Os 7 melhores sites para baixar mockup

Apresentar a identidade visual de uma marca ou produto é um grande desafio para o departamento criativo da agência. Afinal, como exibir o design mais próximo da realidade e do resultado final para o cliente?

Nesse caso, o mockup pode te ajudar! Este é um recurso que permite criar um design de um produto e estampá-lo em itens, sendo muito usado em apresentações pelos profissionais de criação. Assim, os modelos ilustram bem as aplicações das propostas de campanha e arte em diferentes peças. 

Entenda, neste artigo, como essa ferramenta funciona, e conheça 7 sites para baixar mockups.

Aproveite o conteúdo!

O que é mockup?

Mockup é um termo em inglês para “maquete”. Trata-se de uma representação em escala ou tamanho real de um projeto. Basicamente, consiste em uma renderização artística de um design ou produto. 

Ou seja, ele é uma peça digital que representa o modelo de um item, site ou aplicativo. O mockup funciona como um rascunho visual, que auxilia na apresentação do material para o cliente. 

Dessa forma, eles podem analisar a aparência do produto, e fazer sugestões quanto ao layout, cor, fontes, entre outros detalhes, antes de mandar para a produção.

Além disso, este recurso facilita a realização de testes, criação de diferentes versões com cores e designs distintos. E é também uma ferramenta que permite alterações rápidas. Outra vantagem está no compartilhamento, toda a equipe pode ter acesso a esse design e ajudar na construção dele.

Tipos de mockups

Os mockups são uma versão moderna das famosas maquetes. Como são arquivos digitais, não ocupam espaço físico e podem ser apresentados em dispositivos como celulares e computadores.

Na prática, um mockup auxilia na apresentação de produtos dos mais variados tamanhos e tipos, podendo, inclusive, mostrar a aplicação de forma mais detalhada, com dimensão, textura, entre outros. 

Confira, agora, os principais tipos de mockups e como utilizá-los.

Prints mockups

O mockup de impressão consiste na representação gráfica de panfletos, banners, cartões de visita e qualquer outro tipo de material impresso. Ele permite verificar o resultado da mídia antes de enviá-la para a impressão. Assim, é possível analisar como o material performa, se é legível ou não.

Dessa forma, a agência não precisa imprimir o material diversas vezes, pois o cliente pode sugerir alterações a partir do arquivo digital. Uma vez aprovado, a agência pode mandar para a impressão. Além da economia de recursos, os impactos ambientais também são reduzidos.

Device mockups

Os device mockups ou maquetes de dispositivos– em sua tradução literal – auxiliam na criação do design de aplicativos e páginas da web. O uso deles permite verificar como ficará o layout do produto final, bem como testar sua responsividade. 

É um excelente recurso para as agências, pois em vez de compartilhar apenas prints de tela, é possível exibir a página completa.

Branding mockups

A identidade visual é um dos elementos mais importantes para as marcas. O branding mockup é, basicamente, uma representação gráfica da marca em produtos de commodities.

Digamos que um cliente procure a agência para elaborar uma marca ou para repagina-lá. Já com todas as especificações anotadas, a equipe de criação começa a fazer o novo design. Para apresentar a nova marca ao cliente, o criativo utiliza a representação da aplicação da marca em diferentes produtos, como camisas, xícaras, canetas e outros objetos.

Packaging mockups

Packaging mockups são representações gráficas de embalagens, como ecobags, sacos plásticos ou de papel, caixas, entre outros materiais. Dentro do marketing, as embalagens são recursos poderosos para a divulgação de uma marca.

O mockup irá auxiliar na produção da identidade visual dos itens, pois é possível ver o tamanho e a cor da fonte, como a logo ficaria e qual o melhor lugar para inseri-la. Além disso, por meio do mockup a equipe pode apresentar o produto final ao cliente.

Product mockups

Como o nome sugere, esse mockup é a versão digital de um produto, muito utilizada pelas equipes para verificar como irá ficar o item. 

O mockup possibilita a criação de uma representação gráfica perfeita e todas as variações da peça final.

Assim, é possível trabalhar no desenho do protótipo de produto. O recurso é muito utilizado em feiras e exposições, pois permite que o cliente visualize o item pronto, e a empresa não precisa criar a peça física e em tamanho real.

Social media mockups

Boa parte do tráfego da internet é gerado por dispositivos móveis. Nesse sentido, usar imagens nas proporções corretas e de boa qualidade é essencial para garantir que elas sejam responsivas em qualquer aparelho.

