exemplo, a empresa lançou uma edição especial do censo, exclusiva para medir o impacto econômico no segmento. Atualmente, o estudo é dividido pelos indicadores:

  • Perfil das agências
  • Gestão interna
  • Gestão de pessoas e salários
  • Gestão de relacionamento com o cliente
  • Perspectivas e mercado

Os tópicos trazem questões atuais e que ajudam a apontar caminhos para o futuro do setor. A pesquisa tem abrangência nacional e já foi respondida por mais de 4.400 gestores durante todas as suas edições.

Quem pode responder o Censo Agências?

A pesquisa Censo Agências é voltada para os desafios e oportunidades relacionadas à gestão de agências. Dessa forma, o público-alvo do estudo são os profissionais que atuam em cargos de gestão, direção, coordenação, gerência e liderança dentro dessas empresas.

Por isso, os dados obtidos ao final do período de coleta das respostas são extremamente valiosos, pois reúnem dados de gestores de todo o país, o que permite compreender o cenário das agências e como a sua empresa está posicionada dentro desse mercado.

É importante destacar que somente os respondentes da pesquisa Censo Agências têm acesso aos resultados completos do estudo. Mas o que isso significa?

Que algumas questões de ordem mais estratégica, como o mapeamento dos salários de cada posição, por exemplo, não são disponibilizadas na versão resumida, que depois ficará acessível para o público em geral.

Conheça as 5 principais vantagens de responder o Censo Agências

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a pesquisa realizada pela Operand, que tal conhecer alguns benefícios que esse estudo pode oferecer para você e para o sucesso da sua agência? Separamos 9 vantagens para te mostrar por que responder o Censo Agências, confira!

1. Tenha acesso ao mapeamento de salários das agências de todo o Brasil

Salários e benefícios são temas sensíveis a serem tratados na estruturação do seu negócio. Isso porque cada agência tem um nível de maturidade e pode contar com diferentes posições e níveis dentro do seu time.

O mapeamento dos salários contido na pesquisa pode servir como um norte para entender como a região que você atua está aplicando as remunerações e também comparar com outras regiões, a fim de medir se é preciso realizar algum ajuste.

2. Tenha acesso aos filtros por localização, porte e estado

Somente os respondentes têm acesso à plataforma de gráficos interativos do Censo Agências. Nela, é possível filtrar os dados por:

Localização: Capital, Interior ou Região Metropolitana

Porte da empresa: P (até 10 colaboradores), M (11 a 30) , G (31 a 50) ou GG (51 ou mais)

Estado: Todos os estados do Brasil, individualmente.

Compare questões estratégicas do seu negócio com outras localizações, ou entenda a realidade de outras agências dentro do porte que você atua.

3. Crie o seu planejamento estratégico com base em dados

Como disse o matemático londrino, especialista em ciência de dados, Clive Humby, “Dados são o novo petróleo”. O que isso quer dizer na prática? Que nesse contexto, toda e qualquer decisão estratégica precisa ser embasada em fatos, números e dados reais sobre o segmento em que você atua. O mercado não tem mais espaço para quem não valoriza os números gerados por pesquisas, sejam elas internas ou externas.

A cultura data-driven é uma tendência que tem se fortificado ao longo de cada ano, pois dá aos líderes e gestores a oportunidade de estruturar campanhas e modificar sua atuação de forma mais segura e sem os famosos “achismos”. Por isso, recomendamos responder o censo agências e fazer o uso de todo e qualquer tipo de informação que seja relevante para o seu negócio, comparando, cruzando dados e adaptando para a sua realidade e para os seus planos.

4. A pesquisa é apoiada por profissionais referência e entidades do setor

Melhor do que ter acesso a uma pesquisa pioneira, que utiliza dados reais coletados do mercado, é ter acesso a tudo isso, com a aprovação e o referendo das principais entidades do setor e de profissionais referência para todo o cenário de agências. 

A pesquisa Censo Agências é apoiada pelas seguintes instituições:

  • Abradi – Associação Brasileira de Agentes Digitais
  • APP – Associação dos Profissionais de Propaganda
  • Anamid – Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital
  • Fenapro/Sinapro – Federação Nacional das Agências de Propaganda e Sindicatos das Agências de Propaganda
  • Agências Lucrativas

5. Só você conhece a sua realidade à frente da gestão

Parece besteira, mas não é. Uma pesquisa séria precisa contar com uma amostra considerável do público a que pretende analisar. Com o foco em gestores e lideranças dentro das agências, precisamos de profissionais que tenham a disponibilidade de compartilhar a sua realidade, experiência e desafios do dia a dia. 

A equipe da Operand não consegue gerar os dados sem a sua participação! Cada resposta é valiosa para nós, pois significa uma visão diferente, um posicionamento diferente e uma experiência única, que na soma final vai representar um número dentro dos nossos gráficos, podendo transformar toda a visão do futuro.

Responder o Censo Agências: quando eu posso participar?

A Operand realiza a pesquisa Censo Agências de forma anual, com início no último trimestre de cada ano e divulga os resultados no primeiro trimestre do ano seguinte. As divulgações da pesquisa são realizadas em todas as nossas redes sociais, então nos acompanhe e fique atento para a abertura das respostas! Você também pode se cadastrar aqui ao lado para receber a nossa newsletter e outras informações. É só inserir seu e-mail no campo “Fique por dentro!” 😉