O mockup de mídia social é um recurso que permite inserir e visualizar o conteúdo antes de publicá-lo nas redes sociais e no site. Assim, é possível assegurar que as postagens terão o formato correto com responsividade para todos os tipos de dispositivos.

Confira os 7 melhores sites para baixar mockup!

Ter uma visualização em 3D das criações contribui (e muito) na hora de apresentá-los aos clientes. Dessa forma, é possível verificar o resultado, sem necessariamente produzi-lo em tamanho real. Assim, o contratante pode sugerir as alterações e efetuar a aprovação a partir de uma simulação bastante realista. 

Com a aprovação do cliente, é só mandar o item para a produção.

Confira alguns dos melhores sites para baixar mockup:

#1 Mockups For Free

O Mockups For Free possui centenas de mockups gratuitos e um banco de imagens em PNG, que pode auxiliar nas suas montagens. Dentro da plataforma, o usuário pode navegar por categorias e escolher os mais variados tipos de produtos (canecas, garrafas, camisas, entre outros) para criar suas apresentações.

#2 Pixel Buddha

O Pixel Buddha é uma plataforma que permite baixar mockup, além de ícones, vetores, animações, entre outros recursos, todos em alta qualidade. O site possui itens tanto na versão gratuita quanto paga, e possui pacotes a partir de 12 dólares.

O Pixel Buddha oferece diferentes tipos de pacotes de efeitos, que podem, inclusive, serem conectados ao aplicativo de Photoshop do seu computador, facilitando a edição do design. 

#3 Smart mockups

O Smart Mockups é um dos sites para baixar mockup, disponível tanto na versão paga quanto gratuita. A versão paga custa 9 dólares mensais e dá ao usuário acesso ao Custom Mockups, um recurso que permite realizar edições nos modelos online, antes de baixá-los. Dessa forma, basta fazer o upload do seu logotipo e inseri-lo no mockup. 

Ou seja, ele não exige que você baixe um software de edição, pois a arte pode ser modificada diretamente na plataforma.

#4 Pixeden

O Pixeden possui uma grande coleção de mockups, gráficos, vetores, ícones, entre outros recursos visuais. A plataforma permite ao usuário baixar mockups de forma gratuita, e nem solicita a criação de conta para isso.

No entanto, se o usuário deseja ter acesso a uma gama maior de itens, pode optar pela versão paga, que possui planos a partir de 10 dólares por mês. O Pixeden possibilita, ainda, visualizar uma prévia completa do design dos produtos escolhidos, como o tamanho e tipo de arquivo, quantas vezes foi baixado e o seu número de curtidas.

#5 Placeit

O Placeit permite baixar mockup de forma gratuita, e possui um plano ilimitado a partir de 10 dólares. Por meio do site é possível criar modelos de design, logotipos e vídeos personalizados do zero.

A plataforma é simples e fácil de usar. Basta escolher os modelos de produtos e adicionar o seu design, e pronto: o site faz a mágica sozinho e transforma o material com a sua logo.

#6 Mr. Mockup

O site Mr. Mockup é um serviço que não requer inscrição do usuário para baixar mockup, isso vale tanto para os itens gratuitos quanto a versão premium. A plataforma possui PSD em alta qualidade, e permite, ainda, que você envie seu trabalho pronto ao site, para mostrar como usou o mockup.

O Mr.Mockup possui uma infinidade de modelos de produtos para estampar sua marca, como embalagens, garrafinhas, artigos de papelaria e muito mais. Na versão gratuita, ele disponibiliza as imagens dos itens em apenas um ângulo. Porém, se você desejar obtê-las em diferentes ângulos, pode optar pela versão paga, com opções de pacotes que custam a partir de 19 dólares.

#7 Original mockups

O Original Mockups permite baixar mockup de forma gratuita, no entanto, há um limite de apenas três por dia. A plataforma possui, ainda, dois tipos de planos: um por 19 dólares (com 150 itens mensais) e outro por 69 dólares por mês (com itens ilimitados).

Todos os planos, mesmo o gratuito, disponibiliza o Mockup Motor, um plugin que pode ser adicionado diretamente ao Photoshop, facilitando a edição dos modelos de mockups. Bom, como vimos até aqui, o mockup pode auxiliar (e muito) na apresentação da criação de peças conceito para os clientes.

E agora que você já conhece os melhores sites para baixar mockups, aproveite e confira também os melhores bancos de imagens do mercado. Aproveite as ferramentas indicadas e arrase nas suas criações!